Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2008 - 08h00

Bonecos de neve feitos no Japão são expostos em São Paulo

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

Quem mora em São Paulo tem oportunidade de ver um boneco de neve gigante amanhã (10), no Festival Yukidaruma de Hokkaido (yukidaruma quer dizer boneco de neve em japonês, e Hokkaido é uma das províncias do Japão). Ele e outros 30 bonecos menores --que poderão ser tocados pelo público-- foram feitos por crianças da região de Abira.

"Em Hokkaido, extremo norte do Japão, começa a nevar em novembro e só degela em abril ou maio. Por isso, o boneco de neve é como um símbolo da região", afirma o vice-presidente da Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, Ohnuma Norinobu, 60.

Norinobu conta que, há alguns anos, o diretor dos correios da região de Abira, Shimpo Seiki, começou a enviar pequenos bonecos de neve em fôrmas de isopor para o sul do Japão. "Foi por brincadeira, para presentear os amigos, mas hoje eles mandam milhares por ano." Neste ano, o Brasil está na lista por causa do centenário da imigração japonesa no país.

O boneco gigante e os outros 30 bonecos menores chegaram ao Brasil no último dia 20 e estão guardados em um depósito frigorífico na cidade de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). "Eu acho que os bonequinhos vão levar em torno de quatro horas para derreter. Eu não sei bem porque nós nunca expusemos um boneco de neve no verão brasileiro, mas meu conselho é para que todos cheguem no horário."

Haverá, além da exposição dos bonecos, um show com o cantor Masaki Hajime, de Hokkaido, e uma apresentação de dança Yosakoi Soran do grupo brasileiro Ishin Yosakoi Soran Group.

Serviço
Quando: dia 10 de fevereiro, a partir das 13h30
Onde: Centro de Intercâmbio Brasil-Hokkaido - rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana
Quanto: Gratuito

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página