Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2006 - 15h41

Presos fazem greve de fome em penitenciária de segurança máxima de SP

Publicidade

da Folha Online
da Agência Folha

Um grupo de presos da penitenciária de segurança máxima de Presidente Bernardes (589 km a oeste de SP) faz greve de fome desde segunda-feira (6). Entre os presos estariam Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital), e outros integrantes da facção, como Júlio César Guedes de Moraes, o Julinho Carambola.

Em nota divulgada na tarde desta terça, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) confirma que a greve é "parcial" e afirma que o motivo do protesto seria a "reforma do CRP [Centro de Readaptação Penitenciária]", que adota o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) --que impõe regras rígidas aos presos.

As obras, iniciadas no final de agosto, tiveram como objetivo a reforma e o reforço da segurança das celas. Com capacidade para 160 presos, a unidade abriga 65 atualmente.

Segundo um agente, apenas dez refeições foram servidas na segunda-feira--tanto pela manhã como no início da noite. O número total de presos envolvidos na greve de fome não foi confirmado pela SAP.

Reforma

Com a reforma, que terminou na semana passada, a prisão teve a segurança reforçada após tumultos ocorridos em junho e julho, quando presos danificaram vidros e vasos sanitários da maioria das celas.

Para limitar a comunicação e o contato entre detento e agente penitenciário, grades em forma de gaiolas foram construídas nos corredores. As obras custaram R$ 391 mil.

Também houve instalação de grades nas celas e no parlatório, local de encontros com advogados e visitas.

Leia mais
  • Justiça condena acusados de matar oito pessoas em São Paulo
  • Traficante que ordenou incêndio a ônibus é condenado a 444 anos de prisão
  • Segurança acusado de matar jovem em shopping de Campinas é solto

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Primeiro Comando da Capital
  • Leia o que já foi publicado sobre Marcola
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página