Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Inflação

Os preços têm registrado alta nos últimos meses no país segundo uma série de índices. A expectativa do governo é que a taxa termina dentro da meta, que é um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo. A previsão é que é praticamente nula a probabilidade de a inflação ficar acima da margem superior da meta.
Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Comentários dos leitores
Geraldo Buss (378) 20/06/2008 09h21
Geraldo Buss (378) 20/06/2008 09h21
Agora com o possível retorno da inflação e da elevação dos preços dos alimentos o governo decide aumentar o crédito para a agricultura - imaginando que com isso os preços dos alimentos vão abaixar. Será que tem alguém lá no planalto que tem uma varinha mágica que abre o cofre do governo, jorra dinheiro e o alimento aparece mais barato?! A plantação tem um ciclo e depende de inúmeras variáveis e o dinheiro é a última delas e talvez a menos insignificante. O que o governo precisa fazer e isto é imediato é:reduzir a carga tributária (e não aumentar mais como a CSS), GASTAR com muito mais inteligência fazendo MUITO mais com MUITO menos dinheiro público . Agindo assim com certeza a inflação não volta e os preços não sobem além das leis do mercado. 5 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2233) 20/06/2008 09h06
AGUINALDO VENANCIO (2233) 20/06/2008 09h06
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
PULMAO DO MUNDO??????????
QUE PIADA...
AMIGÃO, ANTES DE "ESCREVER" SOBRE ALGO UE NAO DOMINA, CONSULTE ANTES, NO CASO EM TELA, UM BIOLOGO, UM QUIMICO, SEI LA O QUE, E VERÁ QUE ESTA HISTÓRIA DE "PULMAO DO MUNDO" FOI , E PELO JEITO CONTINUA, SENDO ,OUTRO UFANISMO TUPINIQUIM, E SE CONSIDERARMOS A INCOMPETÊNCIA EM REPRIMIR O DESMATAMENTO, ESTE PULMÃO QUE O "AMIGO" SE REFERE, ESTÁ MAIS PARA "PULMAO DE FUMANTE"(COM O DEVIDO RESPEITO)...
KKKK MUITO ENGRAÇADO...
PULMAO DO MUNDO??
FALA SÉRIO!
25 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2233) 20/06/2008 08h36
AGUINALDO VENANCIO (2233) 20/06/2008 08h36
..OK...
MAS QUANDO ESSSSSSSSSSTE GOVERNO(?), IRÁ CORTAR OS GASTOS DESNECESSÁRIOS? (FUNDAMETNAL PARA O CONTROLE DA INFLAÇÃO, TAMBÉM)
DE LEMBRAR QUE O GOVERNO(?) , SEGUNDO NOTICIÁRIOS, GASTOU MAIS DE 300 MILHOES
EM "EMENDAS" PARA DEPUTADOS SE "ENCANTAREM"
PELA VOLTA DA CPMF, AGORA BATIZADA DE HORROROSA E TOSCA CSS...
JA´VIU NE?
A SOCEDADE , DE NOVO, DEU SUA PARCELA...
ESPERAMOS ATITUDES EFETIVAS...
DE PAPO FURADO JÁ ESTAMOS CHEIOS.
27 opiniões
avalie fechar
fabio fiebrantz (404) 20/06/2008 08h33
fabio fiebrantz (404) 20/06/2008 08h33
Esse governo Lula demora pra perceber as coisas, depois de quase 8 anos no governo percebem que despejar dinheiro publico na mão dos famintos nunca foi e nunca será a solução para a desigualdade social, é preciso investir em infra-estrutura para aumentar a produção e assim gerar empregos que gerem renda real e sustentável , não renda fictícia inflacionaria. Mas objetivo do PT e de Lula sempre foi um só, perpetuar a ignorância e a miséria para poder perpetuar-se no poder, mas pelo jeito o dragão da inflação vai atear fogo em seus planos de dominação, restando ao próximo governo vencê-la, para quando o PT voltar ao governo poder iniciar a distribuição das bolsas desvairadas.
Isso é ter uma herança, e a família toda maldita.
