Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2003 - 20h06

Espírito Santo receberá apoio para combater crime organizado

da Folha Online

O Espírito Santo deverá receber apoio financeiro, técnico e de pessoal para os trabalhos de combate ao crime organizado no Estado. Os governos estadual e federal definirão os reforços nos próximos dias.

As negociações para o combate do crime organizado foram intensificadas após o assassinato do juiz da Vara de Execuções Penais de Vitória Alexandre Martins de Castro Filho, 32, ocorrido na última segunda-feira.

O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, esteve reunido nesta quarta-feira com o governador Paulo Hartung (PSB), no Palácio Anchieta. Também participaram representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sociedade civil organizada, lideranças civis e outras autoridades.

"O Espírito Santo está num processo avançado no sentido de combater o crime organizado, que está acuado e reagiu ao avanço dos trabalhos realizados até agora com o assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho", disse Soares.

Segundo ele, a reunião serviu para reiterar o compromisso da continuidade do trabalho que as polícias, Ministério Público e os governos estão realizando no Espírito Santo.

O subprocurador da República e coordenador geral do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública, Paulo Roberto Santoro, disse que as prioridades e a linha de ação no combate ao crime organizado no Espírito Santo não sofrerão mudanças.

Quanto ao assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, ele afirmou que "o Ministério Público não trabalha com a tese de latrocínio, mas sim com a hipótese de homicídio e crime de mando. As investigações seguem esta linha de ação", afirmou.

Reunião de governadores

Nos próximos dias deverá ser realizada uma reunião entre os governadores da região Sudeste para discutir formas articuladas e conjuntas para combater a violência.

O assunto foi discutido durante um almoço no Palácio Anchieta entre os governadores Paulo Hartung e Aécio Neves, de Minas Gerais, que contou com a participação do prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velloso Lucas.

De acordo com o governador do Espírito Santo, foi iniciada uma conversa visando uma integração mais forte entre os Estados nas ações de combate à violência.

Para Hartung e Neves, o crime organizado tem no narcotráfico "seu braço mais organizado e ramificado entre os Estados e, desta forma, as unidades federativas também devem buscar maior articulação e melhores estratégias para reagir", segundo o governo do Estado do Espírito Santo.

"Precisamos ampliar as bases de informação, discutirmos parcerias, e envolveremos as áreas técnicas, os comandos das polícias do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo nestas conversas para reagirmos de forma organizada e conjunta às ações do crime organizado", disse Hartung.

Aécio Neves disse que foi ao Espírito Santo levar apoio e solidariedade do povo mineiro aos capixabas e ao governador, em razão do assassinato do juiz Castro Filho, e iniciar a discussão em torno de ações conjuntas mais eficazes, mais ágeis e com menos burocracia no combate à violência que, segundo ele, "não têm fronteiras".

Com governo do Estado


Leia mais
  • ES diz ter indício de envolvimento de coronel
  • Juiz morto no Espírito Santo é enterrado no Rio
  • Juiz assassinado havia recebido ameaças
  • Polícia prende três acusados

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página