Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2008 - 16h18

Mosley nega acusações de nazismo e diz que vai continuar na FIA

Publicidade

da Folha Online
da Lancepress

O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley, enviou nesta terça-feira uma carta às federações nacionais em que se desculpa pelo caso do escândalo sexual e diz que continuará no comando da entidade.

No domingo, o tablóide "News of the World" deu destaque à participação do dirigente em uma orgia com cinco mulheres numa casa em Chelsea, bairro classe média de Londres. O jornal trouxe imagens de um vídeo em que Mosley pratica atos sadomasoquistas. Em determinado momento, fantasia-se de oficial nazista e faz sexo com duas mulheres vestidas como prisioneiras de campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.

O dirigente, porém, negou as acusações de nazismo. Na nota, Mosley disse que tomou conhecimento, por meio da polícia do Reino Unido, de que um grupo iniciou, há cerca de duas semanas, uma "investigação secreta" sobre sua vida privada por "clientes ou motivos ainda desconhecidos".

Em seguida, o presidente da FIA se desculpou pelos "resultados da investigação sigilosa". "Sinto muito que isto tenha constrangido vocês", falou Mosley.

Depois, o dirigente se defendeu veementemente das acusações de nazismo feitas pelo "News of the World". "Não contentes em levantar informações altamente privadas e pessoais que são, no mínimo, constrangedoras, um tablóide britânico afirmou que houve conotações nazistas no assunto. Isto é inteiramente falso."

Mosley ainda disse que tomará as "medidas legais" contra o jornal e que a reportagem foi uma "total invasão não autorizada" à sua vida privada.

O presidente da FIA falou que recebeu mensagens de apoio de membros da entidade (e do automobilismo em geral) após a publicação da reportagem, que o ajudaram a decidir por sua permanência no cargo.

Segundo Mosley, as mensagens teriam sugerido que sua vida particular não é relevante para o seu trabalho e que, por isso, deveria continuar como presidente da FIA. "Estou grato por este suporte e pretendo seguir este conselho", disse.

O dirigente finalizou dizendo que o caso não atrapalhará seu trabalho na FIA e que irá dedicar algum tempo para se defender dos "responsáveis por colocar isto em domínio público" em busca de resgatar o dano feito aos seus familiares, "inocentes vítimas deste deliberado e calculado ataque pessoal".

Histórico

O pai do presidente da FIA, Oswald Mosley, foi líder do partido fascista inglês, importante aliado de Adolf Hitler no pré-guerra.

O incidente foi duramente criticado por associações de judeus do Reino Unido. "Isso é doente e depravado. Estou absolutamente apavorada", disse Karen Pollock, chefe de uma organização que educa os jovens ingleses sobre o Holocausto.

Para Stephen Smith, diretor do Centro Britânico de Estudos do Holocausto, "Mosley, que já condenou o racismo na F-1, deveria viver segundo seus discursos".

Comentários dos leitores
É incrível como os céticos não sabem valorizar um trabalho bem feito. Tantas vagas abertas e não preenchidas na F-1 por que os pilotos não tem $$$. Temos um brasileiro há 17 anos correndo que não paga nada, pelo contrário, recebe para estar ali. Mesmo assim não valorizam uma história tão suada, sofrida e batalhada como a do Barrichello, típico brasileiro.
Mas eu esqueci... Tem brasileiro que come sardinha e arrota caviar, ou seja, se identifica em pilotos como o Sr Schumacher que venceu 7 campeonatos. Mesmo que alguns tenham sido anti-éticos, mas enfim, nos calamos para a corrupção não é mesmo?
sem opinião
avalie fechar
Valentin Makovski (521) 29/01/2010 13h45
Valentin Makovski (521) 29/01/2010 13h45
""Em seu primeiro rali, Raikkonen bate em árvore e abandona prova""
Todo piloto acha que carro é tudo igual!!!!!! A única coisa em comum, são as 4 rodas somente. No resto um carro de F1 é óleo e o de Rally é água.
8 opiniões
avalie fechar
adriano santos (89) 28/01/2010 09h38
adriano santos (89) 28/01/2010 09h38
A formula Um valoriza os grandes talentos....Se o nosso BRUNO SENNA LALLI...for um grande talento...não lhe faltará espaço e equipes interessadas... 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2049)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página