Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Inflação

Os preços têm registrado alta nos últimos meses no país segundo uma série de índices. A expectativa do governo é que a taxa termina dentro da meta, que é um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo. A previsão é que é praticamente nula a probabilidade de a inflação ficar acima da margem superior da meta.
Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Comentários dos leitores
Marco Martins Vieira (60) 16/06/2008 14h51
Marco Martins Vieira (60) 16/06/2008 14h51
As locuções e frases do sr. Lula são "SIMPLESMENTE PATÉTICAS"...o vestimentário " Carnavalesco". EStranho um dia êle recebe o bravo Bangladeshi que recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2006 ( num contexto pensava eu... de respeito à alguém que dissera que o capitalismo liberal só enxerga lucros e não investimento social e no ser humano) e alguns dias depois está de mão dada com especuladores do Ibovespa.... Estranho Presidente o nosso... 18 opiniões
avalie fechar
Jose Rufino Xavier (116) 16/06/2008 14h22
Jose Rufino Xavier (116) 16/06/2008 14h22
Vocês acreditam nos numeros apresentados pelo governo? Por certo sim, eu não! Fico sempre com o pé atrás. O que é mais triste é que quase todo mundo acredita, muitos expertos e grandes intelectuais, inclusive os meios de comunicações... Nada ficará oculto por muito tempo sem que venha a luz da verdade. QUEM VIVER VERA. 18 opiniões
avalie fechar
Pascoal Rabelo (612) 16/06/2008 13h13
Pascoal Rabelo (612) 16/06/2008 13h13
Caro Manoel Loia,
Disse tudo! Por falta de competência os "agorentos" demoníacos e as aves exóticas "urubulinas" do PSDB, torcem e pedem a Deus por uma desgraça. Único meio que vislumbram derrubar o governo federal, já que faltam-lhes capacidade intelectual para tanto.

Fizeram "figa" para o acidente aéreo da TAM fosse culpa do Lula; projetaram o black-out elétrico no país, pedindo a São Pedro pra parar de chover; inventaram que as usinas e industrias iriam parar de funcionar por falta de gás; "derrubaram" mais um avião, desta vez, chocando-se com um prédio de apartamentos em São Paulo. (O jornalista da foi demitido por mais esta factóide - risos) e, ainda não conseguiram derrubar o presidente.

A moeda da vez é a inflação. De novos, os agorentos e urubulinos, em conluio com a mídia, já projetaram uma inflação astronômica de 71% (mais risos). Falo em 71%, porque, com certeza, esta foi a intenção do jornalista quando fez a "chamada" desta matéria.

Os jornalistas da FSP sabem que é fácil fisgar o pouco discernimento dos "comentaristas surfadores" deste espaço, pois, estes sequer tem o cuidado de ler a chamada da matéria, imagino o resto do texto.

Pelo menos uma coisa possa assegurar: O PT, quando oposição, não era tão desvairado e ridículo assim.

Sds,
Pascoal Rabelo
Salvador - BA.
63 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (269) 16/06/2008 11h35
João Marino Delize (269) 16/06/2008 11h35
Vejo muitos comentários rancorosos nesta coluna democrática. Aliás, cada um tem o direito de se manifestar como queira, mas vamos ao que interessa: - Quando a soja e milho estava com preços baixos culpavam o governo por isto, agora que esta com preços bem altos, querem culpar o governo pela inflação. Senhor Aguinaldo Venâncio. Esta história de culpar o governo pelas coisa ruíns que acontece e não elogiá-lo pelas coisas boas é fruto de gente maldosa como o senhor que só pensa em politicagem. Quantas coisas boas aconteceram no Brasil que o sr. não quer nem ouví-las: Exs. 20 milhoões subiram das classes D e E para as classes B e C. 10 milhões de pessoas saíram da miseria e agora estão consumindo. A dívida externa do Brasil pode ser paga em vista que o que o Brasil possue em Reservas é igual ou maior que a divida. A nossa inflação é a menor dos países emergentes. Agora é claro que o País não poderia fugir e terr uma inflação Zero, pois os combustíveis triplicaram de Preço durante o Governo Lula. Há falta de alimentos no mundo, visto que hoje se planta alimentos trangênicos que não servem para comer e também se fabrica biocombustível com o milho, daí a alta em todo o mundo. Vamos snos reciclar e parar de achar que alguns desvios que há hoje na Economia pode prejudicar o Brasil, já que ñão chegam a 2% do que se desviava nos governos anteriores.
JMD - assinante.
35 opiniões
avalie fechar
Wun Chong Lin (29) 16/06/2008 11h16
Wun Chong Lin (29) 16/06/2008 11h16
Quem que hoje reclama feito um insano a carestia alguma vez levantou voz contra o rei fernandinho das tarifas mensais que estão na estratosfera, frutos das doações das estatais? Então bico fechado porque merecem um pouco de inflação.
