Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2007 - 12h36

PM prende suspeitos de pendurar faixa pelo PCC na zona norte de SP

Publicidade

da Folha Online

Dois rapazes de 23 e 29 anos e um adolescente de 17 foram detidos na madrugada desta quinta-feira ao pendurarem uma faixa de protesto em favor de presidiários, sobre a ponte Júlio de Mesquita Neto, na marginal Tietê (zona norte de São Paulo). Na delegacia, os três teriam dito que o PCC (Primeiro Comando da Capital) pagou R$ 500 a cada um pelo serviço.

De acordo com a polícia, a faixa pedia o "fim da opressão" nas penitenciárias de Presidente Venceslau e Presidente Bernardes, no interior do Estado. As duas unidades concentram os líderes da organização criminosa. Em Bernardes, inclusive, parte deles está sob o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), que impõe regras rígidas aos presos.

O adolescente acabou sendo liberado, mas os dois rapazes --identificados como Cleyton Maciel da Silva, 23, e Juliano dos Santos, 29-- foram presos. Com eles foi encontrado um revólver calibre 38, ainda de acordo com a polícia.

Os dois foram indiciados por porte ilegal de arma, formação de quadrilha e corrupção de menores, além de ato infracional.

Greve branca

Desde quarta-feira (21), os presos de ao menos 55% das unidades prisionais de São Paulo --o que equivale a 80 das 144 existentes-- iniciaram uma greve branca. Com o movimento, os presos se recusam a sair para audiências em fóruns e para o trabalho. Os serviços de alimentação, lavanderia e atendimento médico estão mantidos.

De acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), não há registro de incidentes nas unidades envolvidas no protesto.

O motivo do protesto não foi confirmado. Há ao menos duas suspeitas: de que seja devido à supostamente agressiva reação dos funcionários da penitenciária 2 de Presidente Venceslau a um tumulto ocorrido no último dia 6; e a autorização dada ao contrabandista Law Kin Chong para que ele fosse a um hospital visitar o pai.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Presos mantêm protesto em unidades de São Paulo
  • Salvador tem mais 6 arrastões em ônibus
  • Após 4 meses na UTI, menor menina do país tem alta
  • Goleiro é acusado de atropelar cinco jovens e fugir em SP
  • Ex-BBBs Bambam e Alan são detidos em Santa Catarina

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia capítulo de Folha Explica a Violência Urbana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página