Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2002 - 10h12

Com a presença da PM, clima é tranquilo na 25 de Março

da Folha Online

A situação é calma na região da 25 de Março, centro de São Paulo. A prefeitura mantém a operação de retirada de camelôs irregulares do local. Ontem, ambulantes entraram em confronto com a polícia e três pessoas ficaram feridas: um fiscal, um camelô e um policial militar. Os comerciantes tiveram de fechar as portas.

Para evitar tumulto, a PM passou a garantir a segurança na região. Desde as 7h, cerca de 80 homens do policiamento ostensivo do 7º Batalhão circulam pela 25 de Março e ruas ao redor.

Também estão no local 150 guardas municipais e 80 fiscais da prefeitura.

Nas blitze, os fiscais têm a função de apreender as mercadorias. O trabalho é acompanhado por guardas municipais. No entanto, muitas vezes a presença da GCM (Guarda Civil Metropolitana) não é suficiente para evitar tumulto _como ocorreu ontem. A presença da PM, então, é solicitada.

Não houve conflito e reação por parte dos ambulantes nesta manhã, mesmo com a chegada dos agentes vistores, que retiram barracas irregulares e apreendem mercadorias.

Ontem, 800 ambulantes estavam no local, sendo que apenas 160 têm permissão para trabalhar.

Hoje, segundo o inspetor Paulo José Barbosa, que comanda a operação da GCM, o número de camelôs que montaram as barracas é inferior ao de ontem. Estão no local os ambulantes com o TPU (Termo de Permissão de Uso) e alguns irregulares.

"Existem alguns ambulantes irregulares que transportam o material na mão. Conforme a fiscalização vira as costas, eles colocam a mercadoria em cavaletes ou estendem uma lona no solo. Na medida que a fiscalização aparece, eles param de vender", disse o inspetor.

"Não há tumulto nem a presença dos grupos que promoveram a desordem de ontem."

A fiscalização ainda não divulgou a quantidade de material apreendido, mas, segundo Barbosa, pouca mercadoria foi confiscada.

A operação começou na última sexta-feira e se estenderá até o Natal.

  • Clique aqui e veja onde fica a 25 de Março

    Leia mais:

  • Após confronto, policiamento é reforçado na 25 de Março
  • PM vai reforçar segurança na 25 de Março nesta quarta-feira
  • Policiamento poderá ser reforçado amanhã na 25 de Março
  • Comerciantes voltam a abrir as portas na 25 de Março
  • Confronto entre ambulantes e polícia na 25 de Março deixa 5 feridos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página