Povo brasileiro, contra a tucanalhada não existe nem mídia, nem CPIs, pois são todos caviar da mesma lata: ricos/elite.
Contra a superDilma que vendeu uma empresa falida(a eternamente insolvente VARIG), toda elite midiática golpista deitou o sarrafo, CONTRA O rei fhc, QUE DOOU O PAÍS INTEIRO, nadinha!
25 opiniões
avalie fechar
M Mig (2352) 16/06/2008 11h02
M Mig (2352) 16/06/2008 11h02
A Midia até foi bem branda, pois vemos os preços aumentando mensalmente (isso por que faço compras mensalmente) já a tempos... e os indicadores de inflação não refletem esses aumentos.
Um dos motivos para os indicadores não refletirem esses aumentos e, por consequencia, a midia não apontar o aumentos da inflação é a forma de calculo que prioriza os menores valores. OU seja, a situação na realidade é pior que se imagina.
Acusar a midia (que virou bode espiatório) por noticiar o aumento da inflação é infantil e inconsequente, é fruto de pessoas que se recusam a ver a realidade e tentam defender esse governo petista despreparado e incompetente.
É a mesma coisa que dizer que não se está molhado após entrar na chuva, que é "intriga da oposição", infeflizmente é esse tipo de mentalidade de eleje pessoas como o lulinha e que afundam o nosso pais.
Quando no passado escrevi perguntando onde estavam os petistas para defender o lula na volta da inflação eu não imaginei que para defende-lo os mesmos petistas seriam tão negligentes, mentirosos e levianos a ponto de negar um fato que já bate a porta de todos a muitos meses, a inflação.
Não é o lula a vergionha desse pais, a vergonho desse pais é o povo que vota nele.
38 opiniões
avalie fechar
manoel alves pereira (99) 16/06/2008 10h40
manoel alves pereira (99) 16/06/2008 10h40
Agora os Petistas culpam a imprensa por estar divulgando a inflação. Para mim não é nenhuma surpresa pois todos eles, Petistas, Aliados e Simpatizantes (PAS), se especializaram na tática de tirar o deles da reta e acusar a oposição. Quando se trata de falar bem do Lula a imprensa é respónsável e grande aliada, mas quando são noticiados fatos desfavoráveis ela vira inimiga.
Há muito que venho alertando em meus comentários que vivemos no país do faz de conta e da mentira. A equipe econômica montada no governo Lula é incompentente e comprometida com a classe empresarial e os banqueiros. Não existe nenhum compromisso deste governo com a classe trabalhadora responsável pelos 58% de votos recebidos na última eleição.
Não me venham com essa história que a inflação existe em todo o mundo. Lá se ela existe, existe também a valorização do trabalhador com salários dignos e por isso é muito menos sentida. O que ocorre no Brasil é que pagamos caro em consequencia da carga tributária imposta pelo Governo e ganhamos muito pouco. Este é o motivo pelo qual a inflação é mais sentida no Brasil.
Que culpa tem a imprensa se vivemos no Pais governado pelo Pinóquio ?
6 opiniões
avalie fechar
José Rodrigues Rodrigues (50) 16/06/2008 10h21
José Rodrigues Rodrigues (50) 16/06/2008 10h21
Francisco Ramos; Mais do que os corruPTos festejavam no governo anterior, vai ser difícil. Eram contra tudo; contra a Lei de responsabilidade Fiscal, contra a CPMF que agora choromingam por ela, era uma oposição contra o Brasil e não contra o Governo. "Se deixar de roubar o dinheiro dá". 26 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2233) 16/06/2008 10h01
AGUINALDO VENANCIO (2233) 16/06/2008 10h01
ESCÂNDALOS, CORRUPÇÃO,CINISMO, CARGA PESADISSIMA DE IMPOSTOS (E AINDA QUER RESCUSSITAR IMPOSTOS MORTOS E ENTERRADOS),
OMISSÃO (NAO VI NADA, NAO SEI DE NADA E NAO OUVI NADA...), ETC, ETC, ETC ,,.
E PARA "COLOCAR A CEREJA EM CIMA DO BOLO":
I N F L A Ç A O!!!
CRUZ CREDO!
ALEM DE TUDO ISSO, SE O GOVERNO GASTASSE MENOS, (COMO POR EXEMPLO GASTAR MAIS DE 300 MILHOES EM EMENDAS PARA PARLAMENTARES ADERIREM A ABERRAÇÃO DO IMPOSTO CSS), AJUDARIA EM MUITO O CONTROLE DA INFLAÇÃO..MAS,,,
CAMINHAMOS PARA ONDE JAMAIS QUERIAMOS,,,,
CAIR NOS "BRAÇOS" DA INFLAÇÃO .
