Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2007 - 17h50

Mahmoud Abbas visita Gaza em meio a crise com Israel

Publicidade

da France Presse, em Gaza

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chegou nesta terça-feira a Gaza para tentar consolidar uma frágil trégua entre facções rivais e terminar com a escalada de violência na região, depois de uma semana de ataques aéreos israelenses em resposta ao lançamento de foguetes.

Abbas, que vinha da sede da ANP em Ramallah, Cisjordânia, se encontrará em Gaza com o primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, do movimento islâmico Hamas, que tem seus líderes sob a mira de Israel.

"Falarão do episódio, com a agressão israelense como cenário, e também da situação entre as facções palestinas", declarou à AFP o porta-voz de Haniyeh, Ghazi Amad.

A visita de Abbas acontece depois de uma nova onda de confrontos fatais entre os serviços de segurança que são leais a ele e os ativistas do Hamas.

Os episódios de violência, que eclodiram no dia 11 de maio, deixaram mais de 50 mortos antes que se acalmasse a situação, ao final de oito dias e de cinco acordos de cessar-fogo.

No entanto, a segurança ainda é precária em Gaza desde o dia 16 de maio, começo de uma ofensiva por parte da força aérea israelense, em resposta ao lançamento constante de foguetes contra as localidades limítrofes do sul de Israel.

Na tarde desta terça-feira, helicópteros israelenses atacaram uma célula de palestinos armados que se dispunham a lançar foguetes contra Israel, segundo o exército hebreu. Pelo menos três pessoas ficaram feridas, de acordo com fontes médicas.

Poucas horas antes, outro ataque israelense feriu levemente nove palestinos. Desde 16 de maio passado, ao menos 36 palestinos --11 civis e 25 combatentes-- morreram vítimas dos ataques aéreos israelenses.

Leia mais
  • Novo ataque israelense deixa um morto e quatro feridos na faixa de Gaza
  • Milicianos deixam Gaza após cessar-fogo mediado pelo Egito
  • Confronto entre Exército libanês e Fatah deixa ao menos 39 mortos
  • Israel volta a atacar Gaza; Abbas tenta organizar cessar-fogo
  • Hamas seqüestra jornalista árabe de rede de TV em Gaza

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hamas e Fatah
  • Leia a cobertura completa sobre o Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página