Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2007 - 10h33

Ataque de Israel ao Irã teria conseqüências graves, diz estudo

Publicidade

da France Presse, em Londres

Uma operação militar israelense contra o Irã teria conseqüências graves para Israel, aponta um estudo publicado nesta segunda-feira pelo Instituto de Relações Internacionais de Londres.

"Qualquer operação militar de Israel contra o Irã prejudicará os interesses a longo prazo do Estado hebreu, tanto em termos de segurança, como econômicos", indica o estudo do Chatham House, renomado instituto londrino.

Além disso, um ataque israelense contra Teerã favoreceria o extremismo no mundo muçulmano, onde os setores moderados se veriam numa posição insustentável, opinou o analista Yossi Mekelberg, autor do informe.

O especialista advertiu que o Irã poderá responder lançando um ataque em massa com mísseis balísticos contra cidades israelenses como Tel Aviv e Haifa, que causariam incontáveis perdas humanas.

Israel teria, além disso, de enfrentar uma violenta condenação internacional e um isolamento cada vez maior no Oriente Médio, acrescentou o analista.

O Irã poderá também apoiar ataques terroristas contra Israel ou contra os interesses americanos no mundo, enfatiza o estudo, que foi publicado poucos dias depois de um informe de cientistas atômicos britânicos que afirma que um ataque contra o Irã acelerará a produção de armas nucleares.

O informe do Oxford Research Group (ORG) indicou que o Irã poderá responder a ataques contra suas instalações nucleares acelerando sua produção de armas atômicas.

O estudo enfatiza, além disso, que um ataque militar contra o Irã estimulará o apoio nesse país às aspirações nucleares de Teerã, e levaria outras nações do Oriente Médio a produzir armas nucleares.

Leia mais
  • Sanções da ONU ao Irã não têm legitimidade, diz especialista
  • ONU pede que Irã aceite pausa em sua atividade nuclear
  • Irã desmente ONU e nega interrupção de programa nuclear
  • ONU deixará Irã isolado com novas sanções contra Teerã
  • Países da ONU se reúnem para discutir Irã; tensão com EUA cresce
  • Pentágono criou grupo para atacar o Irã, segundo "The New Yorker"

    Especial
  • Leia cobertura completa no especial Risco Nuclear
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página