Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2008 - 15h29

Lula diz que porrada não educa e defende investimentos para conter criminalidade

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o Estado deve investir em infra-estrutura, educação e geração de emprego como forma de oferecer oportunidades à população e evitar a criminalidade. Segundo Lula, se o Estado e as empresas não oferecem oportunidades, o "crime organizado" e a "bandidagem" oferecem.

Em discurso durante visita às obras da CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), em Santa Cruz, no Rio, Lula defendeu investimentos em áreas carentes da cidade, mas não uma "intervenção com a polícia"

"Nós vamos visitar o Complexo do Alemão, vamos visitar Manguinhos, vamos visitar a Rocinha para levar investimentos de milhões e milhões de reais para fazer casa, escola, rua, hospital, água e esgoto. Se porrada educasse as pessoas, bandido saía da cadeia santo. O que educa as pessoas são oportunidades, são gestos de solidariedade, é as pessoas acreditarem que amanhã terão oportunidade", afirmou.

O presidente disse ainda que, durante tantas décadas, não houve investimento "adequado" em educação no Brasil, "porque parece que as pessoas que governavam já tinham tido a sua oportunidade, para que dar oportunidade aos outros?".

Lula voltou a afirmar que não tem diploma universitário porque teve que ir para a fábrica aos 14 anos e, como presidente, quer dar aos trabalhadores a oportunidade que os antigos governantes não deram a ele quando tinha "18 ou 19 anos".

Segundo o presidente, entre 1909 e 2003, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Ele ressaltou que sabe o valor de se ter uma educação adequada, e aproveitou para fazer críticas às gestões anteriores na área.

"Parece que as pessoas que governaram já tinham tido sua oportunidade, para que dar [oportunidade] para os outros", questionou. "Como não tive diploma, eu sei a razão de dar para o trabalhador as oportunidades que os governantes não deram a mim quando eu tinha 18, 19 anos", disse.

Comentários dos leitores
EMERSON Carlos de Oliveira (1) 05/11/2008 17h31
EMERSON Carlos de Oliveira (1) 05/11/2008 17h31
Estamos assistindo o filme real do cotidiano brasileiro - o problema institucional de segurança - ocasionado nos últimos anos - 1985-2008 - sendo responsabilidade única de civis - políticos e partidos políticos - que na maioria se preocuparam com seus próprios interesses pessoais em detrimento das aspirações legitimas da coletividade do povo brasileiro. Os problemas de criticar sem solucionar de na vale. Pela Legislação Atual nem à Polícia Federal pode operar em investigações sobre os políticos por causa da imunidade. Já o Judiciário é desinformado vivendo de utopias se basendo em processos feitos por policiais torturadores. Os problemas de segurança são o ocasionados pela fome, miséria e ausência do Poder Pública em Gestão Planificada - prática e válida - o que fizeram com o EXÉRCITO BRASILEIRO no Morro da Providência é uma traíção. Quem trabalha contra o EXÉRCITO BRASILEIRO trabalha contra à nação. Os soldados não devem nada e não mataram esses jovens, que hoje elementos políticos ladrões-corruptos fazem falsas acusações contra nosso Baluarte, nosso Arcabouço, porque esses elementos políticos e partidos políticos de fato trabalham contra a Nação Brasileira. O EXÉRCITO BRASILEIRO é a autência Segurança Nacional - adestrada para instituir a Segurança Geral do BRASIL. Temos que nos acordar quanto a Falsa Força de Segurança N]Nacional feita pelos ladrões do colarinho branco de quadrilhas de partidos políticos.
Iure et facto, O GENERALÍSSIMO - victormagnobrasil@bol.com.br
sem opinião
avalie fechar
Cristiano Garcia (206) 05/07/2008 19h09
Cristiano Garcia (206) 05/07/2008 19h09
Não voto por partido, mas destino meu voto para a pessoa que eu julgue suficiente ao exercicio do mandato. Considero todas as obras sociais, algo de relevancia para os menos favorecidos e tambem para o crescimento economico. A injeção de dinheiro no mercado através de programas sociais, alem de melhorar a qualidade de vida da pessoa favorecida, tambem serve para acelerar o processo de distribuição de renda e crescimento economico de uma nação. O dinheiro que o necessitado recebe dos programas sociais, não vai pra poupança e nem para investimento especulativo. Esse dinheiro circula.
Por essa razão, abomino o PT,( e pensar que fui um admirador desse partido ), a antiga freirinha pudorada (ao menos parecia) e que agora mostrou sua verdadeira face, mostrou qual é sua verdadeira "ética", mas admiro os programas sociais e corajosos do Presidente Lula.
Não acredito em religiões, mas admiro o trabalho social do sr. Crivella, porque realmente ele sabe o que faz. E gostaria que os criticos das politicas sociais não ficassem apenas como papagaios repetindo aquilo que não entendem. Vão estudar economia, mas mudem o foco, priorizando o homem e não o capital. E se voce nunca passou fome na vida, voce não esta apto para falar contra politicas sociais. Parabens ao presidente Lula e ao senador Crivella.
Um país só cresce com distribuição de renda e consumo.
O resto é bullshit que o FMI enfia goela abaixo dos serviçais, dos mais fracos, e dos papagaios.
14 opiniões
avalie fechar
andre messias (158) 05/07/2008 01h10
andre messias (158) 05/07/2008 01h10
Bom Raymundo,como você é de convicções firmes ainda que erradas,em nenhum momento as mais de 700 famílias que tiveram seus barracos restaurados e transformados em moradias dignas,acredito eu concordam com seu pesamento rasteiro...Você vê que é uma perseguição,político-religioso-televisivo,o César Maia,fez o favela-bairro 1 e 2 para(com dinheiro público e foi mostrado que gastou mais do que usou,está construindo a cidade da música,uma obra faraônica e deu o nome de Roberto Marinho,por que será?Com um orçamento absurdo e já estourado TUDO COM DINHEIRO PÚBLICO)Para ajudar sua"candidata"construirá o favela-bairro 3(advinha com dinheiro da onde???)E NINGUÉM FALA NADA!!!SEM CONTAR QUE A CIDADE DO RIO ESTÁ ABANDONADA...Aí vem um tenente-bandido(que fique bem claro que a culpa também não é do exército)entrega uns garotos não de traficantes(ninguém foi atás dos traficantes,diga-se de passagem)Aí é fácil;"COLOCA A CULPA NO CRENTE SAFADO".Pronto tá resolvido o problema,palmas para a Globo,para a imprensa"marrom"e palmas para os preconceituosos que julgam sem pensar...UM ABRAÇO!!! 24 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (349)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página