Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Counter Strike proibido no Brasil

A empresa EA (Electronic Arts) informou nesta terça-feira (22) que suspendeu as vendas no Brasil dos jogos Counter Strike Source e Counter Strike Antology. A medida foi tomada em função de uma decisão judicial que proibiu a venda e a distribuição dos jogos no país.


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
Jean Carlos Carreiro (1) 15/02/2008 16h08
Jean Carlos Carreiro (1) 15/02/2008 16h08
Eu acho um absurdo o que este Juizinho fez!
Proibir o Jogo do Counter Strike que é muito semelhante à brincadeira de Polícia e ladrão da minha infância, ou até mesmo a um jogo bem real que é o PaintBall, porque ele não proibiu o jogo do GTA??? Que na minha concepção e´muito mais violento e que estimula muito mais a subversão e desordem, pois no jogo você tem de assaltar senhoras de idade, bater nelas, roubar carros da polícia, e atirar contra os mesmos.
Este Sr deve estar muito equivocado em seus conceitos sobre jogos! E acho que é um imenso absurdo o que ele fez; se os filhos dele, não sabem diferenciar a realidade e o virtual isto é um problema da disciplina que ele não soube empregar corretamente apesar de ser uma pessoa de um nível social bem elevado.
Deixo aqui a minha insatisfação!
41 opiniões
avalie fechar
Mauro Ferreira (1) 04/02/2008 17h08
Mauro Ferreira (1) 04/02/2008 17h08
Os comentárioa estão muito bons. Mas como uma decisão de um único Juíz, de um Estado da Federação pode afetar aos demais(Estados) sem provas concretas que de que se esteja infrigindo a Contituição? Como se pode permitir que um cidadadão seja investido de tanto poder num Estado dmocrático? 23 opiniões
avalie fechar
Alexandre Costa e Silva (1) 04/02/2008 15h30
Alexandre Costa e Silva (1) 04/02/2008 15h30
FORTALEZA / CE
Muito engraçado. Estou me perguntando quanto aos 99,9% dos outros games comercializados livremente no mercado...
A decisão implica em uma censura destes outros games. E censurar os outros games significa formar comissões de censores, tal como já vimos acontecer na época da ditadura...
Mais dinheiro público gasto de maneira irresponsável, para fins duvidosos.
O que será que esse juizinho de meia tigela tem contra o jogo? será porque há uma versão modificada (elaborada por fãs, não pela empresa criadora) que retrata a guerra urbana no Rio de Janeiro, que as autoridades não querem que seja divulgado mundo afora?
Há muito mais história para ser contada nesse episódio antidemocrático infeliz...
17 opiniões
avalie fechar
Samuel Nobre (2) 04/02/2008 12h48
Samuel Nobre (2) 04/02/2008 12h48
SAO PAULO / SP
Trata-se de mais um processo cuja finalidade não é a aplicação do Direito, mas a promoção de um Procurador da República e de um magistrado. Para que o juiz pudesse proibir a venda do jogo, teria que comprovar o risco do mesmo para a sociedade e duvido muito que isso tenha ocorrido. Afirmar que o Counter Strike põe em risco o Estado de Direito é ridículo. Essa decisão é inconstitucional, pois proíbe a comercialização de um produto sem comprovar seu perigo real, além de se tratar de censura. Se o jogo não agrada aos ilustres, é compreensível, mas eles têm o dever, principalmente considerando suas funções públicas, de respeitar o gosto alheio. O que vem em seguida, proibir o Super Mario porque ele "estimula jovens a pisotear tartarugas"? Aliás, levem em consideração que um processo judicial consome recursos: o Procurador teve que dedicar tempo para elaborar a ação, o Judiciário empregou recursos para o prosseguimento do processo, etc. E quem mantêm tanto o Ministério Público como o Judiciário somos nós, de forma que vemos servidores públicos gastarem recursos preciosos em uma ação inútil que não trará melhoria alguma para a sociedade, além de ser manifestamente inconstitucional. A tarefa de controlar o que os jovens jogam não é do Ministério Público, mas dos pais e seria bom que certas autoridades deixassem de lado o paternalismo fútil para se concentrarem em problemas mais urgentes, como tráfico de entorpecentes e pessoas, crime organizado internacional, etc. 62 opiniões
avalie fechar
Renan D (1) 03/02/2008 22h19
Renan D (1) 03/02/2008 22h19
Eu acho isso uma banalização, porque o mais importante que é combater os crimes reais ficam proibindo os virtuais.
