Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Petróleo

O preço da commodity tem disparado por conta da desvalorização do dólar frente a outras moedas e o temor de escassez.


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
sérgio dourado (366) 09/06/2009 11h22
sérgio dourado (366) 09/06/2009 11h22
(continuando). As reservas do pré-sal são apenas mais uma grande capacidade natural do país de responder a crises externas. Temos terras para plantar que ninguém no mundo tem;temos 20% da água doce do mundo;temos reservas naturais e biológicas que todo mundo que botar as mãos. Mas temos uma péssima gestão estratégica desses recursos,Flavio, e isso é o pior dos males. Não adianta estarmos deitados em berço explêncido,como canta o hino nacional, mas é preciso que estejamos em pé e dispostos a ressoar nosso canto aos quatro cantos do globo.Tem-se crise do petróleo,temos pré-sal;é crise de alimentos,é só plantar que dá;falta dinheiro,é só deixar de sonegar que aparece. Portanto, o Brasil carece sim, é de uma grande administração PÚBLICA, voltada a resolver problemas básicos que países com muito menos recursos não passam, como a Coréia do Sul, que tem algo nível percapita e ótimo sistema educacional: esse que realmente catapultou a C. do Sul, ao hall de países mais bem sucedidos do mundo,como décima economia mundial. Quanto ao Brasil, o que fará com os bilhões de dólares advindos do pré-sal, já que esse país não conta com ninguém no governo que pensa em estratégias de inserção mundial de longo prazo? O país tem um Ministério para Assuntos Estratégicos,que conta com o filósofo Mangabeira Unger, em sua liderança. Deveria ter mais voz esse tipo de pasta,que no período militar estava era o Ministério do Planejamento,a economia crescia a médias chinesas até a crise do óleo em 70. 15 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (366) 09/06/2009 11h02
sérgio dourado (366) 09/06/2009 11h02
Flario Perruti -Obrigado pela sua atenção.Mas não me esquivo de contradizer algumas questões que me foram rechaçadas em seu coment. A 5ª frota dos EUA não é um sistema de apoio a nenhum país,pois é um instrumento militar que vigia movimentos nas Américas.Como você deve ser lembrar da Doutrina Monroe,"A América para os americanos",não é de se espantar que cresçam os olhos em nossas reservas de combustíveis que estão dentre as maiores do mundo,o que já facultaria ao Brasil um assento bem quentinho na OPEP.Por que os EUA não ajudam o Brasil a entrar nesse organismo então,já que são tão nossos "amigos"?Será que eles admitiriam que os brazuca também determinassem o preço do barril de óleo no mercado externo?Por que eles não ajudam o Brasil a ter seu assento permanente no Conselho de Segurança da ONU?Henry Kissinger, ex-super secretário dos EUA em governos anteriores, disse que "os EUA não querem um novo Japão em sua vizinhança - em sua América". Adivinha de quem ele estava falando..Enquanto outros países da A. Latina se armam e protegem suas riquezas,seja com falácias ou ações reais,o Brasil ainda acredita em um mundo utópico de paz e justiça que nunca aconteceram na História.Basta ler o tratado "à paz perpétua" de Immanuel Kant,para se ver o quanto é preciso de um mundo mais justo e de direito.Os EUA jamais irão querer ver um de seus vizinhos, vire um gigante.São muitas manobras políticas,militares e econômicas dos nossos "amigos" contra o Brasil.Lembra do foquete de Alcântara? 14 opiniões
avalie fechar
Aqui em Goiânia, o crime de cartel ordenou o preço de R$ 2,57 o litro, na bomba, em todos os postos da capital, por isso, o lucro dos postos já enorme. Para se ter uma noção aqui na estrada de Brasilia a gasolina custa apenas R$ 2,26 na bomba. Não justifica o consumidor não ter nenhuma diferença. Mesmo o Brasil sendo auto suficiente a nossa gasolina é a mais cara do mundo o que não se justifica porque a gasolina baixou de US$ 150 para US$ 50. Na frança a gasolina teve uma redução de mais de 50% no preço. Se tivesse pelo menos a atuação do MPF sobre os carteis de Goiânia o cidadão não pagaria este preço absurdo, a gasolina pode ser vendida em Goiânia, a R$ 2,30 e os postos ainda tem bom lucro. 3 opiniões
avalie fechar
Luiz Donizetti Cerávolo (376) 09/06/2009 08h34
Luiz Donizetti Cerávolo (376) 09/06/2009 08h34
Na realidade, o preço da gasolina será sempre um abuso para o consumidor brasileiro. O governo descobriu ser a galinha dos ovos de ouro e enquanto tiver em suas mãos uma estatal do porte da Petrobrás, vai continuar usando-a para financiar suas campanhas populistas e desastrosas, em meu ponto de vista, como as "bolsas tudo" implantadas. Não conformo saber que exportamos para a Argentina a gasolina a R$0,60 o litro e aqui em meu estado (SC) pago na bomba R$ 2,55/litro. 9 opiniões
avalie fechar
flavio pierotti pe (11) 30/05/2009 12h25
flavio pierotti pe (11) 30/05/2009 12h25
Sergio Dourado.
