Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2006 - 11h00

Ex-executivo da Enron deve ser preso após ter negação pedido de fiança

Publicidade

da Folha Online

O pedido de liberdade mediante pagamento de fiança feito pelos advogados do ex-executivo-chefe da Enron, Jeffrey Skilling, foi negado por uma corte de apelações dos EUA e ele deve se encaminhar a uma prisão federal no Estado de Minnesota, segundo reportagem desta quarta-feira do diário americano "The Wall Street Journal".

O pedido foi feito para que Skilling pudesse aguardar em liberdade enquanto seu pedido de apelação de sua condenação, em maio deste ano, em 19 acusações ligadas à quebra da Enron, em 2001. Em outubro, ele foi sentenciado a 24 anos e quatro meses de prisão, por seu envolvimento na falência da empresa.

A decisão, anunciada nesta terça-feira, veio um dia depois de a corte de apelações ter adiado temporariamente o prazo para que Skilling se apresentasse a um presídio federal na cidade de Waseca, em Minnesota.

Segundo a corte, a apelação de Skilling não deve reverter as condenações das 19 acusações contra ele.

A corte de apelações, no entanto, criticou algumas das decisões da corte federal que condenou Skilling em maio. "Nossa revisão revelou graves fragilidades na condenação de Skilling por conspiração, fraude e vazamento de informações privilegiadas", segundo a decisão da corte de apelações.

O advogado de defesa de Skilling, Daniel Petrocelli, destacou que essas três acusações formam o núcleo da condenação o ex-executivo e, se forem descartadas na apelação, a sentença de seu cliente teria uma "redução substancial". "Sentimos grande alívio quanto à conclusão da corte, de que parece haver fragilidades nas condenações", disse Petrocelli.

Leia mais
  • Jeffrey Skilling, ex-Enron, é condenado a 24 anos e quatro meses de prisão
  • Juiz dos EUA cancela condenação de fundador da Enron, morto em julho
  • Kenneth Lay, fundador da Enron, morre aos 64
  • Fundador e ex-executivo da Enron são julgados culpados nos EUA
  • Documentário indicado ao Oscar conta saga de Kenneth Lay e da Enron

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o caso Enron
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página