Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2006 - 10h53

O que recomendam os especialistas

Publicidade

da Folha de S.Paulo

"Indico os hidratantes que contenham alantoína, lactato de amônio, óleo de amêndoa ou uréia, entre outras substâncias, dependendo do grau de ressecamento da pele. O que ele faz é impedir a evaporação transcutânea de água. Ele não põe água na pele"

Artur Duarte, 49, pós-graduado em dermatologia pela Escola Paulista de Medicina e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia

"O tipo de hidratante vai depender do tipo de pele e das circunstâncias locais. Para o rosto, sugiro cremes não-oclusivos [que não fecham os poros], com substâncias como o ácido glicólico, o ácido hialurônico e o ácido lático. Para o corpo, podem ser usadas substâncias oclusivas"
Denise Steiner, 51, doutora em dermatologia pela Unicamp e dermatologista do Hospital Sírio Libanês

"Antes dos 40 anos, a maioria das fórmulas é inútil. Recomendo cremes à base de ácido glicólico e de ácido retinóico"
Douglas Altechk, 59, professor de dermatologia da Mount Sinai School of Medicine de Nova York e especialista em história da dermatologia

"Para o corpo, recomendo hidratantes com altas concentrações de alpha-hidróxidos, lactato de amônio ou uréia 3, associados a um óleo, que pode ser de semente de uvas, em base cremosa. No rosto, é preciso evitar os óleos, pois eles causam acne"
João Carlos Simão, 31, coordenador do ambulatório de cosmiatria a laser no serviço de dermatologia do Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Perto (SP)

"Não existe um único creme que possa ser recomendado para todas as pessoas. Enquanto envelhecemos, nossa pele vai perdendo sua habilidade natural de reter água. Qual creme será usado para prevenir isso pouco importa! Aplicações regulares de qualquer creme barato são melhores do que aplicações ocasionais de produtos caros"
John McGrath, professor de dermatologia molecular do King's College London e consultor-dermatologista do Saint John's Institute of Dermatology em Londres

"Produtos com manteiga de karité ou uréia, carbômeros e ceramidas"
Mário Grinblat, 62, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein

"Recomendo cremes à base de ácido retinóico e vitamina C, mas nenhum pode ser bom para todo mundo. O rosto pede hidratação mais leve; o corpo, mais intensa. Os idosos precisam de muita hidratação, e os adolescentes, às vezes, devem evitar os hidratantes"
Mônica Azulay, 43, professora de dermatologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

"Hidratantes adequados ao tipo de pele, com características sensoriais [aroma e textura] que estimulem o uso diário. A partir dos 40 anos, os cremes devem ter componentes emolientes, como óleos não-gordurosos, extrato de soja e substâncias que estimulem a renovação celular, como as vitaminas A e C"
Patrícia Campos, 42, doutora em ciências farmacêuticas pela USP (Universidade de São Paulo) e pesquisadora de produção e controle de medicamentos e cosméticos

"Para prevenir o envelhecimento, vitaminas E e C. Já para resgatar o que já foi muito agredido, há pouco a ser feito"
Jayme de Oliveira Filho, 54, responsável pelo departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia

"Para prevenir o envelhecimento ácido retinóico e outros retinóides e vitamina C. No corpo, alfahidroxiácidos como o ácido lático e uréia".
Ediléia Bagatin, 50, doutora em dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo

Leia mais
  • Parte dos benefícios prometidos por cremes não tem comprovação
  • Muitos produtos são estelionato dermatológico
  • Necessidade de proteção solar é consenso absoluto
  • Fique de olho nos ingredientes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cremes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página