Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2008 - 13h48

Europa ainda não está ameaçada por recessão, diz FMI

Publicidade

da France Presse, em Paris

A Europa não está ameaçada por enquanto por uma recessão, embora o FMI (Fundo Monetário Internacional) vá rever para baixo suas previsões de crescimento para a região, estimou nesta segunda-feira Michael Deppler, diretor do FMI para a Europa.

Ouvido sobre a eventualidade de uma recessão na Europa por contágio dos Estados Unidos, Deppler respondeu que "isto não está entre as previsões" do FMI.

Os novos prognósticos de crescimento na Europa do FMI, que serão publicados em semanas, estão "em baixa, mas não se fala" de recessão agora, afirmou Deppler.

O funcionário negou-se a precisar se os Estados Unidos já estariam em recessão, limitando-se a indicar que "claramente o desenrolar da economia" caminha "no sentido de um debilitamento" do crescimento no país.

Deppler acrescentou que os efeitos do contágio "através do intercâmbio comercial, da confiança" dos consumidores ou das empresas e "os mercados financeiros teriam implicações negativas para a Europa" e os países emergentes.

Segundo ele, no entanto, os efeitos da crise financeira na Europa se farão sentir com intensidade duas vezes menor que nos Estados Unidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página