Isso é falta do que fazer, só para esse juiz receber mais atenção do governo, para mim essa é a intenção dele de obter um "espaço".
Se ele tem a coragem de proibir dois jogos, pq ele ao invees de fazer o tá fazendo e dar prioridade ao que mais merece atenção que é a população diante dos crimes nas ruas.
2 opiniões
avalie fechar
Thiago Martins (2) 03/02/2008 18h49
Thiago Martins (2) 03/02/2008 18h49
CURITIBA / PR
Aki ""Brejosil"" ta proibido a comercialização. hehe ainda bem que nós temos a internet. isso porque o que foi proibido foi a venda da midia fisica do jogo. mas via Steam da para comprar o jogo. Pelo que eu saiba o governo brejosileiro não vai mexer com o tio sam. mas falando serio. o que vai ocorrer é que quem não pode comprar o game aki vai traze-lo do Paraguai, ja que la não esta proibido, e joga o aki... simples... e o dinheirinho que ia paro o bolso do governo brejosileiro vai para os paraguaios... heheheh.... 13 opiniões
avalie fechar
Jack Lake (1) 03/02/2008 13h03
Jack Lake (1) 03/02/2008 13h03
SAO PAULO / SP
Acredito q essa proibição vem como forma de "encobrir" as falhas do governo no tocante ao domínio do tráfico nas favelas do Rio de Janeiro. Pelo q acompanhei até agora, o Juis ficou "ofendido" por um mapa chamado rio_cs que se trata de um cenário numa favela. Acho q tentar esconder nossas deficiências gerenciais é uma técnica antiga dos nossos governantes e isso tem que ser modificado. Nossa sociedade vem sendo cada vez mais alertada a esse tipo de conduta e acho que essa proibição cairá assim como muitas outras medidas "desesperadas" do governo de esconder sua incompetência. Acho que quando nossos governantes se tornarem pessoas REALMENTE informadas e tiverem mínimamente o respeito por seus cidadãos, eles passarão a estudar melhor as leis que eles supostamente deveriam saber e entenderam melhor como lidar com estas situações. Proibir o jogo, que já vem com avisos e sinalizações de classificação de idade imposta por nossas próprias leis, é no mínimo um ato desesperado. Por que, ao invés de tomar uma atitude como esta, eles não planejam melhor ações de combate ao trafico, melhoram o ensino como um todo e planejam ações de cultura e desenvolvimento para o país? Assim, o cidadão passaria a desenvolver "mapas" que valorizassem a parte bela do país e não nossas falhas... 19 opiniões
avalie fechar
Lucas Caetano (1) 02/02/2008 02h31
Lucas Caetano (1) 02/02/2008 02h31
SAO PAULO / SP
Olha Fabio, sinceramente, mudar vai, pois já mudou.Já foi proibida a venda "legal" do jogo, já bloquearam as redes de conexão do jogo (ou seja você não pode jogar on-line), e pelo que sei já existe multa para Lan Houses que ainda contem o jogo.Essa lei foi absurda e mal pensada, o protesto de hoje daqui 7horas e 31minutos, vai mostrar ou pelo menos tentar.
Se estou errado em alguma coisa por favor me avise.
6 opiniões
avalie fechar
Reginaldo Araújo (6) 31/01/2008 15h31
Reginaldo Araújo (6) 31/01/2008 15h31
Não conheço os jogos, mas considero um absurdo que o Estado através do Poder Judiciário influa na liberdade das pessoas, quando se sabe que coisas altamente nocivas como o cigarro o álcool a tortura praticada principalmente por agentes desse Estado, permeie a vida da sociedade; ademais que autoridade pode ter um Estado que escalpela as pessoas com uma carga tributária assombrosa que beneficia apenas cerca de 5% da população que se locupleta, rouba, extorque, enquanto nós que pagamos recebemos escolas que não alfabetizam, serviços de saúde que não funcionam, sem falar das outras obrigações constitucionais que não são cumpridas; ou alguém conhece alguma exceção? 23 opiniões
avalie fechar
Adilson Machado (1) 31/01/2008 14h52
Adilson Machado (1) 31/01/2008 14h52
SAO PAULO / SP
acho isso uma tremenda ipocrizia enquanto nossa crianças ficam a merce de bebidas alcoolicas e drogas ele vem si preocupar com jogo de internet ele deveria é si preocupar e com a banalização de drogas e bebidas alcoolicas para menores no brasil isso sim seria ultil 15 opiniões
avalie fechar
Fabio Gomes Duarte (9) 31/01/2008 10h27
Fabio Gomes Duarte (9) 31/01/2008 10h27
SAO PAULO / SP
Sinceramente? Não vai mudar em nada isso, as Lans das periferias vão continuar enchendo com garotos q pegam os trocados da mãe para jogar, além de os camelos conitnuarem faturando, pq ninguem é bobo de sair comprando jogo original se pode pegar com amigo e/ou comprar pirata, isso é fato.
