Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Bienal

Cerca de 40 pessoas picharam algumas paredes, pilares e corrimãos do segundo andar do pavilhão da Bienal de SP.


Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Roberto Martins (93) 18/12/2008 13h03
Roberto Martins (93) 18/12/2008 13h03
Alguns jurístas famosos ao serem questionados sobre o conjunto de nosso ordenamento jurídico, posicionaram-se da seguinte forma: As leis brasileiras estão entre as mais rigorosas.
Ora, se nossas leis são rigorosas, por que não abrandá-las?. Haja vista, tantas brechas e subterfúgios existentes nas entrelinhas, parecendo de caso pensado, que permitem, a quem tem dinheiro para contratar os advogados mais expertos, sequer ser condenado, preso não vai mesmo, taí o exemplo do Daniel Dantas e tantos outros espertalhões endinheirados, não importando de foi lícito ou ilícito esse amealhamento!.
Não estou defendendo a atítude e nem a não punibilidade dessa pichadora, muito pelo contrário, todos deveriam ser exemplarmente punidos; mas não somente ela como exemplo, cadê o cara que é o cabeça e cujo nome todos sabem? Deveria estar, pelo menos, com a prisão preventiva decretada e sendo procurado.
É por essas e outras que nós brasileiros não podemos acreditar na justiça desse País, como justiça imparcial, quando assistimos a todo tipo de palhaçadas do judiciário, a tantas brechas criadas, tantos benefícios absurdos, tais como, réus condenados a mais de 20 anos de reclusão terem direito a novo julgamento, progressão da pena, visita íntima, indultos vários, etc, que o preso aqui é mais hóspede privilegiado de que outra coisa.
Não só necessitamos de leis rigorosas, mas, também, da punibilidade rigorosa a esses criminosos, sem qualquer privilégio, acredito que só assim eles terâo medo.
9 opiniões
avalie fechar
ANTONIO CARLOS (1) 18/12/2008 12h35
ANTONIO CARLOS (1) 18/12/2008 12h35
Enfim, uma nota sem censacionalismo, que usa da razão para expor o ocorrido, chamar pinchação de arte, não convém, pois ninguém que tem o muro ou parede pintado aprecia, também não convém deixar uma pessoa que comete esse ato presa tanto tempo, enquanto existir Dantas, Pita e Maluf e tantos outros soltos, não é lastimável a aplicação da lei e lastimavel sim que ela não se aplique a todos que devem sim pagar por ela. 32 opiniões
avalie fechar
CV Ramos (44) 18/12/2008 12h32
CV Ramos (44) 18/12/2008 12h32
Caro Mario Henrique, vc não entendeu o que eu mencionei. Não apoio e não concordo com o ato que a menina fez. Como vc copiou minhas palavras, veja que afirmo que ela fez um ato de vandalismo e merece ser punida. O que comento é o fato que o habeas corpus para essa menina foi corretamente negado, enquanto que no caso do Daniel Dantas, os habeas corpus apresentados foram atendidos prontamente.
A constituição define o termo isonomia para qualificar a igualdade todos perante as leis, e infelizmente no nosso pais a lei não é tão rigorosa quando envolve pessoas influentes, como banqueiros, políticos, etc. Esta é a minha crítica!
5 opiniões
avalie fechar
Mário Henrique (1) 18/12/2008 11h51
Mário Henrique (1) 18/12/2008 11h51
Engraçado é ter no Brasil tantas pessoas que pregam justiça e pedir para que pessoas que cometem crimes (como é o caso desta garota pois pichação recebe essa denominação perante código penal brasileiro) possam "(...) cumprir penas alternativas diretamente ligada ao ato de vandalismo praticado por ela, como limpar os muros da cidade que diariamente são agredidos por pixadores". Não. ela cometeu um crime. Deveria sim, reparar o dano e além disso, ser punida pelo fato. Se você quer expressar o que sente através de Artes, faça isso sem restringir o direito das outras pessoas. O que essa gartoa fez, apesar dela mesma chamar de "arte", na verdade foi um ato de vandalismo. Sabemos que há pessoas que não têm acessos às artes, e isso eu concordo, sejam por vários fatores, mas isso não implica em um indivíduo, "social", sair por ai descumprindo ordens e fazendo atos por simples vontade de aparecer e ser reconhecida (como ela mesma diz em uma de suas gravações à cima).