15 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Rodrigues (2) 20/06/2008 06h20
Rodrigo Rodrigues (2) 20/06/2008 06h20
O que nao está claro sobre os incentivos à produçao agrícola lançados pelo governo é se existe ou nao algum critério exigindo que esse dinheiro seja gasto com alimentos: primeiro, que componham a cesta básica; segundo, que estejam destinados ao mercado interno. Se nao houver uma clara discriminaçao, o que pode ocorrer é o subsídio do setor agrícola exportador e a populaçao brasileira, como sempre, pagando preços internacionais para os alimentos que consome e esse dinheiro produzindo soja para ser vendida no mercado internacional. 4 opiniões
avalie fechar
Maria do Rosario Freitas (107) 19/06/2008 23h19
Maria do Rosario Freitas (107) 19/06/2008 23h19
De fato o FHC já acabou com a inflação e com a dignidade de milhões de brasileiros, nunca se viu tanta divisão social como naquela época. Como tudo tem um preço não dá para se fazer correções nas distorções sociais sem ter que conviver com a hipocrisia de que o que é bom é o que serve para POUCOS, neste caso FHC é a medida certa. 13 opiniões
avalie fechar
Washington lima (1) 19/06/2008 19h57
Washington lima (1) 19/06/2008 19h57
SAO PAULO / SP
"O Lula e o PT deveriam ter aprendido com outros partidos e políticos um pouco sobre administração publica antes de se aventurar "
Coisas do tipo que FHC dizia:
"Nao compra, pois nao sabemos como vai ficar o REAL!" 8 anos depois o maior desemprego da historia.
Ou talvez deveriamos fazer mais acordos com o FMI como Itamar fez e tivemos a maior falta de botijao de GAS do Brasil.
Falar de politica é facil, qualquer idiota que estude ou leia uma revista INFOEXAME pode. Mas você precisa viver é a politica, contar pra todo mundo que uma capital como SP viveu uma crise de violencia, enchentes e fome devido ao governo FHC que culpava o prefeito e o governador. Tudo mudou depois que a Marta foi prefeita.
Señores o Brasil acaba de respirar, os unicos que nao olham sao os proprios brasileiros.
Mas fora do Brasil todo mundo ta de olho nele, porque a China ia ser a proxima potencia se nao fosse esse desastre natural. Agora vai sobrar pro Brasil que é chamado de pulmao do mundo.
Nem parece que a 10 anos atraz o nordeste vivia de seca e fome. Tudo passou, mas a historia esta mais viva do que nunca.
que Deus abencoe todo o povo brasileiro e que a esperanca sigue assim mudando nosso pais e o mundo.
Obrigado!!!
24 opiniões
avalie fechar
M Mig (2352) 19/06/2008 13h54
M Mig (2352) 19/06/2008 13h54
Agnaldo venancio,
Concordo com você sobre o FHC, alias tenho saudades da administração dele. FHC é um administrador e um político (no sentido correto da palavra) e não um aventureiro e político (no sentido pejorativo da palavra) como o lula.
39 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (345) 19/06/2008 12h57
MAC Castro (345) 19/06/2008 12h57
CARACAS, margem de segurança da inflação de 2 pontos percentuais para cima e para baixo, MEU DEUS, eles trabalham com uma margem de 50% +- , EU QUERO UMA BOQUINHA NESSE GOVERNO, eu quero ser Ministro da Economia, porque com essa folga de previsão até minha "cachorrinha" governa esse País. 6 opiniões
avalie fechar
M Mig (2352) 19/06/2008 12h30
M Mig (2352) 19/06/2008 12h30
Paraiso?? será que o nosso presidente estava se referindo ao bairro do paraiso em SP? por que esse é o único paraiso que a população não alienada enxerga.
Venancio, concordo com você sobre o sujeito pagar um carro durante dez anos pois o que se vê um sujeito que tem dinheiro para comprar (por exemplo) um gol mil e compra um golf... mas não vai ter dinheiro para manter esse veiculo (e o povinho não enxerga isso).
Que o nosso governo gasta fortunas desnecessariamente ( e principalmente a administração lula) exclusivamente com os seus interesses e sem pensar na população ... isso não é novidade (lembre-se tambem dos gastos com publicidade que o lula e a martaxa gastam na época das eleições).
O fato é que o nivel de vida, cultura e poder aquisitivo (real, não ilusório) no Brasil esta caindo vertiginosamente, a inflação não voltou agora, ela já se estabeleceu e faltou pró-atividade e maturidade para o nosso governo federal não deixar o país chegara esse ponto... agora quem paga?? O povo, pra variar.
