Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2007 - 12h19

Operação prende integrantes da Justiça, da PF e do Carnaval no Rio

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online
CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

Uma operação realizada pela PF (Polícia Federal) nesta sexta-feira prendeu autoridades da Justiça, da própria PF e do Carnaval do Rio suspeitas de envolvimento em um esquema de exploração de jogos ilegais, principalmente bingos e caça-níqueis.

Estão presos o ex-vice-presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região, desembargador federal José Eduardo Carreira Alvim; outros dois desembargadores cujos nomes não foram confirmados; o procurador regional da República do Rio, João Sérgio Leal Pereira; o delegado da PF em Niterói (RJ), Carlos Pereira; e a delegada da PF Susie Pinheiro, que atuava temporariamente como corregedora-geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Reprodução
O desembargador federal <br>José Eduardo Carreira Alvim
O desembargador federal
José Eduardo Carreira Alvim
Já os suspeitos ligados ao Carnaval carioca são o presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), Ailton Guimarães Jorge, chamado de capitão Guimarães; um sobrinho dele, identificado como Júlio Guimarães; o presidente do conselho da Liesa e presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis, Aniz Abraão David; além de Antonio Petrus Kalil, o Turcão, também de Niterói.

No total foram cumpridos 23 mandados de prisão no Rio e um na Bahia. O 25º suspeito, ao contrário do que a PF havia informado anteriormente, ainda está sendo procurado. "A partir dos eventos de hoje, com certeza, ocorrerão desdobramentos", afirmou o diretor de Inteligência da PF de Brasília (DF), Renato Porciúncula.

Depois de prestarem depoimentos preliminares, os suspeitos presos no Rio serão transferidos para Brasília (DF), onde ficarão à disposição da Justiça. Entre os crimes atribuídos a eles estão exploração de jogos, corrupção, tráfico de influência, formação de quadrilha e receptação.

Na operação, chamada de Hurricane (furacão, em inglês), foram cumpridos 70 mandados de busca e apreensão no Rio, em São Paulo, na Bahia e no Distrito Federal. Cédulas de dinheiro e carros e motos de luxo foram apreendidos.

TRF

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do TRF da 2ª Região informou que irá se pronunciar ao longo do dia, por meio de uma nota.

O desembargador preso na operação da PF entregou o cargo de vice-presidente do TRF ao colega Fernando Marques ontem (12). Durante a solenidade assumiram também o presidente do TRF da 2ª Região, Castro Aguiar, e o corregedor-geral da Justiça Federal da 2ª Região, Sergio Feltrin. Eles permanecem nos cargos até 2009.

Carreira Alvim integra os quadros do TRF da 2ª Região desde 1993. Antes, ele havia sido juiz em Minas, juiz-substituto do Trabalho da 3ª Região, procurador da República e juiz federal.

Carnaval

Reprodução
O presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis, Aniz Abraão David
O presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis, Aniz Abrahão David
Por telefone, a reportagem da Folha Online não conseguiu entrar em contato com a assessoria de imprensa da Liesa ou da Beija-Flor para obter comentários sobre o suposto envolvimento do presidente da Liga e do presidente do conselho da Liga e presidente de honra da escola no caso.

"De uma conversa entre o então presidente da Unidos de Vila Isabel, Ailton Guimarães Jorge [atual presidente da Liesa que foi preso], com o amigo Castor de Andrade [famoso bicheiro carioca morto em 1996], presidente da Mocidade Independente de Padre Miguel, surgiu a luz que tiraria da escuridão as maiores escolas de samba da cidade", relata a Liesa em seu site.

"É impossível pensar na Beija-Flor sem estabelecer, de imediato, uma estreita relação com seu presidente de honra, Anísio Abrahão David", afirma o site da Beija-Flor.

No Carnaval deste ano, a Beija-Flor de Nilópolis foi a grande campeã no Rio com o enredo "Áfricas: do berço real à corte brasiliana". Antes, a escola havia sido tricampeã entre 2003 e 2005.

Leia mais
  • Blog do Josias: Operação Hurricane investiga um ministro do STJ
  • Envolvimento de juiz com jogo ilegal não envolve TRT, diz tribunal
  • Ministro do STF presidiu inquérito sobre exploração de jogos
  • Delegacia cobrava propina para manter caça-níqueis, diz PF
  • PF prende 25 suspeitos de usar jogos ilegais para lavar dinheiro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre jogos ilegais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página