Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2006 - 21h44

Governo deve contratar até 60 controladores por medida provisória

Publicidade

da Folha Online

O "Diário Oficial da União" deve publicar na sexta-feira (3) medida provisória que autoriza a contratação de até 60 pessoas para trabalhar no controle de tráfego aéreo.

Desde sexta-feira (27), passageiros enfrentam problemas para embarcar. Uma operação-padrão --elevação da distância entre os aviões e redução do número de aeronaves vigiadas por controlador-- realizada pelos controladores de Brasília e mudanças no controle aéreo causam atrasos generalizados em vários aeroportos.

O texto da medida provisória foi divulgado pelo MInistério da Defesa hoje. Fica o Ministério da Defesa autorizado a efetuar contratação temporária, no âmbito do Comando da Aeronáutica, de pessoal imprescindível ao controle do tráfego aéreo".

A contratação será feita em caráter provisório e poderá durar no máximo até 31 de dezembro do ano que vem. A contratação deve ser realizada por meio de concurso ou análise de currículo.

Atrasos

O caos nos aeroportos começou quando os controladores de Brasília iniciaram uma operação-padrão. Eles negam essa operação e afirmam que os atrasos estão sendo causados pela falta de operadores, já que 18 estão sem trabalhar desde o acidente da Gol, no final de setembro.

Na tarde desta quarta, os aeroportos registravam tempo de espera para decolagem de uma hora e meia, em média.

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo, Jorge Carlos Botelho, a situação deve voltar a normal em dez dias, após o controle aéreo de Brasília receber dez controladores que serão remanejados de outros Estados. A demora deverá ocorrer devido ao tempo necessário para treinamento.

"Não tem jeito. A população e o setor de aviação têm que se adequar. A aviação cresceu demais e a estrutura do espaço aérea não foi atualizada para suportar", disse Jorge Carlos Botelho, presidente do sindicato, que participou de uma reunião da categoria com o ministro da Defesa, Waldir Pires.

Leia mais
  • Tumultos marcam sétimo dia de atrasos em aeroportos
  • Centro no DF controla 85% dos vôos regulares
  • Associação de defesa dos passageiros de vôos irá cobrar indenização na Justiça

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise no tráfego aéreo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página