Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2008 - 20h34

Chávez pede que Farc e ELN sejam retirados das listas terroristas

Publicidade

da Folha Online

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, pediu aos países da América Latina e da Europa que retirem das listas de grupos terroristas as guerrilhas colombianas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional) e os reconheça como forças insurgentes.

"Solicito aos governos do continente (latino-americano) que retirem as Farc e o ELN da lista de grupos terroristas do mundo; peço à Europa que retire as Farc e o ELN da lista de grupos terroristas do mundo, porque essa lista tem uma única causa, a pressão dos Estados Unidos", afirmou Chávez diante da Assembléia Nacional venezuelana, ao apresentar seu relatório anual de 2007.

"As Farc e o (ELN) não são nenhum corpo terrorista, são verdadeiros exércitos que ocupam espaço na Colômbia", declarou o presidente. "É preciso dar a eles reconhecimento, pois são forças insurgentes que têm um projeto político, um projeto bolivariano, que aqui é respeitado", completou.

O pedido de Chávez foi considerado "desproporcional" pelo governo colombiano.

"É uma proposta desproporcional; o governo não pode admitir um pedido dessa natureza", disse o ministro do Interior da Colômbia, Carlos Holguín, justificando que "a qualificação 'terrorista' de uma organização não é gratuita e deriva das ações que faz".

O presidente venezuelano também agradeceu a seu homólogo Alvaro Uribe pelas palavras de reconhecimento a sua gestão para resgatar as duas reféns, pronunciadas na noite de quinta-feira, em Bogotá.

"Agradeço ao presidente da Colômbia por suas generosas palavras para com o governo venezuelano", disse Chávez, embora tenha lembrado do distanciamento bilateral, depois que Uribe suspendeu sua mediação para uma troca humanitária, em novembro passado.

"Lamentavelmente, o que aconteceu em novembro destroçou, pulverizou a confiança que vínhamos criando entre ambos os presidentes, entre ambos os governos, coisa que não foi nada fácil", declarou.

Chávez disse que "isso foi produto de infinitas pressões daqueles que querem a guerra, dos que não se importam em nada com a vida, nem com o destino dos povos", em alusão velada ao governo dos EUA.

Apesar disso, ele afirmou que seguirá buscando a paz na Colômbia.

"Nós estamos dispostos a continuar buscando fórmulas para conseguir a paz na Colômbia e, nesse esforço, é claro que devemos continuar trabalhando em diferentes níveis com o governo da Colômbia, com as Farc da Colômbia, com o ELN da Colômbia, ninguém se incomode com isso, é imprescindível fazê-lo."

O presidente disse estar "elaborando fórmulas para continuar avançando".

Ao recordar que Consuelo González lhe pediu para "não baixar a guarda" em seus esforços para libertar os demais reféns, Chávez declarou: "não vou baixar a guarda, porque, para mim, é um compromisso. A ressurreição da 'Gran Colômbia' passa pela paz na Colômbia".

"Peçamos a Deus que a libertação de Clara (Rojas), de Consuelo, de Emmanuel (filho de Clara), seja o anúncio definitivo da era da ressurreição da Colômbia, da unidade da 'Gran Colômbia', o único caminho para nossa verdadeira libertação'.

Com France Presse

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página