Admito que não existe governo perfeito, que tenha que priorizar um problema diante de outros e que só conte com elementos realmente honestos e integros.... MAS NUNCA VÍ UM PARTIDO E UM GOVERNO TÃO DESONESTO E NEGLIGENTE! O PT MAL E PORCAMENTE SERVE PARA SER OPOSIÇÃO, NUNCA SITUAÇÃO.
O lula e o PT deveriam ter aprendido com outros partidos e políticos um pouco sobre administração publica antes de se aventurar
49 opiniões
avalie fechar
Daniel Rezende (4) 19/06/2008 10h43
Daniel Rezende (4) 19/06/2008 10h43
BARUERI / SP
Caro Barata:
Consumir ou não consumir, eis a questão.
Ao contrário do seu pensamento, acho que a redução do consumo deveria partir primeiro do governo.
Pois esse governo não tem competencia para conter a fome de gastos. Vou citar alguns exemplos de compras da Presidencia da República:
Cerca de 200 quilos de camarão, mil chicletes, 500 caixas de bombom, 96 pacotes de ração de cachorro, 300 frascos de desinfetantes, 200 de essência aromática e 200 cartuchos de tinta de impressora, fora as contratações de empresas de buffet para prestarem serviços em eventos em locais requintados, etc.
Fonte: Contas Abertas.
5 opiniões
avalie fechar
manoel alves pereira (99) 19/06/2008 10h22
manoel alves pereira (99) 19/06/2008 10h22
Fazer discurso para enganar a população dizendo que o Governo estuda medidas para conter a inflação é fácil. O que eles não querem é tomar as medidas necessárias para solução do problema.
Não se combate a inflação se não houver diminuição da carga tributária e dos juros. Isto o Governo não quer, pois a sua ganância é maior que o interesse da população. O problema é que o modelo econômico brasileiro foi feito apenas para castigar o povo trabalhador e beneficiar os politicos, empresários e banqueiros. Isso o Sr. Lula ou o Sr. Henrique Meirelles não falam.
Para por fim a inflação é fácil. Diminua a carga tributária e os juros, faça as concessionárias que administram as rodovias respeitarem o limite de quilometragem e baixar o preço do pedágio, diminuir o lucro da Petrobrás e baixar o preço do petróleo, incentivar a produção oferecendo beneficios fiscais para empresas e produtores agricolas e por fim exercer a autoridade do governo e exigir que os empresários repassem os beneficios fiscais para o preço final do produto.
Será que eles fazem isso ? claro que não, e sendo assim vamos continuar convivendo com a inflação e com as fórmulas mágicas de uma equipe econômica treinada para beneficiar somente os poderosos.
4 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2233) 19/06/2008 09h44
AGUINALDO VENANCIO (2233) 19/06/2008 09h44
CARO DANILO BARROS:
SE FIZER O QUE O AMIGO SUGERE, O GOVERNO(?)
PODE PERDER PARTE SIGNIFICANTE DE SUA TAO CANTADA-EM-VERSO-E-PROSA POPULARIDADE, AIII, JA VIU NE?
O "PARAISO" PODE SE TRANSFORMAR NUM INFERNO.
KKK
O CARA FICA A VIDA INTERIA PAGANDO UM CARRO..
COMPROMETENDO QUASE TODA SUA RENDA, NESSA "ROUBADA", FALAM MARAVILHAS DESSA FÓRMULA..
SÓ PRA QUEM NAO SABE FAZER CONTA, NE?
MAS,,,VAMOS VIVENDO NO "PARAISO"...
5 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2233) 19/06/2008 09h33
AGUINALDO VENANCIO (2233) 19/06/2008 09h33
CARO M MIG:
ME REFERI AO AUMETNO DO GAS NATURAL (GNV), POIS ESTE TIPO DE COMBUSTIVEL, VIABILIZA MUITA ATIVIDDDE ECONOMICA EM RAZÃO DO CUSTOxBENEFICIO, QUE OS "MORTAIS" TÊM QUE UTILIZAR PARA , PARA BARATEAR CUSTOS...
O QUE PARECE NAO SER UMA PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO...(SO PARA VOTAR O NOVO E INDECETNE CSS, SEGUNDO NOTICIARIO GASTOU MAIS DE 300 MILHOES)
E EM RELAÇÃO AO GAS NATURAL EU NAO LI , SEQUER UMA NOTICIA A RESPEITO...
SE FOSSE UMA NOTICIA DESSAS MIRABOLANTES DESTE GOVERNO (?), ESTE FARIA A MAIOR PIROTECNIA , PARA ANUNCIAR...
