Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2006 - 19h44

Após fracasso em 1990, CBF também apostou em "surpresa"

Publicidade

da Folha Online

Ao anunciar que Dunga seria o novo técnico da seleção brasileira, a CBF surpreendeu. Afinal, o capitão do tetracampeonato era apontado como zebra, em uma disputa que tinha Vanderlei Luxemburgo e Paulo Autuori como principais candidatos.

A escolha de um treinador pouco cotado e com nenhuma experiência na profissão faz lembrar a história de outro ex-jogador --Paulo Roberto Falcão-- logo após o fracasso da Copa de 1990, na Itália. Aquela campanha, último grande fiasco da seleção até a derrota para a França no Mundial deste ano, fez crescer uma onda pró-renovação, que começou pelo comando da equipe.

Desde o início de seu trabalho, Falcão optou por chamar jogadores que atuavam no futebol brasileiro, a fim de testar novos talentos e formar a base de uma nova equipe. A ausência de resultados --foram cinco jogos sem vitória-- aumentou a cobrança de torcedores, imprensa e CBF e a passagem do ex-meio-campista pela equipe durou menos de um ano.

Como fato positivo, ficou a descoberta de novos valores, como Cafu, Mauro Silva e Márcio Santos, todos presentes na conquista do tetra em 1994. Sob o comando de Falcão, foram 17 partidas, com seis vitórias, sete empates e quatro derrotas --entre elas a de 3 a 2 para a Argentina, que deu aos rivais o título da Copa América de 1991, no Chile.

Nova aposta, Dunga tem mais em comum com Falcão do que o fato de começar a carreira na seleção. Assim como o "rei de Roma", o capitão do tetra atuava como volante --embora ambos tivessem características diferentes-- e começou a carreira profissional no Inter, tendo se destacado no futebol italiano.

A trajetória de ambos após abandonar os gramados também coincide: Falcão é atualmente comentarista da "Rede Globo" de televisão e Dunga esteve no microfone do canal Bandsports durante o Mundial na Alemanha.

Leia mais
  • Capitão do tetra, Dunga é novo técnico da seleção brasileira
  • Jogador vencedor, Dunga estréia na função de técnico
  • Escolha da CBF por novato vai ao encontro de tendência mundial

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Dunga
  • Leia o que já foi publicado sobre a seleção brasileira
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página