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23/02/2007
-
20h49
da Folha Online
O TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, desistiu de retomar, a partir da próxima semana, a decisão da Justiça Federal de São Paulo que vetaria a circulação de aeronaves modelos Boeing-737/700, Boeing-737/800 e Fokker-100 no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). Apesar disso, obras em uma das pistas irão alterar o funcionamento do terminal.
De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as obras de recapeamento na pista auxiliar começam na terça-feira (27) e têm duração prevista de 120 dias. Durante o período, Congonhas terá o horário de funcionamento estendido e irá operar das 5h30 à 0h30. Horários e freqüências de alguns vôos sofrerão mudanças.
Atualmente, o mau estado de conservação da pista principal de Congonhas obriga a Anac e a Infraero (estatal que administra os aeroportos) a suspender os pousos e decolagens sempre que chove forte e a lâmina de água acumulada sobre o asfalto ultrapassa 3 mm (um milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado), devido ao risco de que os aviões derrapem. A precaução continuará em vigor.
Decisão
O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, disse acreditar que desistência de restringir a circulação de aeronaves em Congonhas ocorreu depois que a agência entregou os documentos exigidos pela desembargadora Cecília Marcondes, da 3º Região.
"Estamos satisfeitos porque prevaleceram as questões técnicas. Acredito que a desembargadora ficou satisfeita com o que apresentamos. Mostramos que Congonhas é seguro dentro de suas limitações", disse Zuanazzi.
Na decisão da Justiça Federal, laudos enviados pela Anac mostravam que o trânsito dos modelos Boeing-737/700, Boeing-737/800 e Fokker-100 em Congonhas era arriscado porque eles utilizavam mais de 80% da pista principal para pousar e decolar. Da margem de segurança de 20%, que corresponde a 388 metros, eles deixavam apenas 356, 308 e 378 metros livres, respectivamente.
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O TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, desistiu de retomar, a partir da próxima semana, a decisão da Justiça Federal de São Paulo que vetaria a circulação de aeronaves modelos Boeing-737/700, Boeing-737/800 e Fokker-100 no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). Apesar disso, obras em uma das pistas irão alterar o funcionamento do terminal.
De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as obras de recapeamento na pista auxiliar começam na terça-feira (27) e têm duração prevista de 120 dias. Durante o período, Congonhas terá o horário de funcionamento estendido e irá operar das 5h30 à 0h30. Horários e freqüências de alguns vôos sofrerão mudanças.
Atualmente, o mau estado de conservação da pista principal de Congonhas obriga a Anac e a Infraero (estatal que administra os aeroportos) a suspender os pousos e decolagens sempre que chove forte e a lâmina de água acumulada sobre o asfalto ultrapassa 3 mm (um milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado), devido ao risco de que os aviões derrapem. A precaução continuará em vigor.
Decisão
O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, disse acreditar que desistência de restringir a circulação de aeronaves em Congonhas ocorreu depois que a agência entregou os documentos exigidos pela desembargadora Cecília Marcondes, da 3º Região.
"Estamos satisfeitos porque prevaleceram as questões técnicas. Acredito que a desembargadora ficou satisfeita com o que apresentamos. Mostramos que Congonhas é seguro dentro de suas limitações", disse Zuanazzi.
Na decisão da Justiça Federal, laudos enviados pela Anac mostravam que o trânsito dos modelos Boeing-737/700, Boeing-737/800 e Fokker-100 em Congonhas era arriscado porque eles utilizavam mais de 80% da pista principal para pousar e decolar. Da margem de segurança de 20%, que corresponde a 388 metros, eles deixavam apenas 356, 308 e 378 metros livres, respectivamente.
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