Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2003 - 17h35

Veja perfil de Garotinho, novo secretário da Segurança do Rio

da Folha Online

Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira, 43, radialista, presbiteriano e candidato derrotado à Presidência da República pelo PSB em 2002, com 17,87% dos votos válidos, foi do PCB na juventude, ajudou a fundar o PT em Campos e se filiou ao PDT de Leonel Brizola em 1983, ficando no partido até novembro de 2000, quando rompeu com Brizola e foi para o PSB de Miguel Arraes.

Recusa o rótulo de populista, dizendo que é um "político popular". Popularidade esta construída durante o tempo em que foi locutor de rádio, comandando programas populares na rádio Campos Difusora, aos 15 anos. Foi repórter, locutor de corridas de cavalo e de jogos de futebol.

Evangélico, Garotinho sofreu grave acidente durante a campanha para o governo do Rio de Janeiro em 1994, quando o veículo em que estava capotou. Hospitalizado, disse ter recebido um chamado divino, uma visão. No ano seguinte, foi batizado na Igreja Presbiteriana de Niterói e passou a ser um dos principal liderança evangélica na política brasileira, fortalecida no ano passado.

Eleito pela segunda vez prefeito de Campos em 1996, com 74% dos votos no primeiro turno, tornou-se "candidato natural" do PDT ao governo do Estado em 1998. Em coligação com o PT, que indicou a vice, Benedita da Silva, PSB, PCB e PC do B, derrotou no segundo turno Cesar Maia (PFL), hoje prefeito do Rio. Acabou rompendo com o PT e Benedita no segundo ano de mandato.

Renunciou ao governo do Estado em abril de 2002, para concorrer à Presidência,com avaliação positiva do eleitorado, que deu grande sustentação à sua candidatura presidencial.

Casado com a atual governadora do Rio, Rosângela Matheus, a Rosinha Garotinho, é pai de quatro filhos naturais e cinco adotivos.

Leia mais
  • Garotinho assume Secretaria da Segurança do Rio
  • Garotinho promete modernizar polícia do Rio
  • Rosinha diz que coloca na Segurança o que tem de mais importante
  • Quintal deixa Segurança em meio a onda de violência
  • Saiba mais sobre trajetória política de Garotinho

    Especial
  • Veja mais sobre o tráfico no Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página