QUE LÁSTIMA!
NEM MANTER O PÁIS LONGE DA INFLAÇÃO, CONSEGUIRAM!
25 opiniões
avalie fechar
Desta vez a "CRISE" é da inflação e o custo dos alimentos. A grande mídia está tentando espalhar o pânico entre o povo, dando a impressão que o governo de Lula é o responsável, quando o fato é que até países do Primeiro Mundo estão sendo afetados seriamente pelo mesmo problema. Um pequeno exemplo: a polícia no Reino Unido está pensando entrar em greve porque seu reajuste salarial não acompanhou a alta do custo da vida.
Parece que não passa pelas cabeças dos donos dos jornais e revistas que toda essa paranóia artificial
afeta sua próprio credibilidade.
35 opiniões
avalie fechar
José Rodrigues Rodrigues (50) 16/06/2008 08h32
José Rodrigues Rodrigues (50) 16/06/2008 08h32
Senhor responsável pelo blog ou moderador, acorda, atualize os comentários. 5 opiniões
avalie fechar
Marco Perin (2) 16/06/2008 08h21
Marco Perin (2) 16/06/2008 08h21
SAO PAULO / SP
Acho que a imprensa deve fazer uma revisão rápida de postura diante deste fato já conhecido dos que como eu possuem mais de 40 anos, a inflação.
A "expectativa de inflação" é um dos principais componentes da expiral inflacionária, ela cria um motocontínuo, uma força própria que acaba por justificar, ainda que sem fundamento econômico algum, o movimento do aumento de preços pelo simples fato de que "se vai subir mesmo eu vou é aumentar o meu preço pra não sair perdendo...".
Esse processo não é nenhuma novidade e foi alardeado por anos a fio por vários economistas de várias tendências, atrelados a partidos políticos ou não e inclusive por esta mesma imprensa que agora começa a se deliciar com manchetes como esta, com números fortes que chamam a atenção dos leitores e "vendem jornal".
O momento não é de fortes manchetes e sim de apreensão merece trabalho mais cuidadoso pois ao contrário da coluna policial que pode auxiliar na resolução de um caso com uma manchete com a cara do bandido estampada, não é possível eliminar nenhum processo inflacionário apenas denunciando que ele existe. Aliás, quanto a esse aspecto, sem a imprensa podemos não ficar sabendo de um crime que aconteceu em lugar distante e mas não precisamos da imprensa para saber se há inflação no país! É preciso rever a função e a estratégia, ou será que a única função da imprensa é vender jornal? Neste caso a manchete deverá ser considerada perfeita!!
E nós leitores, queremos que imprensa???
25 opiniões
avalie fechar
José Rodrigues Rodrigues (50) 16/06/2008 07h42
José Rodrigues Rodrigues (50) 16/06/2008 07h42
O governo começou falando de uma inflação de 4% depois 4,5% e agora vem com essa história de 6%; Não se enganem, vai ser de 10% pra lá. A onda da brisa passou. O Governo surfou na (herança maldita?)onda do plano real, sem ter que enfrentar nenhuma crise. Agora chegou a hora da tempestade, vamos ver como ele vai se sair; No mínimo vai dizer que não sabia de nada. "Se deixar de roubar o dinheiro dá". 18 opiniões
avalie fechar
Gustavo B (1) 12/06/2008 17h00
Gustavo B (1) 12/06/2008 17h00
Esses economistas do governo Lula se baseiam totalmente em Fisher Hypothesis e esquecem que o crescimento dos preços está se dando de forma mundial, desta forma aumentando mais o juros, o governo estará ajudando mais os bancos do que a população. 16 opiniões
avalie fechar
O aumento dos juros SELIC sempre foi um artificio para tranferir a arrecadação federal para os banqueiros e não para combater a inflação. A infração representa uma parcela da demanda não satisfeita pela oferta, o que realmente combate a inflação é o aumento da produção e não o aumento dos juros que a nação brasileira sempre foi vitima deste fardo tão pesado que consome tudo o a nação paga. A unica coisa que o governo pode fazer para combater a inflação é efetuara a curto prazo programas de financiamento da iniciativa para produção dos bens de capital ou de consumo ou consumo duravel com preços maximizados em face da sua escacez. A maxização da produção dos bens com oferta insuficiente reduz os preços e consequentemente a inflação. O aumento dos juros provoca a retração da produção dos bens insuficientemente ofertados pela trasferencia da arrecadação para os banqueiros e consequentemente um aumento da inflação. Por conta deste artificio maligno à nação brasileira tem visto a divida interna virar bola de neve astronmica como tambem tem sido espoliada de forma impiedosa por esta pratica odiosa. 29 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (433) 12/06/2008 13h02
Carlos Gonçalves (433) 12/06/2008 13h02
O governo está vivendo um problema que os economistas chamam "dilema econômico". Baixaram os juros, não controlaram, o consumo aumentou, o governo gastou demais - maior consumidor -, aumentou impostos (ofertadores aumentaram os preços), aumentaram tarifas públicas. Agora a inflação, que não aguenta ser sufocada, pois ninguém tem controle sobre as ações dos agentes econômicos - isso só acontece se for natural, ou seja, se todos tiverem credibilidade no equilíbrio econômico e se a economia está estabilizada mediante grau de confiança nas políticas de governo. Como não é o caso, reporto-me ao tempo do absolutismo francês, quando estava chegando ao fim, que parece que é a era PT, e começaram a roubar a população de tudo quanto é jeito. Até que o rei foi derrubado e guilhotinado.
