Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2007 - 16h14

Saiba mais sobre o Irã

Publicidade

da Folha Online

O Irã possui uma identidade cultural distinta dentro do mundo islâmico, mantendo, por exemplo, o seu próprio idioma, o persa. A religiosidade --o país é majoritariamente muçulmano xiita-- permeia diversos aspectos da vida dos iranianos.

O país persa possui 9% das reservas mundiais de petróleo, além de vastas reservas de gás natural. Mas a economia não tem ido bem, e o governo de Teerã enfrenta o desafio de reduzir a inflação e o desemprego (11,2% em 2004).

Marcelo Katsuki/Fol
O Irã era conhecido até 1935 como Pérsia, um dos grandes impérios da Antiguidade. Em 1979, uma revolução derrubou a monarquia e clérigos religiosos, liderados pelo aiatolá Khomeini, transformaram o país em uma república islâmica, estabelecendo um sistema teocrático de governo. O país elege presidentes, mas o aiatolá detém o maior poder no país.

Em 1980, o Iraque invadiu o Irã, dando início a uma guerra sangrenta que durou até 1988. O Ocidente e a Ex-União Soviética apoiaram o Iraque na ocasião.

Em 2000, os liberais obtiveram vitória nas eleições parlamentares. As promessas de transformações sociais e políticas, porém, não foram cumpridas, devido a pressões dos conservadores. Em 2004, os conservadores venceram as eleições parlamentares e, no ano seguinte, o ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, chegou ao posto de presidente do país.

O relacionamento entre o Irã e a comunidade internacional, em especial os EUA, tem sido tenso ao longo das últimas décadas. Em 1995, os americanos impuseram sanções econômicas ao país, acusando-o de patrocinar o terrorismo na região e de desestabilizar o processo de paz no Oriente Médio.

Em 2002, o presidente dos EUA, George W. Bush, declarou que o Irã faz parte de um 'eixo do mal'. Na guerra do Iraque, Washington acusou Teerã de tentar desenvolver armas nucleares e de tentar subverter os esforços americanos no Iraque. O Irã começou a construir sua primeira usina nuclear, com ajuda de técnicos russos, em 2002. Desde então, a questão nuclear iraniana tem sido motivo de apreensão para os países ocidentais.

Saiba mais sobre o Irã:

Nome: República Islâmica do Irã

Capital: Teerã

Divisão: 30 Províncias

População: 68.688.433 (estimativa em 2006)

Área: 1.648.000 quilômetros quadrados

Idioma: persa (oficial), curdo, balúchi, árabe, turco

Moeda: rial iraniano

Religião: muçulmanos xiitas (89%), sunitas (9%), zoroastras, judeus, cristãos e baha'i (2%)

Forma de governo: república teocrática

Posição no IDH: 96 [o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU mede o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita. A Noruega lidera a lista, e o Brasil está na 69ª posição]

PIB (total de riquezas produzidas): US$ 610,4 bilhões

Renda "per capita" anual: US$ 8.900

Internautas: 7,5 milhões (2005)

Analfabetismo: 30,6% (2003)

População abaixo da linha da pobreza: 40% (2002)

Fonte: CIA World Factbook

Leia mais
  • Sanções da ONU ao Irã não têm legitimidade, diz especialista
  • ONU pede que Irã aceite pausa em sua atividade nuclear
  • Irã desmente ONU e nega interrupção de programa nuclear
  • ONU deixará Irã isolado com novas sanções contra Teerã
  • Países da ONU se reúnem para discutir Irã; tensão com EUA cresce
  • Pentágono criou grupo para atacar o Irã, segundo "The New Yorker"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear iraniano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página