Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2003 - 10h04

Número de casamentos no país sofre ligeiro aumento

Publicidade

da Folha Online

Em 2002 foram realizados 715.166 casamentos no Brasil, o que representa aumento de 1% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O número de casamentos apresentou flutuações ao longo de toda a década de 90, tendo atingido seu patamar mínimo em 1998, quando foram registrados 698 mil casamentos, recuperando-se logo no ano seguinte, quando ocorreram 788 mil uniões legais, sendo este o pico de casamentos no período.

Um dos motivos para a retomada no número de uniões legais foi a realização de casamentos coletivos em diversas cidades, resultado da parceria entre as prefeituras locais e a Igreja Católica, que em boa parte estava legalizando uniões consensuais.

Perfil

Segundo o IBGE, como em anos anteriores, a maior proporção de casamentos em 2002 foi entre solteiros (87,0%), seguida de casamentos com um dos cônjuges solteiro (10,5). Embora o casamento entre solteiros tenha predominado ao longo de décadas, ele vem cedendo lugar aos outros tipos de união, sobretudo, entre as pessoas divorciadas e solteiras que tiveram uma participação relativa de 8,3% no total de casamentos.

Conforme a pesquisa, no ano passado 69% das uniões legais ocorreram entre pessoas de até 29 anos de idade, sendo que entre as mulheres a maior taxa de nupcialidade ocorreu no grupo etário de 20 a 24 anos (27,4%). Para os homens esta taxa se repete só que no grupo de 25 a 29 anos (28,4%).

Conforme o IBGE, as taxas de nupcialidade feminina são, sistematicamente, mais baixas do que as masculinas a partir do grupo etário 25 a 29 anos, o que demonstra que os homens ficam mais suscetíveis ao casamento em idades mais avançadas do que as mulheres, sinalizando um comportamento de maior vulnerabilidade ante à solidão para as pessoas do sexo masculino.

Seguindo análise sobre a idade dos cônjuges, verificou-se em 2002 que, em média, 12% dos cônjuges tinham menos de 20 anos de idade, ao passo que entre as pessoas com mais de 60 anos foi de 2%. De um modo geral, apenas 10% das uniões legais ocorreram entre pessoas com mais de 39 anos de idade.

Idade

A idade média ao casar, levando-se em consideração o conjunto das uniões, vem aumentando desde o início da década de 90. Em 2002, a idade média entre as mulheres foi de 26,7 e entre os homens de 30,3 anos, contra 23,7 e 27 anos, respectivamente, para mulheres e homens, em 1991.

Leia mais
  • Aumenta número de separações entre casados no país
  • Mortes violentas aumentaram em todo o país em 2002, diz IBGE
  • Violência é a maior causa de mortes entre os jovens
  • Um milhão de crianças não foram registradas em 2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página