Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2004 - 11h03

Em 1988, Steffi Graf faturou o "Grand Slam de ouro"

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Segunda tenista mais vitoriosa em Grand Slams da história --soma 22 títulos (quatro no Aberto da Austrália, seis em Roland Garros, sete no Torneio de Wimbledon e cinco no Aberto dos EUA)--, a alemã Steffi Graf alcançou em 1988 um feito único no tênis até hoje.

Nesse ano, a ex-tenista foi campeã dos quatro Grand Slams e ainda faturou o ouro nos Jogos Olímpicos de Seul. A competição na capital sul-coreana havia marcado justamente o retorno oficial do tênis ao programa olímpico --tinha sido excluído após os Jogos de Paris-1924.

A conquista de Graf em 1988 acabou sendo chamada de "Grand Slam de ouro". Em Seul, a ex-tenista alemã disputou cinco partidas e perdeu só um set, nas quartas-de-final, para Larisa Neiland (URSS). Na final, Graf superou a argentina Gabriela Sabatini por 2 sets a 0 (6/3 e 6/3).

Entre os homens, o único a ganhar os quatro Grand Slams e também o ouro olímpico, mas não no mesmo ano, foi o norte-americano Andre Agassi, atual marido de Graf. Dono de oito troféus na série mais importante do tênis, Agassi foi campeão em simples na Olimpíada de Atlanta-1996 (EUA).

Leia mais
  • Meligeni foi o melhor tenista do Brasil em Olimpíadas
  • Guga festeja ida de "parceiro" aos Jogos
  • Alçado após desistências, Saretta vê Olimpíada como 5º Grand Slam

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Steffi Graf
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página