COM COISA QUE ELES CONSEGUEM NOS ENGANAR...
ENGANAM OS BENEFICIÁRIOS DA NOVA VERSÃO DO VOTO DE CABRESTO, QUE AGORA DENOMINA-SE:
BOLSA "VALE-VOTO" FAMILIA.
4 opiniões
avalie fechar
danilo barros (106) 19/06/2008 09h18
danilo barros (106) 19/06/2008 09h18
A inflação decorre de um aumento mundial dos preços. Olhe o preço do petróleo; não é aumentando os juros que se vai controlar a inflação, pode haver até um efeito contrário. Uma medida muito eficiente seria limitar o número de parcelas que podem ser financiados bens de consumo, com veículos, o que diminuiria a pressão sobre o consumo desses bens e de outros como combustíveis. 24 opiniões
avalie fechar
CARLOS PERUFFO (12) 19/06/2008 09h08
CARLOS PERUFFO (12) 19/06/2008 09h08
Robson Santos, infelizmente o Banco Central se utiliza do único mecanismo que tem a mão para controle da inflação. Realmente temos a maior taxa de juros real do mundo. Este fato em si DEVERIA ser suficiente para que todo brasileiro corresse tirar vantagem disto já que é um dinheiro fácil que ganhamos sem nenhum esforço. No entanto, o brasileiro não possui cultura de poupança e manda às favas este belo juro e se lança às compras. Tenho um exemplo em família, meu filho sacou o dinheiro da aplicação e comprou um carro porque o juro "não estava valendo a pena". 13 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2233) 19/06/2008 08h51
AGUINALDO VENANCIO (2233) 19/06/2008 08h51
... CHAMA O FHC....
ELE JÁ ACABOU COM A INFLAÇÃO UMA VEZ....
CONHECE!
25 opiniões
avalie fechar
Robson Santos (8) 18/06/2008 19h00
Robson Santos (8) 18/06/2008 19h00
"...quando comparamos a taxa básica real de juros de curto prazo, isto é, a taxa básica de juros de curto prazo descontada a inflação prevista para os próximos 12 meses, chegamos aos seguintes resultados: 0,84% ao ano nos países desenvolvidos; 0,90% nos países em desenvolvimento (exceto Brasil); e 6,73% ao ano no Brasil.
A análise comparativa nos mostra que há, de fato, um preço que está totalmente fora de lugar no Brasil. Um ponto totalmente fora da curva. Uma anomalia internacional. Trata-se da taxa real de juros, ou do preço do dinheiro, que no Brasil é cerca de 7 a 8 vezes mais caro que no resto do mundo. Será que todo o mundo está errado e o Brasil certo? Cabe ao Banco Central, órgão responsável pela política monetária no Brasil, responder esta questão". (Alcides Leite Domingues - professor de Mercado Financeiro da Trevisan Escola de Negócios) -artigo publicado no Valor Econômico em 14/5.
Pergunto: o que justifica termos a maior taxa selic do mundo senão satisfazer aos interesses dos financistas nacionais e estrangeiros, que abocanham, apenas de juros, cerca de R$ 170 bilhões, por ano, do nosso restrito orçamento (Saúde: 50 bi; Educação: 40 bi)? E o sr. Meirelles já dá indicações de que a selic ainda irá aumentar para conter a tal inflação... Apenas o governo "popular" de Lula deu a esses sanguessugas algo em torno de R$ 800 bilhões, só de juros, sobre uma dívida (a tal herança maldita de FHC) que já subiu para R$ 1,3 trilhão!! Aonde iremos parar? Pobre Brasil...
15 opiniões
avalie fechar
B Cosmo (46) 17/06/2008 16h37
B Cosmo (46) 17/06/2008 16h37
A inflação está sobre controle, só ser for o controle internacional! Porque as medidas tomadas pelo Governo deixam a desejar, MAIS impostos, MAIS gastos...
O dólar está caindo como balão na festa de São João, olha a CPI, é MENTIRA.
14 opiniões
avalie fechar
Reginaldo Carvalho (94) 17/06/2008 14h40
Reginaldo Carvalho (94) 17/06/2008 14h40
Os números expressam variações de preços de grandes agregados, o interessante seria se tivéssemos o volume de vendas e a receita desagregados por principais produtos em cada setor.
Assim poderiámos afirmar se a inflação está sendo puxada mesmo pelo aumento de demanda de alimentos: feijão, arroz, etc.
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (300)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página