Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2009 - 20h51

Prova de matemática da 2ª fase da Fuvest divide opinião de professores

Publicidade

da Folha Online

A prova de matemática da segunda fase da Fuvest --aplicada nesta quinta-feira-- dividiu a opinião dos professores de cursinho ouvidos pela Folha Online. Enquanto o professor Glenn Van Amson, do Anglo, disse acreditar que a prova deste ano tenha sido mais fácil que a da edição passada, o professor Giuseppe Nobilioni, do Objetivo, afirmou exatamente o contrário.

Clique aqui para ver a prova
Veja correção feita pelo Anglo
Veja correção feita pelo Etapa
Veja correção feita pelo Objetivo

Ambos, no entanto, concordaram que a Fuvest optou por uma linguagem "seca" e essencialmente matemática, sem enunciados longos, como ocorre em outras universidades.

"Achei a prova mais fácil que a do ano passado. Foi cobrado mais o arroz e feijão, mas a linguagem é seca, não é uma linguagem do cotidiano", afirmou o professor do Anglo. Essa linguagem, segundo os professores, tornou a prova mais difícil do que ela realmente era para alguns alunos.

"Os alunos devem ter achado a prova um pouco mais difícil que a do ano passado. Uma prova com enunciados curtos, bem diferente do que ocorre no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], por exemplo. Exigia muito conhecimento", disse o professor do Objetivo.

Segundo os professores, o primeiro item de cada questão era fácil de resolver. Porém, o grau de dificuldade crescia conforme o aluno passava para os itens seguintes.

Segundo a Fuvest, dos 17.371 candidatos que deveriam participar, 1.187 não compareceram --o que corresponde a 6,83% de abstenção. Na mesma prova, em 2008, 6,60% dos candidatos faltaram.

Vestibular

Esse foi o último dia de provas da segunda fase e testa os conhecimentos dos candidatos em matemática. No domingo (4) os vestibulandos realizaram a prova de língua portuguesa. Na segunda (5) foi a vez de história e química. Na terça (6) os candidatos foram submetidos às provas de geografia ou biologia, dependendo da carreira escolhida. Ontem (7) foi realizada a prova de física.

Para a segunda fase estavam inscritos 38.606 candidatos --sendo 2.461 treineiros--, que disputam 10.707 vagas --sendo 10.557 para a USP (Universidade de São Paulo), cem para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e 50 para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Matrícula

A lista de candidatos aprovados no vestibular 2009 será divulgada no dia 4 de fevereiro e a matrícula deve ser realizada nos dias 9 e 10 do mesmo mês. O candidato que não comparecer à Seção de Alunos ou não apresentar a documentação exigida na data da matrícula perderá a vaga.

Os aprovados na USP devem apresentar certificado de conclusão de curso de ensino médio ou equivalente, uma cópia do histórico escolar ou diploma de curso superior devidamente registrado, uma cópia do documento de identidade e uma foto 3x4, datada, com menos de um ano. Todos os documentos originais deverão acompanhar as cópias para conferência.

Os candidatos aprovados na Santa Casa devem apresentar, no momento da matrícula, duas fotos 3x4 e duas cópias do certificado de conclusão do ensino médio, do documento de identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página