Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2008 - 08h17

Temporão afirma que Lula tem consciência sobre veto ao fumo

Publicidade

da Agência Folha, em Recife

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse ontem, em Recife, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "tem consciência bastante clara" sobre a necessidade de se proibir o fumo em ambientes fechados -medida prevista em projeto de lei do ministério.

Segundo o ministro, Lula disse que pretende continuar fumando na sala presidencial "em um contexto bastante diferente". O projeto de lei, afirmou Temporão, "será encaminhado e vamos dar esse passo importante para a saúde pública".

O comentário do presidente foi feito durante entrevista anteontem, quando Lula foi questionado sobre um decreto que proíbe o fumo no Palácio.

Durante a pergunta que lhe foi formulada, Lula fumava uma cigarrilha. Sobre o decreto que proíbe o fumo no Planalto, o presidente respondeu: "Menos na minha sala. Na minha, sou eu que mando".

O médico e colunista da Folha Drauzio Varella diz acreditar que o presidente estava brincando. Ele afirma que é preciso que a discussão em torno da proibição do tabaco em lugares públicos tome outros contornos. "O cigarro continua sendo droga lícita que pode ser comprada em qualquer lugar."

Já Paula Johns, diretora-executiva da ACT (Aliança de Controle do Tabagismo), considera lamentável a declaração de Lula. "Ele está confundindo a situação pessoal dele como fumante com uma questão geral e de interesse público."

Lula e Temporão participaram em Recife do lançamento do programa Saúde na Escola, de promoção de ações de saúde entre alunos da rede pública.

colaborou Rachel Costa

Comentários dos leitores
jose silva da (7) 22/10/2008 23h01
jose silva da (7) 22/10/2008 23h01
esta certo a lei que utiliza um bar para fumante e outro para não fumante. o grande problema e que os chatos dos nao fumantes acabariam indo para os bares de fumantes e ia novamente encher os fumantes.. o governo tambem tem qe fazer leis para se mostrar.. pois so governar bem e dificil e não aparece.
se voce fosse entrar no elevador com um fumante ou um soltador de pum.. no qual vc entraria...
como querem proibir de fumar nos banhairos se la fazem coisas porcas.
1 opinião
avalie fechar
RENATO LUCIANO (7) 08/09/2008 11h23
RENATO LUCIANO (7) 08/09/2008 11h23
É difícil entender o que os não fumantes querem.
O Sr. Freires agora diz que em locais ao ar livre pode o fumante pode acender um cigarro, mas no seu comentário anteerior disse que não consegue aturar alguém acendendo num cigarro no ponto de ônibus. SERÁ QUE O PONTO EM QUE O SR.FREIRES PEGA SEU ÕNIBUS É DENTRO DE ALGUM APARTAMENTO OU COISA ASSIM
1 opinião
avalie fechar
Helio Thiene (2) 06/09/2008 20h53
Helio Thiene (2) 06/09/2008 20h53
Pois é, as centenas de milhões de pessoas que trabalharam durante décadas com salarios sempre precarios, ou, insuficiente para sua parcela mensal de lazer, cujos unicos prazeres eram seu cigarro e sua cerveja, hoje são tratados dessa forma, sera que então todo o valor tributario (inimaginavel)pago por eles,p/que os de hoje tivessem um futuro melhor,(em tese)justifica esse tipo de lei? As pessoas criticam a DTADURA, mas isso me pareçe o caminho da escravidão, em breve, precisaremos de alvara para ter o direito de pensar.
Acho que é hora dos fumantes criarem sua propria associação, afinal, se houvesse realmente interesse na saude, era mais facil fechar a atividade economica dos fabricantes de tabaco, mas ai haja cpmf's para compensar a perda tributaria.
Enfim, cada povo tem aquilo que mereçe.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (41)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página