Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2004 - 20h09

Piloto autuado em SP se assusta com repercussão do caso, diz PF

Publicidade

LÍVIA MARRA
Editora de Cotidiano da Folha Online

Após ser preso em flagrante e autuado por desacato no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (região metropolitana), o comandante da American Airlines Dale Robbin Hersh, 53, se mostrou surpreso com a repercussão do caso, segundo o superintendente da Polícia Federal, Francisco Baltazar da Silva. Ao passar pelo processo de identificação previsto para americanos, Hersh fez um gesto obsceno ao segurar sua ficha na frente do corpo para ser fotografado pelos agentes.

"Ele se apresentou bastante arrependido e assustado com a repercussão", disse o superintendente da PF. "Ele se deixou fotografar com um gesto obsceno, gesto esse conhecido internacionalmente como obsceno", afirmou.

O vôo, procedente de Miami, pousou em Cumbica por volta das 9h30 desta quarta-feira. Hersh foi levado para a sede da Polícia Federal no aeroporto e, por volta das 16h45, encaminhado para esclarecimentos na Justiça Federal do município. Estava acompanhado por um advogado designado pela companhia aérea.

"A Justiça vai decidir qual procedimento será dado ao comandante. Vai decidir se o comandante agiu de maneira culposa ou dolosa", disse o porta-voz da PF, delegado Wagner Castilho.

O incidente envolveu também os dez tripulantes da aeronave. Eles não puderam entrar no país e foram encaminhados a uma sala da American Airlines para aguardar o vôo de retorno aos Estados Unidos, como passageiros.

"A tripulação acompanhou o gesto de seu comandante e começou a comportar-se de maneira jocosa, maneira a desabonar a atitude dos policiais federais e o sistema de identificação brasileiro", afirmou o delegado. Segundo Castilho, os tripulantes deram risadas e fizeram piadas, "em atitude de claro deboche".

Alguns dos tripulantes se recusaram a passar pelo procedimento de identificação. "Justamente pela recusa inicial de alguns foi feito o procedimento de inadmissão a todos os tripulantes", afirmou Castilho.

Leia mais
  • Comandante de vôo da AA fica à disposição da Justiça, em Guarulhos
  • American Airlines pede desculpas por gesto obsceno de comandante
  • PF utilizará sistema digital para identificar turistas em SP e Rio
  • Entenda o "fichamento" dos turistas americanos no país


    Especial
  • Como você acha que a PF deve proceder no caso do comandante detido em SP?

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página