Concordo com muito do que voce diz, mas não vejo a 5a. Frota Americana como ameça, e sim como aliada. O Brasil é amigo dos USA. E os USA sabem onde e como se meter. Invasão no Brasil é motivo p/ 3a guerra mundial meu chapa. E é muito interessante para nós, termos a proteção deles das nossas reservas, que eles também vão explorar. Aliás, todo o mundo ocidental vai se beneficiar com o óleo Brasileiro. O petroleo está no Brasil, mas ele não é só nosso. Ele não é nossa salvação contra as mazelas do nosso pais. Ele é somente a porta de entrada do Brasil no mundo civilizado. Resta a nós Brasileiros saber administrar isso.
8 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (833) 30/05/2009 11h51
Bolinha da Lulu (833) 30/05/2009 11h51
Preço da gasolina.
Agora que o petroleo esta subindo novamente, hoje estando a cotação em US$ 66. Como há uma correlação entre a desvalorização do dolar e o aumento do petroleo(antes custava R$ 92 agora R$ 130) já esta havendo uma supervalorização para não dizer especulação do produto e nossa redução no preço da gasolina esta indo para o vinagre. Como a Petrobras não promoveu a redução no tempo devido, agora será muito mais dificil que isso aconteça. Em dolar o preço aumentou 65% já em real foram 41%. Agora se pensarmos que antes o preço era US$ 150 e caiu para US$ 40 e em reais seria R$ 240 contra os R$ 92. Houve uma queda de 73% em dolar contra 62% em real.
Ao imaginarmosque os preços estivessem sendo suficiente para a empresa se manter no mercado e investir podemos dizer que supondo que o preço na bomba seja R$ 2,50 teriamos em real uma queda para R$ ,95 o litro do combustivel. E hoje com o aumento teriamos o preço en torno de R$ 1,34.
O que gostaria de perguntar é:
ONDE ESTÁ TODA ESSA GRANA QUE PAGAMOS POR 8 MESES SEM TERMOS NENHUM BENEFÍCIO?
