Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2007 - 21h34

Bombeiros usam cães farejadores em busca de vítimas de acidente aéreo

Publicidade

RENATO SANTIAGO
da Folha Online

O Corpo de Bombeiros deve contar a partir de sábado (21) com a ajuda de quatro cães farejadores em busca das vítimas do acidente com o Airbus-A320 da TAM, ocorrido na noite da última terça (17) em Congonhas (zona sul de São Paulo).

Entre os animais destacados para o resgate estão as cadelas Dara e Anny, ambas da raça labrador, e que auxiliaram a localizar as vítimas do desabamento nas obras da estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, em janeiro.

16.jan.07Folha Imagem
As cadelas Dara(preta) e Anny, que auxiliarão no resgate das vítimas do acidente da TAM
As cadelas Dara(preta) e Anny, que auxiliarão no resgate das vítimas do acidente da TAM

Segundo o major Carlos Martins, outro labrador e um pastor belga participarão das buscas. Os cães deveriam ter sido usados já nesta sexta, mas, de acordo com o major, a fumaça e destroços considerados perigosos adiaram os trabalhos.

Os cães são treinados para localizar vítimas pelo cheiro de sangue e de suor. Como as vítimas do vôo 3054 da TAM foram carbonizadas, os bombeiros avaliam que a operação mais difícil. Mesmo assim, contam com os animais para acessar algumas áreas dos escombros.

Acidente

O acidente com o Airbus-A320 da TAM que havia decolado de Porto Alegre ocorreu por volta das 18h50 da última terça, quando pousava no aeroporto de Congonhas com 187 passageiros. Sem controle, ele atravessou a pista de pouso, a avenida Washington Luís e bateu no prédio da TAM Express. O número de mortos pode chegar a 200.

Uma comissão de profissionais do setor aeronáutico irá investigar as circunstâncias do acidente. As duas caixas-pretas do avião serão analisadas na NTSB (National Transportation Safety Board), nos Estados Unidos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página