Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2007 - 12h43

Aeroportos registram atrasos em 8,6% dos vôos

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 8,6% dos vôos previstos para pousar ou decolar entre a 0h e as 12h desta quinta-feira, segundo a Infraero --estatal que administra os aeroportos do país. Ao todo, 13 vôos foram cancelados e 69 estão atrasados.

Os terminais mais afetados são os de Fortaleza, Confins (MG) e Belém, onde cerca de 15% dos pousos ou decolagens não aconteceram no horário previsto.

A expectativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a de que os aeroportos brasileiros funcionarão normalmente feriado. "Não é possível, não é politicamente correto, e não é justo que brasileiros e brasileiras fiquem seis, sete horas nos saguões dos aeroportos esperando um avião que nunca aparece", afirmou ontem.

"Eu estou confiante e estou certo de que todo mundo que está envolvido com a questão dos aeroportos está de prontidão para que a gente não permita que haja mais sofrimento."

Apesar de considerar legítima a greve dos controladores da última sexta-feira, que paralisou o espaço aéreo brasileiro, Lula disse que 'não existe nenhum movimento, por mais justo que seja, que justifique terceiros pagarem a conta'.

Extra

Mesmo com o otimismo do governo, as empresas aéreas anunciaram que reforçarão suas equipes e, em alguns casos, terão aviões e vôos extras no feriado da Páscoa para minimizar eventuais problemas.

A TAM diz que terá, no mínimo, três aeronaves de reserva diariamente, além de tripulações extras. Serão realizados ainda 14 vôos extras com origem e destinos diversos.

A Gol terá duas aeronaves reservas nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), e Antônio Carlos Jobim, no Rio. A Varig, que não fará vôos extras, afirma que manterá 100% de sua equipe em operação.

Na Ocean Air, que também não terá vôos extras, o número de vôos em Congonhas é maior que no mesmo período de 2006 -24 decolagens e 23 pousos ante 30 e 31.

A reportagem não conseguiu contato com a BRA.

Campanha

O Idec lançou na quarta-feira (4) uma campanha para que usuários do transporte aéreo possam enviar queixas ao presidente Lula. Pelo site www.idec.org.brwww.idec.org.br, o e-mail é mandado à Presidência com cópias para órgãos como a Infraero.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • São Paulo tem março mais quente desde 1943
  • "Plano B" da Aeronáutica prevê conter focos de insurgência
  • Motorista deve evitar viagem entre 14h e 22h
  • Lula diz a senadores que CPI desmoraliza a Aeronáutica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página