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09/11/2007 - 11h48

Anac registrou 224 infrações só em um mês

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da Folha de S.Paulo, no Rio

Apenas entre 26 de agosto e 26 de setembro, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) abriu 224 autos de infração contra a BRA, segundo dados informados ontem pela agência reguladora.

Como comparação, entre março de 2006 e junho deste ano todas as companhias de pequeno porte juntas tiveram 510 autos de infração.

O auto de infração é o primeiro passo para uma companhia aérea ser multada pela agência por irregularidades, e pode ter origem ou em reclamações de passageiros ou em fiscalização da Anac.

Entre o final de agosto e final de setembro, foram 454 reclamações de passageiros contra a companhia aérea (42 por problemas em bagagem, 18 de overbooking, 184 de atrasos de vôo, 47 de cancelamentos de vôo, 15 de mau atendimento e 48 de outras reclamações).

Em dois dias, desde que anunciou o cancelamento de suas operações, a companhia recebeu mais da metade das reclamações que havia recebido em um mês inteiro nos juizados especiais dos aeroportos Tom Jobim e Santos Dummont, no Rio.

Entre terça-feira e quarta-feira, segundo balanço da Justiça do Rio, os juizados receberam 54 queixas contra a companhia. Em todo o mês de outubro, a BRA foi alvo de 92 reclamações.

Mas, como não há mais nenhum representante da BRA nos aeroportos, os juízes não conseguiram firmar acordos e os casos estão se transformando diretamente em ações judiciais. No procedimento normal dos juizados dos aeroportos, esse recurso só é feito quando não há acordo entre as companhias aéreas e os reclamantes.

Em todo o mês de outubro, a BRA concentrou cerca de 17% das reclamações nos juizados dos aeroportos do Rio, o terceiro maior número, atrás da Gol e da TAM, de acordo com balanço realizado pela Justiça.

Segundo o levantamento, houve 545 queixas no total, 92 delas à BRA. Em 62% dos casos, a companhia aceitou acordos com os reclamantes.

Ainda de acordo com a Justiça, entre terça-feira e quarta-feira o juizado do aeroporto internacional Tom Jobim recebeu 36 queixas contra a BRA e o Santos Dummont, 13.

Dados da Anac referentes ao período de janeiro a outubro mostram que a Gol lidera o ranking de reclamações protocoladas nos serviços de atendimento a passageiros em aeroportos. De janeiro a outubro deste ano, foram registradas 2.018 queixas. Deste total, 807, cerca de 40%, estão relacionadas à Gol.

A Gol responde por uma fatia de 38,73% do mercado, de acordo com dados de janeiro a setembro da Anac. A TAM, líder de mercado, com 49,13%, registrou 609 reclamações.

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