Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/02/2008 - 22h03

Ex-refém das Farc diz que vários seqüestrados perderam a sanidade

Publicidade

da Folha Online

Vários militares e policiais reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) estão sofrendo de demência pelas condições desumanas do cativeiro, declarou nesta sexta-feira o ex-congressista colombiano Orlando Beltrán, libertado pela guerrilha na quarta-feira (27) junto com outros três ex-parlamentares --Luis Eladio Pérez, Gloria Polanco de Lozada e Jorge Eduardo Gechem Turbay.

"Vi muitos casos de absoluta demência, há suboficiais que estão praticamente loucos, não conseguiram superar o horror que é ser seqüestrado", declarou Beltrán à rádio Caracol.

Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Os ex-reféns das Farc Luis Eladio Perez e Orlando Beltrán falam à imprensa durante coletiva em Caracas na quinta-feira (28)
Os ex-reféns das Farc Luis Eladio Perez e Orlando Beltrán falam à imprensa durante coletiva em Caracas na quinta-feira (28)

O político, que havia sido seqüestrado há seis anos, acrescentou que os reféns enfrentam doenças devastadoras como leishmaniose e malária, além de permanecer presos dia e noite.

"A malária provoca febres altíssimas e calafrios que os fazem delirar, e com a leishmaniose o tecido da pele vai se deteriorando, vai caindo, aparecem chagas enormes", disse Beltrán.

"Acrescenta-se a isto o fato de se estar amarrado a uma árvore de dia e uma cama de noite, é uma situação horrível, é para deixar qualquer um louco", afirmou.

O ex-legislador disse que "o único momento agradável" que viveu nos últimos seis anos foi quando os helicópteros enviados pelo governo venezuelano chegaram.

"De resto, é um eterno sofrimento", afirmou.

"Campo de concentração"

Na quinta-feira (28), o ex-senador Luis Eladio Pérez disse que "as condições de reclusão são as de um campo de concentração", em um emocionado relato de seu cativeiro na selva, um dia depois de ter sido entregue pelas Farc ao governo da Venezuela e ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha .

Embora não tenha entrado em maiores detalhes, o ex-refém contou que, em uma de suas travessias durante o cativeiro, pernoitou em território equatoriano.

"Eu dormi no Equador. Com isso digo tudo. Usávamos botas equatorianas, desodorantes e remédios brasileiros, sabonetes venezuelanos", relatou Pérez.

Durante uma entrevista à rádio colombiana Caracol, Pérez disse que ele, assim como a política franco-colombiana Ingrid Betancourt, de quem se tornou confidente no cativeiro, foram maltratados por parte dos guerrilheiros.

Betancourt

"Eu era mal visto pela guerrilha porque sempre contestei as coisas. Não titubeei. Claro, Ingrid fazia o mesmo, com uma dignidade e valentia excepcionais", afirmou Pérez, após contar sobre uma frustrada tentativa de fuga que resultou no acorrentamento da franco-colombiana.

"A situação se tornou muito complicada e isso gerou uma situação de maus-tratos permanente. Há muita repressão (em relação a Betancourt), dizem que somos burgueses, que somos políticos, enfim, tudo isso gerou um clima bastante desagradável com os guerrilheiros, que sempre tentavam amargar nossa vida em todos os aspectos", afirmou.

No entanto, o ex-refém garantiu que os guerrilheiros não tentarão matar Betancourt, porque "ela representa um pote de ouro para os rebeldes".

"Achei que iam me matar. Cheguei a deixar com Ingrid uma mensagem para minha família, porque sempre entendi que ela não seria assassinada, porque indiscutivelmente para as Farc, Ingrid é o pote de ouro neste maldito processo", disse o ex-refém.

Ainda permanecem em mãos das Farc cerca de 40 políticos, policiais, militares e estrangeiros que a guerrilha pretende trocar por cerca de 500 rebeldes presos, assim como mais de 700 seqüestrados com fins de extorsão, segundo números oficiais.

Entre os cativos "passíveis de troca" figuram Betancourt e os americanos Thomas Howes, Keith Stansell e Marc Gonsalves.

Com France Presse e Efe

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página