Ísso só vai aumentar o numero de pessoasl que vão voltar a interessar a jogar CS, uma vez q esse jogo já estava sendo esquecido nas Lans.
Quer proibir? Proiba, não ia pagar 99.00R$ pelo jogo mesmo, pego com meu amgio e copio pra mim e acabou.SImples.
8 opiniões
avalie fechar
Marcelo MARSIGLIA CAVAZZINI (1) 30/01/2008 19h36
Marcelo MARSIGLIA CAVAZZINI (1) 30/01/2008 19h36
SAO PAULO / SP
me Intriga Muito Os Políticos Desse País. Concordo Que Counter Strike Não é Um Jogo Que Deve Ser Liberado A Todas Faixa Etárias, Mas Proibir A Venda Não é Demais? é Engraçado Como Os Políticos Zelam Pelo Tempo Ocioso Que Tem, Ao Invés De Se Preocuparem Com A Desigualdade Social E Dar Pelo Menos O Mínimo De Condições De Moradia, Saneamento Báscio E Estudo A População Preocupam-se Na Verdade Com Um Jogo?
Tenho 23 Anos E Nunca Vi Algo Tão Medíocre No Que Se Diz Respeito A Liderança, Honestidade E Segurança Do País.
Counter Pode Induzir A Algum Tipo De Violência? Então Proíbam Todos Os Jogos De Tiro Em Primeira Pessoa E Não Apenas Um Por Ser O Mais Conhecido E Jogado.
De Qualquer Forma, Uma Coisa é Certa, Medir Esforços Para Acabar Com A Venda Desse Jogo Colocando A Polícia A Fiscalizar Estabelecimentos De Venda, Ao Invés De Usar Desse Mesmo Poder Para Amenizar O Tráfico De Drogas Que Se Torna Mais Constante E Cada Vez Mais Brutal No País é Um Pouco Demais.
Se Temos Políticos Tão Desocupados A Fim De Criar Medidas A Isso Esta Na Hora De Rever Quem De Fato Quer Trabalhar Pela Melhoria Do Lugar Onde Moramos Não Acham?"
17 opiniões
avalie fechar
Isaac Costa (1) 30/01/2008 02h59
Isaac Costa (1) 30/01/2008 02h59
PARNAIBA / PI
Bem, mesmo com a comercialização proibida nacionalmente, há várias maneiras de comprar o jogo tanto quanto original e principalmente o pirata, pois quem não tem condições de importar o tal irá no camelô mais proximo a proucura do jogo, acho isso uma tremenda besteira, na qual diminui os lucros das lojas e lan houses, pois esse é um dos games mais vendidos no mundo desde sua pequena versão.
Mas concordo com todos de que esse juiz deveria olhar para o lado social real do nosso pais e não para um lado virtual, na qual não irá influenciar em nenhuma área necessitada como a fome, educação dentre outros.
