Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2004 - 19h08

Ibama e ANP iniciam estudos sobre encalhe de baleias no Rio

Publicidade

da Folha Online

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) do Rio de Janeiro e a ANP (Agência Nacional de Petróleo) devem iniciar na próxima semana reuniões técnicas para estudar se a exploração de petróleo na costa sudeste está prejudicando, no litoral do Estado, a rota das baleias que migram da Antártida para o Nordeste.

Duas baleias encalharam na costa: uma em Niterói, no domingo --que não resistiu e morreu na terça-feira-- e outra na quarta-feira, em Búzios. O encontro teria sido marcado antes dos encalhes registrados nesta semana.

Segundo o assessor técnico do Ibama, Walter Plácido, os dois encalhes reforçaram a iniciativa de se estudar, inicialmente, três hipóteses para a desorientação dos animais: poluição ambiental, o aumento do fluxo de plataformas de petróleo e grandes embarcações no mar, e a atividade constante de prospecção sísmica de petróleo, que é feita com um canhão que emite som de 180 decibéis.

Plácido afirma que o Ibama aguarda o resultado das análises do material e sangue que foram coletados das baleias para confirmar se a poluição ambiental afetou os mamíferos aquáticos.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Bombeiros salvam baleia encalhada em Búzios
  • Baleia jubarte morta é levada para aterro sanitário
  • Caça comercial dizimou jubartes; saiba mais sobre a espécie

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre baleias
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página