Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2004 - 11h03

Romênia tenta manter hegemonia e escrita no remo feminino

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Uma das potências femininas do remo, a Romênia disputa a Olimpíada de Atenas, neste mês, tentando se manter como único país que ganhou ouro entre as mulheres na modalidade nas últimas seis Olimpíadas.

Com exceção dos Jogos de Montréal-1976, quando as mulheres passaram a competir no remo nos Jogos, a Romênia sempre conquistou ao menos um ouro --em Sydney-2000, foram três títulos em seis provas.

O melhor desempenho romeno aconteceu em Los Angeles-1984. Sem as alemãs-orientais, que na época dominavam o remo, a Romênia faturou cinco dos seis ouros possíveis --os EUA ficaram com o outro.

Em Moscou-1980, as romenas deixaram os Jogos com um título no remo, mesmo desempenho obtido em Seul-1988 e Barcelona-1992. Em Atlanta-1996, a performance foi um pouco melhor, com dois ouros.

Apesar do retrospecto favorável, a Romênia não venceu nenhuma das provas olímpicas do remo no último Mundial, em 2003, em Milão (Itália). O único ouro foi no dois sem leve, prova que não faz parte da Olimpíada.

Em Milão, nas provas olímpicas, a Alemanha obteve dois ouros (skiff duplo leve e oito), e Bulgária (skiff simples), Nova Zelândia (skiff duplo), Austrália (skiff quádruplo) e Reino Unido (dois sem), um.

Leia mais
  • Remadora supera preconceito até dos pais para ser 1ª brasileira em Olimpíada
  • Fabiana trocou parceria por barco simples para competir em Atenas
  • Remo deu origem a grandes clubes do Brasil

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Fabiana
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página