No caso do Brasil, o povo é que vive este fim.
A inflação é a forma sorrateira do Estado roubar o povo. Por um lado gastando vorazmente, daí precisa de dinheiro para pagar suas contas; do outro lado aumentando juros. Só que desse lado a dívida assumida por ele vai às estratosferas. O credor adora juros altos. Aí tudo o que ele faz só tem um ponto. O assalariado, os pequenos investidores, os pequenos produtores, o grito que não ecoa, pois estes não tem poder de lobby, de barganha. Paga o pequeno que não pode chiar, e se reclamar, perde tudo. Perdão só para os grandes e amigos do rei Falsa economia, falso PIB. Falsa poupança. Falso futuro. Buraco negro.
16 opiniões
avalie fechar
M Mig (2352) 12/06/2008 11h48
M Mig (2352) 12/06/2008 11h48
Legal, vamos pagar a conta, pra variar é sempre o pvovo que paga a conta do governo lula. Ou quem voces acha que paga os planos sociais eleitoreiros do PT?? 15 opiniões
avalie fechar
M Mig (2352) 11/06/2008 16h12
M Mig (2352) 11/06/2008 16h12
Sr Manoel Loia, quanto você consegue comprar uma bicicleta o resto do Brasil esta afundando... bicicletinha cara essa heim!! Gostaria que o sr explicasse como consegue progredir... se só o governo tem dinheiro nesse pais, ops, esquecí, o sr disse que orgtãos do governo são seus clientes, isso explica tudo. CHEGA DE MEDIOCRIDADE 14 opiniões
avalie fechar
Mariela Rocha (47) 11/06/2008 12h53
Mariela Rocha (47) 11/06/2008 12h53
O Sr. Manoel Loia de Melo falou tudo!
"os redondos trabalham e não tm tempo pra choradeira, só trabalharam e colhem resultados"
O que acontece é realmente isso, as pessoas que só trabalham, não têm tempo para choradeira, por que sabem que no final do mês vão ter financiamento disso, juros daquilo e impostos para pagar. Daí precisam pensar em suas vidas medíocres, o que lhes toma o tempo de pensar em sua nação, seus irmãos.
Daí acontece o que estamos presenciando neste momentos: corrupção desenfreada, rombos nos cofres públicos, mentiras, quadrilheiros, terroristas, ladrões de banco e bandidos de todas as espécies tomando conta do que é de cada cidadão brasileiro.
Em tempos, dá para dizer que este governo até tem sido bom, uma vez que nuncanahistóriadessepaís falou-se e se pensou tanto em política. Deve ser porque para a maioria, nem trabalhando se consegue pagar todas as contas!
16 opiniões
avalie fechar
fabio fiebrantz (404) 11/06/2008 12h52
fabio fiebrantz (404) 11/06/2008 12h52
Como já havia comentado no fórum da folha, isso era muito previsível, Lula aproveitou o crescimento do mundo e principalmente o da China que favorece paises que tem suas economias baseadas na exploração de matérias primas como o minério e agricultura, e ao invés de investir os dividendos colhidos pelo "espetáculo do crescimento" mundial desde 2001, em infra-estrutura básica para o aumento da produção gerando empregos e oferta de produtos, simplesmente iniciou a distribuição do dinheiro aos quatro ventos pensando sempre na manutenção da sua popularidade, que trouxe de carona a inflação. E sem cobrar nada por isso, nem mesmo a presença escolar das crianças das famílias mais carentes beneficiadas pela bolsa-família foi fiscalizado. (Para que estudar? se nosso Lula sempre critica os intelectuais e nos da o dinheirinho sem cobrar nada!) simplesmente deixando o povo com a falsa sensação que Lula era o salvador da pátria como o mesmo insiste em querer ser visto pela historia desse país. Pronto conseguiu, o índice de inflação já o deixou na historia, Sr. Lula demagogia tem perna curta, pensei que com todos seus anos de vida política, fosse um político mais capacitado, mas agora sei que não passa de um fanfarrão ! 37 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (300)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página