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16/05/2003
-
03h34
AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo
A prefeitura atrasou a campanha de divulgação do fim de pelo menos 15% das linhas de ônibus de São Paulo, admitiu que a publicação ontem de anúncio pago sobre as mudanças pode ter "alguns erros" e reconheceu que as alterações -que incluem a troca do nome e até de itinerário de outras 191 linhas- podem confundir as viações e boa parte dos 3,5 milhões de usuários diários.
A mudança terá início amanhã, mas a SPTrans (empresa municipal que gerencia o sistema) anunciou que não vai multar as viações que não cumprirem horários e itinerários nos primeiros dias.
A SPTrans havia prometido distribuir ontem mais de 590 mil panfletos explicativos nos terminais de ônibus. Mas um atraso na gráfica, alega a prefeitura, atrapalhou a entrega. Além disso, o serviço telefônico 158 -que estaria à disposição na noite de ontem- só começará a operar com as novas informações hoje. O mesmo vale para o site da SPTrans (www.sptrans.com.br).
As propagandas em rádio e televisão só começarão a ser veiculadas na segunda-feira -quando começa, segundo a SPTrans, o "verdadeiro teste das mudanças". No sábado, são transportados 1,2 milhão de passageiros.
O presidente do órgão, Gerson Bittencourt, afirma que está tranquilo quanto à nova operação e descartou adiar o início da operação por conta do atraso na divulgação. Ele admite que haverá problemas e reclamações, mas diz que a reestruturação é "extremamente necessária".
"Agora, nosso lema para a população, será: desculpem-nos o transtorno, estamos trabalhando para melhorar o transporte coletivo da cidade", afirmou.
Mas, segundo ele, não haverá falta de ônibus. Os veículos das linhas excluídas serão incorporados às de outros trajetos.
"O que vai acontecer é a adaptação desses usuários a uma nova linha ou a uma linha já utilizada que apenas trocará de nome, por exemplo", diz Bittencourt.
Ontem, o presidente da SPTrans esteve reunido com empresários do setor para explicar as estratégias de comunicação da prefeitura e também para conversar sobre a possibilidade de ajustes nas próximas semanas.
"Nos primeiros dias, não vamos multar as empresas. Existe a possibilidade de erro, de o motorista não passar no ponto por não saber o itinerário", disse.
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PALOMA COTESAMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo
A prefeitura atrasou a campanha de divulgação do fim de pelo menos 15% das linhas de ônibus de São Paulo, admitiu que a publicação ontem de anúncio pago sobre as mudanças pode ter "alguns erros" e reconheceu que as alterações -que incluem a troca do nome e até de itinerário de outras 191 linhas- podem confundir as viações e boa parte dos 3,5 milhões de usuários diários.
A mudança terá início amanhã, mas a SPTrans (empresa municipal que gerencia o sistema) anunciou que não vai multar as viações que não cumprirem horários e itinerários nos primeiros dias.
A SPTrans havia prometido distribuir ontem mais de 590 mil panfletos explicativos nos terminais de ônibus. Mas um atraso na gráfica, alega a prefeitura, atrapalhou a entrega. Além disso, o serviço telefônico 158 -que estaria à disposição na noite de ontem- só começará a operar com as novas informações hoje. O mesmo vale para o site da SPTrans (www.sptrans.com.br).
As propagandas em rádio e televisão só começarão a ser veiculadas na segunda-feira -quando começa, segundo a SPTrans, o "verdadeiro teste das mudanças". No sábado, são transportados 1,2 milhão de passageiros.
O presidente do órgão, Gerson Bittencourt, afirma que está tranquilo quanto à nova operação e descartou adiar o início da operação por conta do atraso na divulgação. Ele admite que haverá problemas e reclamações, mas diz que a reestruturação é "extremamente necessária".
"Agora, nosso lema para a população, será: desculpem-nos o transtorno, estamos trabalhando para melhorar o transporte coletivo da cidade", afirmou.
Mas, segundo ele, não haverá falta de ônibus. Os veículos das linhas excluídas serão incorporados às de outros trajetos.
"O que vai acontecer é a adaptação desses usuários a uma nova linha ou a uma linha já utilizada que apenas trocará de nome, por exemplo", diz Bittencourt.
Ontem, o presidente da SPTrans esteve reunido com empresários do setor para explicar as estratégias de comunicação da prefeitura e também para conversar sobre a possibilidade de ajustes nas próximas semanas.
"Nos primeiros dias, não vamos multar as empresas. Existe a possibilidade de erro, de o motorista não passar no ponto por não saber o itinerário", disse.
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