Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2007 - 20h33

Premiê britânico elogia Nicolas Sarkozy em visita a Paris

Publicidade

da France Presse, em Paris

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, disse na noite desta sexta-feira em Paris que tem "absoluta certeza" de que o presidente eleito da França, Nicolas Sarkozy, "fará um ótimo trabalho".

"Tenho absoluta certeza disso", declarou Blair em francês, depois de uma reunião com Sarkozy em Paris. O primeiro-ministro britânico jantou à noite com Sarkozy num restaurante da capital francesa.

A um jornalista que lhe perguntou se havia dado conselhos a Sarkozy, Blair respondeu: "ele não precisa dos meus conselhos, pois fez uma campanha extraordinária".

Na véspera, Tony Blair havia anunciado sua saída do governo britânico para o dia 27 de junho. Ele é o primeiro dirigente estrangeiro a se encontrar com Sarkozy desde a eleição francesa de domingo passado.

O novo presidente da França deve assumir formalmente o cargo no dia 16 de maio.

Chirac

Antes de ver Sarkozy, Blair manteve uma "pequena reunião privada" com o atual presidente da França, Jacques Chirac. Os dois líderes trocaram um longo aperto de mão diante das câmeras em frente às portas do palácio presidencial do Eliseu.

O presidente francês agradeceu a Tony Blair "a visita que qualificou de gesto de amizade que o sensibilizou particularmente". Os dois líderes mantiveram relações às vezes tensas, com Chirac se opondo de maneira firme à guerra no Iraque concretizada em 2003 pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e por Tony Blair.

Ao falar sobre Blair, Sarkozy afirmou que o primeiro-ministro britânico "modernizou profundamente seu país, conseguindo apoios além da própria família política para obter resultados importantes". "Ele mostrou que se pode obter o emprego pleno. E eu estou comprometido com os franceses pelo pleno emprego", completou.

Sarkozy prometeu contribuir para a redução da taxa de desemprego na França, uma das mais altas da Europa, com mais de 8%, levando-a abaixo de 5%. O desemprego caiu no Reino Unido de 7,2% em 1997, quando Blair chegou ao poder, para 5,4%.

Entre os assuntos discutidos figurava o futuro da Constituição Européia, em pane desde o "não" francês e holandês ao tratado em 2005.

Sarkozy pretende apresentar na reunião de cúpula da UE em Bruxelas nos dias 21 e 22 de junho aos parceiros europeus um "tratado simplificado", limitado às questões institucionais, uma vez que excluiu a possibilidade de organizar um novo referendo.

"Estou de acordo com isto", disse Blair. Sarkozy deve se encontrar no dia 16 de maio, em Berlim, com a chanceler alemã Angela Merkel.

Leia mais
  • Férias de Sarkozy provocam ironia e críticas na imprensa francesa
  • Leia trechos do discurso da vitória de Nicolas Sarkozy
  • Nicolas Sarkozy obtém 53,06% dos votos após fim das apurações
  • Veja as principais propostas do conservador Nicolas Sarkozy

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Nicolas Sarkozy
  • Leia o que já foi publicado sobre Jacques Chirac
  • Leia cobertura completa sobre a eleição na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página