8 opiniões
avalie fechar
Celso Ricardo Alves de Lima (1) 29/01/2008 10h27
Celso Ricardo Alves de Lima (1) 29/01/2008 10h27
A empresa Valve Corparation é a detentora de todas as versões do game Half-Life e Counter Strike. Para acabar com a pirataria de seus produtos a valve desenvolveu o STEAM, que nada mais é que um validador de licenças para os games originais. O steam é gratuito podendo baixá-lo na internet, a partir dele o usuário pode "comprar", via cartão de crédito internacional, diretamente da valve a licença do CS e fazer download do game para seu computador. Outros jogos podem ser comprados como tomb raider e até o controverso GTA (Grand Thief Auto que foi proibido em 17 países por protagonizar um ladrão de carros que quer se dar bem na mafia local). Resumindo essa lei apenas aumentar fomentar a venda de uma softhouse sem nenhum esforço e prejudicar a distribuidora EA do Brasil que não receberá lucro algum para os funcionários brasileiros da distribuidora. 14 opiniões
avalie fechar
Flavio Mauro (2) 29/01/2008 10h02
Flavio Mauro (2) 29/01/2008 10h02
Para que serve a classificação de idade para jogos e filmes?
Em um País que tem novelas que:
- Bandidos levam vidas de sonhos e lançam moda;
- Justiceiros (ou bandidos desfarçados) em favelas são venerados como heróis;
- Prostitutas são mocinhas;
...um juiz proíbe um jogo que tem um raio muito menor de ação... Porque não proibir uma novela que banaliza a violência e atinge um público muito maior?
Para nossa sorte (ou azar), os processos nesse País são lentos... e vamos continuar comprando diversos títulos antes que se passem anos entre o início e a conclusão das decisões sobre o assunto. Até lá, espero que juízes se ocupem de colocar bandidos atrás das grades e percebam que o problema está na falta de educação e perspectiva e não em jogos de computador que em geral atingem uma camada da sociedade que não sai trocando tiros pelas favelas do Rio de Janeiro.
22 opiniões
avalie fechar
Augusto Asciutti (1) 29/01/2008 09h41
Augusto Asciutti (1) 29/01/2008 09h41
VALINHOS / SP
O que faz a criminalidade é o sistema, e não jogos de computador.
Se o sistema desse educação de qualidade e emprego a todos, ninguem iria para o mundo do crime.
Joguei o jogo poucas vezes, não sou fã, mas acho que proibir não vai diminuir em absolutamente nada a criminalidade.
11 opiniões
avalie fechar
marcio takahashi (20) 29/01/2008 09h35
marcio takahashi (20) 29/01/2008 09h35
SÓ PASSEI PARA DAR BOM DIA GENTE, TO IGUAL AO HOMEM, SEM FAZER NADA, POR ISSO RESOLVI DAR UMA PASSADA POR AQUI, JÁ OUVIRAM AQUELA DO "FEITIÇO VOLTAR CONTRA O FEITICEIRO" , POIS É, VOLTO JUIZ, HAUHEUEHAUEHUEHAUEHAUHE. 5 opiniões
avalie fechar
Murilo de Almeida Duarte (1) 28/01/2008 16h50
Murilo de Almeida Duarte (1) 28/01/2008 16h50
JUNDIAI / SP
Simplesmente maravilhoso. Com a proibição da venda dos jogos em lojas do brasil a criminalidade vai diminuir, a corrrupção vai acabar e quem sabe até tirar os jovens das drogas e da violência. É assim que nosso país cuida da segurança pública, proibindo a venda de um jogo que há anos não é problema nenhum a ninguém, provavelmente um dos envolvidos nessa lei absurda tem um filho que fica frequentemente na internet jogando counter-strike, por isso ele quis proibir. A pirataria vai tomar conta agora, qualquer jogo pode ser achado na internet e a proibição não vai ser nenhum problema pros que realmente querem comprar o jogo, mesmo porque, poderá ser importado, ou é crime também? quem tiver 19 dólares pode importar o jogo do eBay ou da própria Steam Store.
Uma salva de palmas a solução de todos os nossos problemas, com counter-strike proibido, o país vai crescer.
28 opiniões
avalie fechar
nogaredo lucky (1) 28/01/2008 16h43
nogaredo lucky (1) 28/01/2008 16h43
Nunca Joguei CS e nunca me despertou curiosidade, mas sabe que agora me bateu uma vontade danada.... 6 opiniões
avalie fechar
alexandre oui (2) 28/01/2008 14h40
alexandre oui (2) 28/01/2008 14h40
SAO PAULO / SP
n minha opinião este juiz naõ tem muito o que se preocupar, o país esta uma maravilha, para ele se preocupar o mero jogo , o violência não tem nada vem com qualquer jogo de violento ou não sim a indole de cada pessoa. vamos cuidar de coisa mais importante 8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (90)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página