Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2003 - 12h48

Internautas planejam protestos contra gravadoras nos EUA

da Folha Online

A batalha entre a indústria fonográfica e os usuários de programas peer-to-peer (P2P) nos Estados Unidos continua. Internautas planejam realizar protestos contra a Riaa (Record Industry Association of America) após a entidade ameaçar processar pessoas que compatilham pela web músicas protegidas por direitos autorais.

Na semana passada, a associação acionou judicialmente provedores para que identifiquem os usuários mais frequentes dos serviços de troca de arquivos na internet, como Kazaa, Grokster e Morpheus. Os usuários pretendem realizar boicotes aos artistas ligados à Riaa, além de organizar marchas em alguns Estados norte-americanos, como Califórnia, Texas, Novo México e Georgia.

Segundo o presidente da Grokster, a ação da Riaa é "insana". Para ele, o movimento de resistência e boicote podem ser mais prejudiciais à indústria do que os downloads.

Na semana passada, após a associação divulgar sua decisão, o serviço de medição de audiência Nielsen NetRatings registrou que o tráfego no Kazaa caiu 15% entre 29 de junho e 6 de julho. Rosso afirma que a medição não levou em conta o principal feriado dos Estados Unidos, que cai em 4 de julho.

"As crianças não fazem download de arquivos no feriado", disse. "Há evidências de que a queda produziu um aumento na venda de CDs? Acho que não."

Leia mais
  • Riaa inicia caça a usuários de redes de troca de arquivos
  • Troca de arquivos pela web pode virar crime nos EUA
  • Tecnologia acelera troca de arquivos pelas redes P2P
  • Kazaa ou Morpheus estão em 77% das companhias

    Especial
  • Leia tudo sobre MP3 em Música Digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página