12 opiniões
avalie fechar
Rafael Navegantes (2) 29/05/2009 11h48
Rafael Navegantes (2) 29/05/2009 11h48
Quero saber porque o pólo norte pertence apenas aos países que fazem fronteira com a região e o pólo sul não só pertence aos países de fronteira, mas também a diversos países do planeta? Se for assim o Brasil tem direito a explorar o provável petróleo existente no Ártico assim como outros países do planeta. Do contrário os países do sul devem se impor e expulsar países de fora do hemisfério sul de explorar a Antartica que provavelmente também tem petróleo. 3 opiniões
avalie fechar
Louis Fod (340) 29/05/2009 11h34
Louis Fod (340) 29/05/2009 11h34
O maior benefício que o petróleo pode nos trazer é acabar, centenas de novas tecnologias vão sair da gaveta. É bom trocar as reservas brasileiras para Euro, lentamente para evitar tensões e porta-aviões no nosso litoral. A moeda japonesa e a chinesa são interessantes também, isso porque os asiáticos são mais inteligentes e irão dominar todas as tecnologias que tenham taxa de retorno alta. Exemplo: fabricação de baterias, capacitores de potência, inversores, motores elétricos, geração de energia elétrica, ciclo do hidrogênio, hardwares, eletrodomésticos e similares. Nos somos muito bons em criar cartório e embaçar novas idéias, será que temos alguma chance? Quando a conversão dos carros para carros elétricos começar a ser feita industrialmente, nossos carros não vão valer nem merreca. Isso pode ser visto no norte dos Estados Unidos e no Canadá: amadores já estão convertendo seus carros, há varias opções de motor entre 108 e 300 volts. Queimar petróleo é uma tecnologia suja e obsoleta, não falta muito para que ela seja substituída, depois que proibiram o cigarro, só falta proibir o diesel. 2 opiniões
avalie fechar
celso assis (99) 28/05/2009 18h49
celso assis (99) 28/05/2009 18h49
Estou comprando protetores de ouvidos para proteger-me do estouro que parece vai ser maior desta vez 1 opinião
avalie fechar
sérgio dourado (366) 27/05/2009 02h43
sérgio dourado (366) 27/05/2009 02h43
Bom,se é preciso que estrangeiros cresçam o olho nas riquezas do Brasil para nos cercarmos de cuidados necessários e óbvios quanto à camada pré-sal,então estamos fritos.Pois os EUA já reativaram sua frota de "vigilância" nos mares da América Latina:coincidência,em plena descoberta de reservas tão gigantescas que até poderiam salvar o mundo de uma crise energética?O que fizeram com Saddam Hussein quando esse quis transformar o lastro do petróleo iraquiano de dólares para Euro?O Brasil ainda é advertido do que mais sabemos aqui:a calhordice das figuras "políticas" que atrazam as definições estratégicas para o país.Sei que o preço do barril ainda está baixo,e por isso a Petrobrás também lucra tanto cobrando mais dos brasileiros do que a estatal venezuelana PDVSA cobra dos cidadãos de seu país.Até poderíamos estar pagando algo parecido com os preços atuais,mas a carga de imposto sobre os combustíveis deveria ser revertida obrigatoriamente em manutenção de estradas e rodovias,como a Contribuição de Intervenção sobre Domínio Econômico -CIDE-.Mas estamos longe de ter essa consciência no plano político,apesar de que acredito que se poderia recorrer -ou rezar-ao Ministério Público sobre a referida taxa:que foi criada como finalidade de se manter as estradas em estado transitável,imagino,mas que é usada para engordar o "senhor do Brasil":o superávit primário.Que é a economia de toda sociedade e governo para pagamento de juros da dívida pública:algo em torno de 160/70 bilhões de reais. 25 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 26/05/2009 22h10
João Carlos Gagliardi (2328) 26/05/2009 22h10
A Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, foi inicialmente orçada em US$9 bi.
As obras de terraplanagem, nem acabaram e o valor para a conclusão da obra, já saltou para US$23 bi...
Até mesmo o fanfarrão bolivariano, está procurando um jeito de pular fora dessa fria.
É tanto dinheiro sendo desviado, que até ele deve ter achado difícil, justificar algo assim...
Depois, ainda tem gente que uma CPI na Petrobras é bobagem.
Até é...
Ali deveria era ter logo uma intervenção, aí sim seria mais adequado, com toda a certeza.
28 opiniões
avalie fechar
Nikacio Lemos (175) 26/05/2009 20h53
Nikacio Lemos (175) 26/05/2009 20h53
Lua e o Ditador Hugo Chávez: Amizade prejudicial para o Brasil!!!
Certos visinhos como: Equador, Bolívia e Venezuela, só querem mesmo é nos ferrar.
Argentina é outra falsa amiga e o Paraguai o novo desafiador que também faz ameaças ao Brasil para tirar proveito e ser favorecido pelo Governo Lula no caso ITAIPU.
Alguém duvida que Lula possa favorecer o Bispo?
Alguém duvida que amizade entre Lula e o Ditador Hugo Chávez pode ser nocivo ao Brasil?
