Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2004 - 17h03

China abre mercado para carne e frango brasileiros

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

Os produtores brasileiros de carne bovina e frango estão entre os principais beneficiados pelos acordos comerciais assinados hoje entre Brasil e China.

Segundo o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, esses acordos representam uma abertura do mercado chinês para os produtos brasileiros. No entanto, ainda estão em estudo as medidas para garantir o acesso da soja e das frutas brasileiras a esse mercado.

"É um primeiro ponto de importância para a agricultura. Há uma clara definição de abertura de mercado", disse o ministro.

Pelos acordo, abre-se o mercado chinês de carne bovina in natura para o Brasil, inclusive com a exportação de miúdos. O Brasil também vai exportar frango in natura para a China.

Em troca, ficou acertada a abertura para a venda de frangos e suínos processados, além de tripas suínas, da China para o Brasil.

Para ajudar a remover os gargalos que atrapalham o crescimento das exportações brasileiras, também ficou acertado que haverá investimentos chineses em infra-estrutura no Brasil, em portos e estradas, que serão pagos com as próprias exportações agrícolas.

A China também demonstrou interesse em arrendar terras no Brasil para produção agrícola. Mas será feito apenas o aluguel das terras, e não a compra de propriedades rurais.

Leia mais
  • Veja os principais pontos dos acordos assinados entre Brasil e China
  • Brasil assina acordos para turismo, indústria e tecnologia
  • China vai comprar mais 10 aviões fabricados em conjunto com Embraer
  • Brasil atende principal pedido da China em troca de acesso a mercados

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o comércio Brasil-China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página