Existem banqueiros sim, criminosos grandes, soltos por ai, mas isso não dá o direito de que pessoas, advindo destes pensamentos, possam cometerem crimes menores por ai com ideais de que não podem serem punidos "pois há grandes peixões soltos".
Conforme depoimento da garota, a mesma se identifica com o vazio. Cadeia será um bom momento para ela refletir o que seria esse vazio que todos nós temos e a´te onde deve-se manter o equilíbrio mental-social para se manter na sociedade sem denigrir e agredir outras pessoas.
24 opiniões
avalie fechar
Fabio Regatieri (1) 18/12/2008 11h26
Fabio Regatieri (1) 18/12/2008 11h26
Pichação é crime. Demanda punição. O resto é balela! 17 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Breves (1) 18/12/2008 11h18
Edivaldo Breves (1) 18/12/2008 11h18
O fato do judiciário não alcançar aos "peixes graúdos" deve-se a falha processual e não por falta de vontde dos magistrados. E por este motivo, permitir q essa vândala fique impune...é permitir q a cidade permanece emporcalhada com aquilo que dizem ser arte....e permitir q pessoas sem qq conteudo intelectual destrua patrimonio público - quer dizer...MEU....CADEIA NELA...e q fique por mais tempo possível 7 opiniões
avalie fechar
luiz fernando sima (1) 18/12/2008 10h56
luiz fernando sima (1) 18/12/2008 10h56
INFELIZMENTE SÓ ESSA CRIATURA ESTA CONFINADA, DEVERIA ESTAR O BANDO INTEIRO, MAS COMO A JUSTICA DESSE PAIS É RIDICULARMENTE INCOERENTE E INCONSEQUENTE O RESTO ESTA SOLTO, QUANDO DEVERIAM ESTAR PINTANDO MUROS E VIDADUTOS COMO PENA ALTERNATIVA, MAS NAO, DEVEM ESTAR NA RUA DEPREDANDO O PATRIMONIO DOS OUTROS DIZENDO QUE É ARTE, ALIAS CREIO QUE NAO DEVEM SABER ESCREVER O PROPRIO NOME SEM COLAR. 5 opiniões
avalie fechar
CV Ramos (44) 18/12/2008 10h31
CV Ramos (44) 18/12/2008 10h31
Acho que não estão ponderando ao fato da justiça, se é que ela existe no Brasil, não agir com o mesmo rigor quando envolve banqueiros e colarinhos brancos em seus milionários crimes de desvio de dinheiro e todo tipo de fraude. Quando estes nobres senhores recorrem ao habeas corpus são atendidos prontamente. Até inventam leis restritivas para ação da polícia, como a que proíbe o policial de usar algemas, e em outros casos inibe a atuação de juízes que tentam botar a casa em ordem, como é o caso do Juiz Fausto De Santis. Porque há diferença no rigor e no tratamento se a constituição prevê que somos todos iguais perante as leis?!! A garota com perfil delinquente deveria cumprir penas alternativas diretamente ligada ao ato de vandalismo praticado por ela, como limpar os muros da cidade que diariamente são agredidos por pixadores.
Mas, neste país, a justiçá é cruel e implacável somente àqueles que são pequenos e sem influência. Enquanto a menina continua presa, o Daniel Dantas, os mensaleiros, o Zé Dirceu continua livres, leves e soltos em seus carrões e mansões, articulando novos esquemas....e assim segue o Brasil!
17 opiniões
avalie fechar
Armando S Marangoni (84) 18/12/2008 09h50
Armando S Marangoni (84) 18/12/2008 09h50
A insatisfação com a justiça brasileira só não é grande para os são pagos, direta ou indiretamente por ela.
Os executivos do Poder Judiciário que o digam. Eles se escondem atrás das leis, mas é atrás das grades que deveriam estar.
