Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2007 - 00h45

Secretário de Defesa dos EUA vê perigo potencial em Rússia e China

Publicidade

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos devem melhorar seu aparato militar para que sejam capazes de enfrentar todas as ameaças, não apenas a guerra do Iraque, disse nesta quarta-feira o secretário americano da Defesa, Robert Gates, que citou o perigo potencial representado por Rússia e China, entre outros países.

"Precisamos de toda a gama de capacidades militares. Precisamos (...) da habilidade para conflitos regulares, porque não sabemos o que se desenvolverá na Rússia e China, na Coréia do Norte, no Irã e em outras partes", advertiu, diante da Comissão das Forças Armadas da Câmara de Representantes.

Gates defendeu o orçamento militar de 2008 apresentado na segunda-feira pelo presidente George W. Bush, composto pela gigantesca cifra de US$ 716,5 bilhões para as guerras no Iraque e Afeganistão, além de uma grande expansão das forças militares dos Estados Unidos.

Já o chefe do Estado-Maior conjunto, general Peter Pace, destacou à mesma comissão que a China não é uma ameaça imediata, mas considerou que "ainda precisamos vigiar o que fazem. Seu recente teste de uma arma anti-satélite é uma grande preocupação".

Pace comentou também as Forças Armadas se preparam para vários cenários de crises regionais. "Observamos a possibilidade de um conflito renovado na Coréia, a possibilidade de um acontecimento potencial na região do Pacífico, que prefiro não mencionar em público; e também observamos a possibilidade de outro acontecimento na região do Iraque, utilizando os planos que temos preparados", afirmou.

Leia mais
  • Reino Unido entra em alerta após envio de 7 cartas-bomba
  • Protestos voltam a ocorrer nas ruas da Caxemira indiana
  • Cartas-bomba no Reino Unido são ação isolada, diz Reino Unido
  • Motorista escocês é pego fazendo a barba a 110km/h
  • Grupos britânicos pedem que Blair impeça ataque dos EUA ao Irã

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Irã
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página