Dinheiro
24/09/2008 - 14h11

Governo não deve pagar muito caro por papéis com problemas, diz Bernanke

Publicidade

da France Presse, em Washington
com Folha Online

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, afirmou nesta quarta-feira que o governo deve evitar pagar muito caro pelas dívidas "podres" dos bancos que o plano de resgate do Tesouro propõe recomprar por até US$ 700 bilhões.

"Eu não acho que o governo deva recomprar estes ativos por um preço muito alto", declarou Bernanke à comissão econômica mista do Congresso.

O presidente do banco central esclareceu desta forma as afirmações da véspera no Senado e que, segundo ele, foram mal interpretadas.

Bernanke havia dado a impressão de ser favorável a um preço acima do valor de mercado para aliviar os balanços dos bancos, o que pesaria ainda mais no bolso dos contribuintes.

O presidente do Fed explicou que, perdendo toda liquidez, os ativos ligados aos créditos imobiliários de alto risco ("subprime") podem ser vendidos por um preço irrisório e que a intervenção de um "grande comprador" como o Estado no mercado forçaria o aumento dos preços.

"É possível que o governo compre estes ativos, que ganhe lucros, e que isto beneficie o sistema, tornando as coisas mais claras, e introduzindo transparência e liquidez nos mercados", disse.

O presidente do Fed classificou ainda a crise do crédito como "a mais significativa crise financeira desde o período do pós-guerra".

Bernanke afirmou ainda nesta quarta-feira que o plano de resgate do Tesouro não deve ter efeito acelerador sobre a inflação. "Este plano não é um estimulante fiscal. Não espero nenhum efeito deste plano sobre a inflação. Queremos simplesmente estabilizar o sistema", declarou.

O presidente do Fed também mandou um recado aos parlamentares: "Se não adotarmos este plano, a economia piorar e as receitas orçamentárias serão fortemente abaladas. Agir vai custar menos caro do que não fazer nada".

Ontem, ao lado do secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, Bernanke disse ao comitê bancário que a economia americana corre o risco de entrar em recessão, com o aumento do desemprego e do número de despejos, se o Congresso não aprovar o pacote.

Comentários dos leitores
Cassio Tavares (532) 07/11/2009 22h14
Cassio Tavares (532) 07/11/2009 22h14
Marcos Hundsdofer, me desculpe se escrevi seu nome errado por ser um nome não muito comum a nós brasileiros. Mas o assunto é outro. Voce diz que a educação é fundamental para o desenvolvimento do país, qualquer que ele seja. Concordo plenamente. Acontece que o Brasil foi governado por 8 anos por um senhor que disse assim : ESQUEÇAM DE TUDO QUE ESCREVI. E aí. Um cidadão que fez curso superior, sabe falar, ingles, frances, polones, noruegues, chines, japones, paquistanes, mas não sabe portugues. É que ele fez uma confusão tão grande que no fim não sabia nem portugues. Como podemos ter uma educação de qualidade se o mais alto mandatário diz que é para botar fogo em tudo que escreveu e que vai um dia ( que Deus o tenha, apezar de ateu ) morre de uma doença rara : dor de cotovelo ou a conhecida, inveja.
E como tratar bem os aposentados se ele disse assim :
ESSES APOSENTADOS SÃO TODOS UNS VAGABUNDOS. Não tentem consertar o que ele disse porque senão a emenda vai ficar pior que o soneto.
sem opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (532) 07/11/2009 20h03
Cassio Tavares (532) 07/11/2009 20h03
Antonio Gonçalves, obrigado seus elogios até porque aqui eu só divulgo dados e verdades irrefutáveis tomando por base aqueles já publicados pelo próprio governo anterior. Verdades são verdades e continuaram sendo verdades quer queiram ou não os que aqui me criticam. Para mim não faz a menor diferença. Se quizerem botar aí 100 vezes uma 1 estrelinha para mim, não estou nem aí. Eu admiro muito o Presidente Lula e tenho motivos de sobra para isso, até porque não votei nele nas eleições de 2.002 mas com muito orgulho coloquei meu no atual presidente em 2.006. pena que ele não pode se candidatar novamente em 2.010 até porque ele é um democrata que disse por várias vezes que para ele não existia essa hipótese, ao contrário do tão badalado presidente da Colombia Alvaro Uribe, que " arrancou " um 3° mandato no congresso daquele país, que só ele, e os " mui democratas " de lá sabem como. O curioso é que a Colombia é o maior produtor e exportador de cocaina do mundo. Será que há alguma ligação entre esses 2 fatos ? 2 opiniões
avalie fechar
celso assis (60) 07/11/2009 15h32
celso assis (60) 07/11/2009 15h32
COMO EU JÁ ESCREVI, ERROS AO DIGITAR É UMA COISA, AGORA ESCREVER TOTALMENTE ERRADO É INADIMISSIVEL.
VOLTEM PARA O CURSO BÁSICO SRS, ANTES DE TENTAREM CRITICAREM OU ELOGIAREM ALGUEM, E TB TENTEM FICAR CALMINHOS, POIS VCS SABEM QUE SUAS BOQUINHAS ESTÃO PARA TERMINAR
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4259)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca