Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2006 - 12h45

Governo pode editar MP com recursos para conter a crise aérea

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O governo federal pode editar uma MP (medida provisória) ainda este ano com recursos para ampliar a infra-estrutura do controle de tráfego aéreo no país.

Segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a falta de dinheiro não foi responsável pela pane no sistema do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Brasília. Mas se for necessário ampliar o montante para resolver o problema, Jucá não descartou a edição da MP.

O senador disse que a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste momento, é solucionar a crise aérea que atinge os principais aeroportos do país. "O presidente quer uma solução rápida. A prioridade é a segurança do brasileiro, a condição de ir e vir e o desenvolvimento do país", disse o senador.

O Comando da Aeronáutica anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas para controlar a crise aérea. A FAB (Força Aérea Brasileira) vai descentralizar o controle do Cindacta 1, dividindo os trabalhos com São Paulo e o Rio de Janeiro para desafogar o controle de Brasília.

O governo também pretende adquirir novos equipamentos para ampliar a autonomia dos centros do Rio e São Paulo, além de treinar técnicos capazes de controlar panes futuras em equipamentos de controle de vôo.

Oposição

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), criticou a possibilidade de edição da MP pelo governo. "Se vier como remendo, daqui a pouco piora", disse.

Na opinião de Virgílio, a falta de administração do governo federal foi responsável pela crise aérea que atingiu o país. "Trataram como se fosse um grevezinha de bancários, como se a CUT (Central Única dos Trabalhadores) fosse resolver", enfatizou.

Virgílio defendeu a demissão do ministro Waldir Pires (Defesa), que segundo o senador seria o principal responsável pela crise aérea. "Para mim está faltando liderança, esta faltando comando", disse.

Leia mais
  • Procon-SP quer que Justiça dê 10 dias para a solução da crise aérea
  • Lula manda a Aeronáutica negociar com controladores
  • FAB garante movimento normal nos aeroportos no Natal e Ano Novo
  • Comandante da FAB admite falta de técnicos para solucionar pane
  • Governo anuncia descentralização de controle aéreo de Brasília

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página