Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2004 - 11h02

Remo deu origem a grandes clubes do Brasil

Publicidade

da Folha Online

Esporte de pouca tradição nos últimos anos no Brasil, o remo já foi uma das modalidades mais praticadas nas duas maiores cidades do país. São Paulo e, especialmente, Rio de Janeiro, têm grandes clubes de futebol cuja origem está diretamente ligada ao remo.

No caso do Rio, Clube de Regatas do Flamengo, Clube de Regatas Vasco da Gama e Botafogo de Futebol de Regatas começaram como agremiações de remadores, como sugerem os nomes.

Antes mesmo de rivalizarem nos estádios, as torcidas desses clubes já assistiam às regatas disputadas na lagoa Rodrigo de Freitas. Nas provas mais importantes, milhares de pessoas lotavam as margens da lagoa.

Em São Paulo, o Corinthians nasceu como um clube de futebol mas, por ficar ao lado do rio Tietê, no início do século passado, não tardou a montar uma equipe de remadores.

Os dois remos presentes no escudo do clube mostram a tradição da modalidade. Outros clubes tradicionais da capital paulista, como o Esperia e o Clube de Regatas Tietê também nasceram às margens do principal rio da cidade --hoje poluído e impróprio para a prática do remo.

Outros grandes clubes do futebol brasileiro também têm tradição na modalidade, como o Clube do Remo e o Paysandu, de Belém (PA), Náutico e Sport, de Recife (PE), e Vitória, de Salvador (BA).

Leia mais
  • Remadora supera preconceito até dos pais para ser 1ª brasileira em Olimpíada
  • Fabiana trocou parceria por barco simples para competir em Atenas
  • Romênia tenta retomar hegemonia e manter escrita no remo feminino

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Fabiana
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página