9 opiniões
avalie fechar
Ana Pestana (4) 18/12/2008 09h47
Ana Pestana (4) 18/12/2008 09h47
Curioso como o brasileiro prega tanto contra a violência, mas apóia este ato de vandalismo.
Se a justiça erra em alguns casos, não justifica errar em outros.
Essa menina tem que continuar presa e todos os pichadores deveriam pagar igualmente.
A sociedade, no geral, não aguenta mais esses vandalos à solta, acabando com nossas propriedades. Duvide que ela piche a CASA DELA E DE SEUS AMIGOS, PARA PROTESTAR.
38 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (1427) 18/12/2008 09h16
AGUINALDO VENANCIO (1427) 18/12/2008 09h16
OK, OS CURADORES,DÃO LÁ SUAS EXPLICAÇÕES, E PODERAÇÕES, EM RELAÇÃO AO ATO DE DANO PRATICADO PELA PICHADORA...
ENTRETANTO, A SOCIEDADE , COMO UM TODO, VÍTIMA DO ILÍCITO PENAL PRATICADO ,ESPERA QUE O ATO PRATICADO POR ELA, SIGA O RITO ADMINISTRATIVO E DA JUSTIÇA, PARA QUE OS EFEITOS PREVISTOS EM LEI SEJAM RESPEITADOS E CUMPRIDOS
A SOCIEDADE SÓ ESPERA QUE CUMPRA-SE A LEI!
14 opiniões
avalie fechar
Erik Hörner (8) 18/12/2008 08h55
Erik Hörner (8) 18/12/2008 08h55
Acredito que o ponto chave para entender a atitude desses pichadores é a noção de autoritarismo. Armados do argumento de combater o conservadorismo e o autoritarismo acabam por adotar uma postura ainda mais autoritária ao ignorar o espaço e o trabalho alheios. Não consigo entender como alguém pode considerar arte a destruição de arte.
Quanto ao rigor da punição que sejam revistos os códigos. Para uns a mídia e a população querem a pena de morte, para outros o relaxamento da pena. Infeliz foi ouvir o Ministro da Cultura pedindo a soltura da pichadora. Moça, que se entendi bem, só "faz" isso da vida. Sua motivação única é pichar. E eu achando que precisava dar mais sentido à minha vida...
17 opiniões
avalie fechar
edu ribeiro (17) 18/12/2008 08h11
edu ribeiro (17) 18/12/2008 08h11
Infelizmente, maior de idade e vacinada. Sabia o que fazia. Se sabia o que a lei dizia, fica agora sabendo. Apesar de artista e defensor de toda e qualquer liberdade de expressão, não posso deixar de ser contra qualquer ato de vandalismo, agressão ou autoritarismo quando se está no estado de direito. Afinal, todos nós somos responsáveis pelos nossos atos. 15 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1444) 17/12/2008 21h11
João Carlos Gagliardi (1444) 17/12/2008 21h11
É tão estranho para nós ver uma lei sendo cumprida, conforme esta prescrita, que estranhamos, achamos ela dura demais...
40.000 brasileiros são assassinados todos os anos, mas não podemos ver seus rostos, então fica difícil ter o mesmo sentimento que se tem pela "coitadinha" e também nenhum ministro se preocupou em interceder por eles....
Essa pivetta, de pivete não tem nada. É uma adulta, tem 24 anos, e não pode ser, felizmente, colocada no rol de nossos menores, muitos deles marmanjos com mais de 1,80m, que são os James Bonds nacionais, já que pelo simples fato de serem menores, "tem licença para matar" e não serem punidos.
Piveta, bem vinda ao mundo dos adultos, e espero que tenha aprendido que no final;
A PIXAÇÃO NÃO COMPENSA!!!
12 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (1427) 17/12/2008 08h42
AGUINALDO VENANCIO (1427) 17/12/2008 08h42
"CARO" ALMIR FRAGA:
CADEIA PARA OS FORAS-DA-LEI, SEJA LÁ QUEM FOR...SEJA LÁ QUAL FOR O DELITO PRATICADO.
CANA!
APURAÇAO DA LEI!
QUE SIRVA DE EXEMLO PARA OUTROS VANDALOS!
