Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2008 - 12h55

Forças dos EUA libertam fotógrafo detido no Iraque

Publicidade

da Efe, em Bagdá

O fotógrafo iraquiano da agência de notícias americana Associated Press Bilal Hussein, 36, detido pelas tropas dos Estados Unidos há mais de dois anos, foi libertado nesta quarta-feira, anunciou o comando militar norte-americano em Bagdá.

O escritório de imprensa das tropas da coalizão em Bagdá informou que Hussein foi entregue ao escritório da AP na capital iraquiana.

As forças americanas haviam anunciado na última segunda-feira (14) que Hussein, acusado de ter vínculos com a insurgência sunita, seria libertado hoje.

Em comunicado, a coalizão disse que a decisão foi tomada depois que os comitês judiciais iraquianos concederam a Hussein a anistia por todos os crimes dos quais era acusado.

"Depois da decisão dos comitês judiciais iraquianos, revisamos a situação de Hussein e determinamos que não representa mais uma ameaça imperativa à segurança", disse o general Douglas M. Stone, que assinou a libertação.

O fotógrafo foi detido pelas forças americanas em abril de 2006, por seus supostos vínculos com grupos insurgentes. Ele e a AP negam a informação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página