4 opiniões
avalie fechar
José Noaldo Pinto (3) 26/05/2009 20h23
José Noaldo Pinto (3) 26/05/2009 20h23
Esta reunião de Lula com Chavez em Salvador precisa de maior esclarecimento. 1) Se era para fechar acordo sobre a refinaria de Pernambuco , o local mais apropriado seria Pernambuco. 2)Não houve acerto algum,e a Venezuela continua sem aportar nenhum centavo neste emprrendimento. Então, mais uma justificativa para a CPI da PETROBRAS,já que as principais denúncias contra a estatal recaí exatamente na construção desta refinaria. Alguem precisa explicar melhor esta situação. 3 opiniões
avalie fechar
Luiz Carlos De Araujo (1) 26/05/2009 18h50
Luiz Carlos De Araujo (1) 26/05/2009 18h50
Esse pessoal (Chávez & Companhia) quer apenas tirar proveito do fato de viverem num país menor que o nosso. Eles só exigem, nada oferecem. Como se o Brasil estivesse mesmo em condições privilegiadas no mundo atual... Não é bem assim. Nossos problemas continuam sendo maiores que os deles. Ainda temos muita miséria para debelar, não estamos em condições de aceitar passivamente que eles se apropriem do que é nosso quando bem entenderem, como estão fazendo. 1 opinião
avalie fechar
Eduardo Giorgini (482) 26/05/2009 15h20
Eduardo Giorgini (482) 26/05/2009 15h20
Acho um grave erro pensarmos somente em Petrobrás.
Enquanto isso, uma nova geração estudando nas escolas publicas precárias e saúde publica um caos.
Me ensinam a ser otimistas com o governo PT?
Aceito sujestões.
Eduardo.
10 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (323) 26/05/2009 11h28
paulo cezar (323) 26/05/2009 11h28
"A reportagem ( do FINANCIAL TIMES ) afirma que até agora o Brasil tem gerido bem sua indústria, permitindo que a Petrobras se transforme em "uma das mais avançadas companhias internacionais de petróleo." ...... Palavras que soam como uma tapa na cara de qualquer bom tucano ou demo, que ataca a petrobras como "cumpanheira", ou afins.... 47 opiniões
avalie fechar
jose valias (375) 26/05/2009 10h07
jose valias (375) 26/05/2009 10h07
Arabia Saudita diz que preço justo do petroleo é U$80,00. Porque então praticaram preços acima de U$100,00 e chegando até $147,00 ? Nós brasileiros podemos achar o quanto vale a saca de soja ?. O petroleo sempre esteve abaixo dos $40,00 e mesmo assim eles nadam em dinheiro. Acima disso complica a vida de muitos paises dependentes de petroleo. È ganância excessiva. 4 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (482) 25/05/2009 14h33
Eduardo Giorgini (482) 25/05/2009 14h33
Então PT para sempre ? 3 opiniões
avalie fechar
Francisco Nabor (121) 05/05/2009 00h14
Francisco Nabor (121) 05/05/2009 00h14
Não podemos ter pressa com o novo marco regulatório do petróleo, temos q acabar com os leilões, seja onde for no território nacional, proteger nossas riquezas para as futuras gerações, basta o q FHC fez com a Vale do Rio Doce e queria fazer com a Petrobrás, BB e CEF, este crápula e sua turma, PSDB/DEM, nunca mais. O petróleo começou a subir novamente, cadê os caras q diz q a gasolina é cara, quando o barril chegou a 147 dólares o litro era para custar 6 reais e porque não subiu? responda Míriam Leitão. 35 opiniões
avalie fechar
jose valias (375) 27/04/2009 15h00
jose valias (375) 27/04/2009 15h00
os donos do petroleo estão chorando o barril à Us50,00. Lambusaram-se em dinheiro, construiram paraisos artificiais, e esquecem que o duro é vendermos uma saca de milho por U$7,00. Para se colher o milho trabalha-se muito, corre-se riscos, paga-se impostos, etc. Alem do fato do petroleo custar hoje U$50,00 ´já ser um absurdo, pois historicamente sempre foi muito mais barato. A ganância desses Sheiks é ilimitada para um produto de extração. Está parecendo até a nossa CVRD "Vale". Que vão trabalhem mais e chorem menos. 11 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (368)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página