13 opiniões
avalie fechar
luiz tavares (1) 16/12/2008 11h15
luiz tavares (1) 16/12/2008 11h15
Infelizmente, os valores de nossa nação são invertidos, e isso me faz crê que a justiça enxerga de forma do seu interesse 15 opiniões
avalie fechar
daniel maciel (29) 16/12/2008 10h02
daniel maciel (29) 16/12/2008 10h02
JÁ FUI PICHADOR, QUANDO ERA ADOLESCENTE E POSSO GARANTIR, QUE ESSA PRÁTICA É UM EXPLÍCITO GESTO DE PROTESTO DOS JOVENS, DEVIDO AO BAIXO NÍVEL DE EDUCAÇÃO, POUCO LAZER PROPORCIONADO AOS JOVENS E NENHUMA OPORTUNIDADE DE EMPREGO. FOI PIOR, PRINCIPALMENTE NA MINHA ÉPOCA (ANOS 90), QUE A PICHAÇÃO ERA CONSIDERADA UM CÂNCER, ASSIM COMO EM NOVA YORK NOS ANOS 70, ONDE JOVENS COM POUCA PERSPECTIVA NA VIDA SE MANIFESTARAM ATRAVÉS DA PICHAÇÃO. ENGANA-SE QUEM DIGA, QUE TODOS OS PICHADORES SÃO MARGINAIS (ALGUNS, COM CERTEZA) MAS A GRANDE MAIORIA SÃO JOVENS ACIMA DA MÉDIA, POIS JÁ SE PREOCUPAM COM POLÍTICA, O FUTURO QUE OS AGUARDA, MUITOS LÊEM LIVROS E SÃO FORMADORES DE OPINIÃO. O CASO DA BIENAL FOI MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DE PROTESTO, ASSIM COMO NA DITADURA, ASSIM COMO NOS "CARAS PINTADAS" A CIDADÃ QUE FOI PRESA FEZ QUESTÃO DE FALAR BEM ALTO PARA AS CÂMERAS: "SOU PICHADORA MESMO" ELA TEM ORGULHO E ACREDITA NO QUE FAZ, ASSIM COMO DILMA DISSE QUE MENTIU MUITO NA DITADURA PARA NÃO ENTREGAR SEUS COMPANHEIROS DE RESISTÊNCIA. O FATO É QUE A CIDADÂ VIROU UM SÍMBOLO DE COMO A JUSTIÇA BRASILEIRA É "JUSTA" DANIEL DANTAS QUE O DIGA. 31 opiniões
avalie fechar
everton rodrigues (1) 16/12/2008 07h39
everton rodrigues (1) 16/12/2008 07h39
Vcs só podem estar de Brincadera! Como pode defender vândalos desse nível! Pixadores são baderneiros que só destroem o que o que é dos outros, não tem nenhum respeito pelo patrimônio alheio!! Quanto aos direitos humanos, O que é isso? Aqui no Brasil isso existe? É só inversão de valores, e lei nesse país é tudo as avessas! Lei aqui é pra poucos!! 13 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (760) 16/12/2008 04h25
Luís da Velosa (760) 16/12/2008 04h25
Realmente, pixadores não deveriam ser apenados com privação de liberdade. A pena deveria limitar-se a - pixador - limpar o que sujou. Mas, no século XXI, deixar um cidadão , no caso cidadã, por mais de 50 dias num calabouço, é de uma insensatez a toda prova. A pena, então, deve ser alternativa, pedagógica. Agora, os verdaderos criminosos estão soltos rindo às pampas. Não é coerente esse tipo de ação. Dsgasta o sistema penal. 24 opiniões
avalie fechar
Julião Villas (127) 15/12/2008 23h42
Julião Villas (127) 15/12/2008 23h42
para aqueles que estão aqui puramente para alimentar a desgraça alheia, LEIAM ESSA AQUI DA FOLHA E APRENDAM UM POUCO SOBRE SER HUMANO E SER ARTISTA: www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u459934.shtml
HIPOCRISIA NÃO! O RESTO É BOBAGEM!
16 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (430)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página