Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 20h10

Sem acordo, EUA e Rússia prometem reduzir críticas

Publicidade

da Folha Online

Apesar do fracasso das recentes negociações entre os Estados Unidos e a Rússia sobre temas polêmicos como o plano americano de instalar um sistema de defesa no leste europeu, os dois países concordaram nesta terça-feira em abaixar o tom das críticas mútuas que relembraram a tensão da Guerra Fria nos últimos meses.

Alexander Zemlianichenko/AP
Condoleezza Rice e Sergey Lavrov chegam para entrevista coletiva hoje em Moscou
Condoleezza Rice e Sergey Lavrov chegam para entrevista coletiva hoje em Moscou
A promessa de redução das críticas foi feita durante a visita da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, a Moscou. Hoje, Rice se reuniu com Putin em sua residência oficial e afirmou a repórteres que "a retórica [das críticas] não ajuda e incomoda os americanos que estão fazendo o possível para manter uma relação equilibrada" com a Rússia.

Putin foi acusado de comparar recentemente a abordagem das relações exteriores americanas ao Terceiro Reich nazista, enquanto oficiais dos EUA criticaram duramente o "retrocesso da democracia" e a concentração de poder da Rússia.

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, concordou com a afirmação de Rice e disse que Putin "apoiou o lado americano no entendimento de que é necessário abaixar o tom da retórica em declarações públicas e nos concentrarmos em negócios concretos".

As boas intenções, no entanto, não foram suficientes para que os dois países chegassem a qualquer acordo palpável sobre as atuais disputas no cenário internacional --notadamente o plano dos EUA de implantar um escudo antimísseis na República Tcheca e na Polônia, ao qual Moscou se opõe firmemente.

Apesar de repetir a oferta dos EUA para que a Rússia colabore com o sistema, Rice deixou claro que os EUA construiriam o escudo por cima das objeções russas se for necessário.

"Os EUA têm que ser capazes de usar tecnologia para se defender, e é isso que vamos fazer", disse Rice.

Cooperação

Depois das negociações entre Putin e Rice, ambos afirmaram que desejam trabalhar juntos para fortalecer a cooperação no uso pacífico da energia nuclear e para prevenir a proliferação de armas nucleares.

AP/Reuters
Vladimir Putin e Condoleeza Rice se comprometeram a abaixar tom das críticas
Vladimir Putin e Condoleeza Rice se comprometeram a abaixar tom das críticas
"Nós queremos ser parceiros reais com os EUA e espero que isso seja mútuo", disse Lavrov em uma entrevista coletiva ao lado da secretária de Estado.

Ele admitiu na entrevista que ainda não há solução para o desacordo sobre o plano de oferecer à Província sérvia de Kosovo independência do governo em Belgrado sob supervisão da União Européia. Os russos afirmam que só apoiaram qualquer plano a respeito da Província caso ele seja aprovado pela Sérvia.

Já Rice disse que "é preciso reconhecer que Kosovo nunca mais será parte da Sérvia. Não é possível". A secretária americano afirmou ainda que Lavrov assegurou que o discurso de Putin sobre o Terceiro Reich foi mal compreendido, e que na verdade o presidente russo fez uma alusão a extremistas, e não aos Estados Unidos.

Guerra Fria

Antes de partir rumo a Moscou, a chefe da diplomacia americana criticou o suposto retrocesso democrático que ocorreu nos últimos anos na Rússia e a excessiva concentração de poder nas mãos do Kremlin.

Ela negou, no entanto, que as críticas mútuas entre os EUA e a Rússia poderiam formar uma situação similar à da Guerra Fria.

"É uma relação complicada, mas não é nada comparável à hostilidade implacável" dos tempos da Guerra Fria entre os EUA e a União Soviética, disse Rice.

A visita de Rice tem o objetivo complementar de esboçar a agenda da reunião bilateral que Putin e o presidente americano, George W. Bush, realizarão durante a próxima cúpula do G8 --sete países mais industrializados e a Rússia--, na Alemanha.

Leia mais
  • Escudo antimísseis dos EUA na Europa pode vir a deter armas russas
  • Rússia concorda em negociar sistema americano de defesa na Europa
  • Rússia ameaça resposta a escudo antimísseis dos EUA na Europa
  • Condoleezza Rice critica oposição russa a escudo antimísseis
  • Putin acusa EUA de tentarem criar nova corrida armamentista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre sistemas de defesa dos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre Vladimir Putin
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página