HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
negócios
14/10/2003

Responsabilidade social pode beneficiar micro e pequenas empresas

Rodrigo Zavala

Apesar de toda a burocracia e problemas financeiros enfrentados pelas micro e pequenas empresas brasileiras, ser socialmente responsável pode trazer uma série de benefícios econômicos para suas manutenções e ampliações. É o que garante o Programa Ethos-Sebrae para Micro e Pequenas Empresas, lançado hoje, em São Paulo.

Analisando a representação do segmento na economia nacional, a iniciativa é ambiciosa: quer se tornar referência para 99% do total de empresas formalmente constituídas em todo o País.

Para isso, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) uniram-se para desenvolver os conceitos como ética, transparência e sustentabilidade social dentro dos processos de gestão dessas empresas.

Na publicação que acompanha a iniciativa, o micro empresário poderá encontrar um arcabouço de iniciativas que poderá tomar para seguir os indicadores criados pelo Programa Ethos –Sebrae. “No guia, o leitor perceberá que uma mudança de atitude não criará mais dificuldades financeiras, ao contrário, trará novas oportunidades econômicas , maior desenvolvimento profissional dos funcionários e maior contenção de custos”, explica Paulo Itacarambi, diretor Executivo do Instituto.

Segundo ele, quando o empresário despertar para esses conceitos poderá encontrar formas alternativas para uma melhor capacitação da equipe e maior engajamento emocional dos funcionários. Se esses objetivos forem alcançados, a produtividade será maior. “Além de se tornar mais dinâmico, pode ter maior acesso a linhas de crédito, seguindo as novas regras impostas por bancos”, argumenta.

As micro e pequenas empresas formais empregam 41% das carteiras assinadas no País. No mercado informal, estima-se que há entre 11 milhões e 13 milhões de pequenos empreendimentos empregando cerca de 50 milhões de brasileiros. Os dados do Sebrae podem dar uma boa margem do alcance dessa iniciativa.


   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
14/10/2003 Brasil adere a grupo das cidades de 1º mundo
14/10/2003 IR prejudica mais quem ganha menos
14/10/2003 Uma em cada quatro meninas é abusada sexualmente
14/10/2003
MEC quer induzir formação de docente
14/10/2003
Professor ganham 50% do salário de um policial
13/10/2003 Adolescente também precisa ser vacinado
13/10/2003
Governo desenvolve plano para criança e adolescente
13/10/2003
Cidade é abastecida por carro-pipa
13/10/2003
Ministro pede mais verba para Educação
13/10/2003 Educação recebe "fatia" menor da receita