Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2008 - 14h09

Merkel exige que Rússia retire suas tropas da Geórgia

Publicidade

da Efe, em Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, exigiu neste domingo que a Rússia cumpra com o compromisso de retirar suas tropas do território da Geórgia, que deveria ter sido finalizada na sexta-feira passada, mas não foi totalmente concluída até o momento.

O Governo alemão considera que Moscou ainda não cumpriu o chamado plano de seis pontos assinado com as autoridades de Tbilisi, disse hoje Merkel em uma entrevista à rede estatal de televisão ZDF.

A chanceler destacou que a Alemanha não pensa em passar por cima do descumprimento dos acordos por parte das autoridades russas e ressaltou que a Rússia deveria estar interessadas em que não haja uma perda de confiança por parte da comunidade internacional.

Após afirmar que "é possível que existam limitações no diálogo com a Rússia", Merkel acrescentou é preciso continuar dialogando para convencer Moscou a completar a retirada de suas tropas.

Cúpula da UE

A chanceler alemã confirmou que os chefes de Estado e governo da União Européia (UE) se reunirão em uma cúpula extraordinária em Bruxelas em 1º de setembro, anunciada hoje pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, que também ocupa a Presidência rotativa do bloco europeu.

Hoje, o ministro alemão das Relações Internacionais, Frank Walter Steinmeier, conversou por telefone com os chanceleres de Rússia e França para discutir a situação na Geórgia.

Um porta-voz disse que Steinmeier conversou com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, e o chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, sobre o estado das negociações para a aprovação de uma resolução das Nações Unidas sobre o conflito.

Ele acrescentou que o ministro alemão insistiu perante seu colega russo para que se cumpra a totalidade dos seis pontos do plano para a Geórgia, que contempla a total retirada das tropas russas de território georgiano.

Comentários dos leitores
J. R. (1000) 07/10/2009 09h20
J. R. (1000) 07/10/2009 09h20
Marcel Guazzelli () 04/03/2009 08h56 - Revisando, Sr. Marcel, as nossa informações se complementam. Eu apenas preferiria que Stalin não ficasse no poder, porém sem ele não sei se a Rússia teria vencido. Enfim, as tropas alemãs foram todas dizimadas pelos russos nos Balcãs. sem opinião
avalie fechar
Marcel Guazzelli (4) 04/03/2009 08h56
Marcel Guazzelli (4) 04/03/2009 08h56
Sr JR, as maiores baixas foram russas, as melhores tropas alemãs estavam no flanco oriental ... só pra citar alguma coisa.... não vou aqui abrir a wikipédia e pegar um monte de números para justificar a minha posição, o que sería muito fácil... Mas atacar velhos e menores de idade, flanco ocidental, tenho absolutamente certeza que foi bem mais fácil 4 opiniões
avalie fechar
J. R. (1000) 27/02/2009 16h08
J. R. (1000) 27/02/2009 16h08
O Ocidente informava a posição das tropas alemãs e enviava suprimentos e combustíveis para as linhas russas, ó Marcel Guazzelli (2) 04/10/2008 09h21
quando diz "Sr. J.R. , quem mais ajudou para a derrocada alemã foram os russos e não os aliados. Leia mais, por favor... ". Desculpe Sr. Guazzelli, procuro me aprofundar no que leio, portanto não leio pasquins ...
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (285)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página