Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2003 - 12h36

Jogos 3D exigem computador mais rápido; veja configuração ideal

da Folha de S.Paulo

Os jogos 3D provavelmente são os programas que mais exigem poder de processamento dos micros domésticos: a outra tarefa complexa (criação de vídeos com gravação em CD ou transmissão pela internet) não é tão difundida.

A crescente sofisticação dos games impõe uma condição geralmente desfavorável aos usuários -mesmo o PC mais moderno acaba ficando para trás, incapaz de executar os jogos mais modernos com qualidade gráfica total.

Além disso, a ênfase dos fabricantes e montadores de micros em apenas um componente -o processador central, ou CPU- frequentemente resulta em frustração na hora de executar jogos. Para evitá-la, é fundamental levar em conta a placa de vídeo do PC.

Evite, a todo custo, PCs que tenham placa de vídeo on-board -embutida na placa-mãe-, pois seu desempenho geralmente é terrível. Se o seu dinheiro só puder comprar um micro com vídeo on-board, certifique-se de que a placa-mãe tenha um conector (slot) AGP 4x. Dessa forma, você poderá instalar uma placa de vídeo decente no futuro.

As melhores placas de vídeo trazem processadores gráficos fabricados por duas empresas: ATi e nVidia. No Brasil, as placas da nVidia são as mais comuns -oferecidas por diversas empresas, elas são mais baratas do que o modelo Radeon, da ATi.

A nVidia tem o costume de adotar uma nomenclatura confusa. Sua série de placas GeForce tem cinco gerações, que se subdividem em modelos de menor (MX) e maior desempenho (Ti ou FX).

Prefira as placas de quarta geração (GeForce4). O modelo GeForceFX 5800, de quinta geração, é o mais rápido, mas é difícil de encontrar no Brasil e custa caro.

A melhor relação custo-benefício está na GeForce4 MX440, que é acessível (R$ 365 em www.superkit.com.br) e está presente em micros de vários fabricantes.

Depois de escolher a placa de vídeo, definir o processador é fácil. O ideal é que ele seja o mais rápido possível, pois os jogos modernos trazem alguns elementos -inteligência artificial sofisticada, áudio 3D e modo multijogador- que estressam a CPU. Esteja atento, também, à memória RAM.

Os demais componentes também são fáceis de escolher. Uma observação: os monitores de cristal líquido não são indicados para jogos, pois impõem um atraso (lag) à movimentação de imagens na tela, gerando borrões. Para jogar, prefira telas com tubo de imagem convencional (CRT).

Leia mais
  • Fã de jogos on-line é adulto e sociável, revela pesquisa
  • Casas de jogos em rede atraem aficionados no Brasil
  • Equipes de jogadores dispitam campeonatos de Counter-Strike
  • Confira seleção com alguns dos melhores jogos para computador
  • Jogos 3D exigem computador mais rápido; veja configuração ideal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página