HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ceará
02/09/2004
Juiz orienta jovens sobre a importância do voto

O juiz titular da 119ª Zona Eleitoral, José Josival da Silva, abandonou o gabinete e está indo ao encontro dos alunos das escolas públicas de Juazeiro do Norte, interior cearense. O objetivo é conscientizar jovens e futuros eleitores sobre a importância do voto e pedir o apoio no combate à corrupção eleitoral. Ele já visitou dez estabelecimentos de ensinos e, até o fim da eleição, pretende visitar outras 20 escolas. Ontem pela manhã, o magistrado proferiu palestra para cerca de 60 alunos da Escola Padre Cícero.

Ele remontou ao tempo do Império referindo-se a Dom Pedro I que, segundo historiou, prometeu vender sua coroa de ouro para não ver nenhum nordestino morrer de fome. “Temos que ficar atentos para as falsas promessas”, apelou o juiz Josival da Silva lembrando que nem a coroa foi vendida e, até hoje, muitos nordestinos ainda morrem de fome. Chamou a atenção, também, para o comportamento de muitos políticos que mudam de postura na época das eleições.

“São abraços, sorrisos, se vestem e falam com humildade e adentram as casas com a maior simplicidade. Depois, dão as costas”. Ao fazer tal comentário o magistrado cobrou dos jovens eleitores que avaliem as propostas, discutam e apresentem sugestões. “O processo político não se acaba com o voto na urna. É preciso a fiscalização posterior dos eleitores quanto ao cumprimento das promessas”, observou Josival lamentando não ser esse um costume do eleitorado.

Com eloquência, ele chamou a atenção para a esperança da juventude por um país melhor e implorou aos novos eleitores para que compareçam às urnas e não anulem ou votem em branco. Num tom crítico, o titular da 119ª eleitoral afirmou que, às vezes, algumas pessoas se deixam levar pelo suprimento de uma necessidade de imediato “sem pensar nas conseqüências do seu ato”. Tais razões, segundo disse, é que o levaram a sair do gabinete para disseminar a mensagem sobre a importância do pleito municipal.

O juiz Josival da Silva aproveitou para advertir os jovens sobre os perigos da droga. Para a diretora da escola Padre Cícero, Helena Macedo Sampaio, “a palestra foi das mais oportunas”. Com apenas 15 anos de idade, Edinara Pereira Rodrigues, da 8ª série, ainda não vota, mas garantiu que já está se preparando para o próximo pleito. O estudante da 7ª série, João Bôsco Rocha, 16 anos, vai votar pela primeira vez e não se envergonha em dizer que desconhece os cargos para os quais vai eleger representantes nas eleições de outubro próximo mesmo após a palestra.


\s informações são do Diário do Nordeste.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
02/09/2004 Objetos de arte resgatam e valorizam matéria-prima de Itaparica
01/09/2004
Médico promove a "amazonização" do Brasil
01/09/2004 Embalagem de leite vira telha ecológica
01/09/2004 Cedeca resgata cidadania de jovens do centro de SP
31/08/2004 Paraibano transforma sucatas em obras de arte
31/08/2004
Prêmio estimula escrita e leitura em alunos da rede pública
31/08/2004
Voluntários orientam coleta do lixo urbano
30/08/2004
Sala 5 levaformação e geração de renda a adolescentes de São Paulo
30/08/2004 ONG usa aulas de tênis nas ruas como inclusão social