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20/04/2007
-
09h06
da Folha Online
Reportagem (só para assinantes) publicada na edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo revela que a velocidade média do metrô de São Paulo caiu até 10% nos horários de pico, no ano passado. "Quem percorre a linha 3-vermelha (Leste/Oeste) inteira passou a perder mais quatro minutos na sua viagem. Na 1-azul (Norte/Sul), três minutos", afirma o texto.
Conforme apuração da Folha, a velocidade diminuiu devido ao aumento da demanda. Em um ano, o metrô passou a ter 247 mil passageiros extras por dia, principalmente devido à implantação do bilhete único integrado com os ônibus --enquanto a tarifa integrada custa R$ 3,50, as unitárias custam R$ 2,30.
"Na prática, com mais pessoas, maior é a interferência na hora do embarque --como as portas bloqueadas, situação que impede a partida dos trens. Quanto mais tempo uma composição fica na plataforma, mais atrasa a sua viagem e a da que vem em seguida também --que muitas vezes tem de diminuir sua velocidade para manter uma distância dentro da margem de segurança", explica a reportagem.
Outras reclamações feitas pelos usuários do metrô são de superlotação e da irregularidade dos intervalos entre os trens.
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Conforme apuração da Folha, a velocidade diminuiu devido ao aumento da demanda. Em um ano, o metrô passou a ter 247 mil passageiros extras por dia, principalmente devido à implantação do bilhete único integrado com os ônibus --enquanto a tarifa integrada custa R$ 3,50, as unitárias custam R$ 2,30.
"Na prática, com mais pessoas, maior é a interferência na hora do embarque --como as portas bloqueadas, situação que impede a partida dos trens. Quanto mais tempo uma composição fica na plataforma, mais atrasa a sua viagem e a da que vem em seguida também --que muitas vezes tem de diminuir sua velocidade para manter uma distância dentro da margem de segurança", explica a reportagem.
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